171

Bibliotecas escolares: interação e consolidação turma -PDSN25/23-24

Apresentação

Às bibliotecas escolares impõe-se o aperfeiçoamento e consolidação, em todos os domínios de intervenção, práticas de inclusão, recuperação e inovação. Neste sentido as bibliotecas escolares devem responder aos seguintes desafios: - O movimento global de transição digital continua a exigir que as bibliotecas se desenvolvam do ponto de vista digital e contribuam para esse movimento ao nível da escola, nas várias dimensões da sua ação; - A multifuncionalidade da ação da biblioteca que, hoje tem expressão analógica e digital, impõe a sua adaptação às necessidades atuais no que respeita aos seus espaços; - As competências da leitura e da escrita, essenciais a toda a aprendizagem, continuam a exigir um investimento muito significativo; - A revolução digital em curso, torna imprescindível, para uma participação efetiva na sociedade, uma combinação de competências digitais, de informação e media; - A atualidade tem demonstrado a necessidade premente de valorização do ser humano, na sua plenitude e pluralidade, na sua relação com o outro e com o planeta e nas suas múltiplas expressões Este curso pretende dotar os formandos de conhecimentos no âmbito destes desafios, gerando oportunidades de reflexão e de partilha, potenciando o desenvolvimento de competências que contribuam para a melhoria da qualidade dos serviços prestados pela biblioteca, em prol do sucesso e formação dos alunos.

Destinatários

Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. 

Objetivos

- Ser capaz de aperfeiçoar uma presença em linha estruturada, atualizada e sistemática, associada à curadoria de recursos digitais, bem como a uma prestação de serviços complementar à biblioteca física. - Capacitar os docentes para a conceção de iniciativas/programas orientados para o desenvolvimento das competências de leitura e de escrita multimodais - Ser capaz de planear e desenvolver ações que convoquem para o exercício da cidadania democrática, reflexiva e empreendedora, de forma integrada com as artes e a cultura. - Consciencializar os docentes para o uso do Marketing Digital e suas ferramentas ao serviço da promoção da Biblioteca Escolar - Incentivar a utilização da Inteligência Artificial na educação para melhorar o desempenho da biblioteca escolar.

Conteúdos

1. Gestão das Bibliotecas escolares- 3H -Serviço de referência -Instrumentos de monitorização e avaliação 2. Bibliotecas escolares: qualidade e melhoria contínua I 3H -Espaços físicos e Digitais -Cidadania e cultura -Informação e Media 3. Bibliotecas escolares: qualidade e melhoria contínua II 3H -A leitura ao serviço da aprendizagem: Escola a ler -Partilha de boas práticas 4. Bibliotecas escolares: qualidade e melhoria contínua III 3H -A escrita ao serviço da aprendizagem: Diários de escrita -Partilha de boas práticas 5. Presença em linha das bibliotecas escolares - 3H -Definição de uma política Recursos digitais | curadoria -Ferramentas digitais para apoio à prática das bibliotecas 6. Marketing Digital na biblioteca escolar 3H -Redes Sociais na promoção da biblioteca escolar -Elaboração de um plano de marketing para a biblioteca escolar 7. Inteligência artificial na biblioteca escolar - 3H -Desafios e oportunidades 8. Processos de avaliação - 4H -Relatório de execução do Plano de Melhoria: indicadores -Avaliação da ação

Metodologias

Este curso de formação terá a duração de 25 horas, com oito sessões. Será organizado e desenvolvido no formato presencial. Os formadores deverão ter um papel de promotores e facilitadores da reflexão sobre as questões atuais das bibliotecas escolares, visando o seu desenvolvimento alicerçado em critérios de eficácia e qualidade. Devem ser criadas oportunidades de trabalho individual e em grupo, privilegiando propostas integradoras de carácter prático, em ligação com os contextos de cada escola/agrupamento e as experiências dos formandos no contexto do seu trabalho e apontando novas soluções para os problemas identificados.

Avaliação

Avaliação contínua. Participação dos formandos nas atividades a desenvolver ao longo das sessões. Avaliação dos trabalhos produzidos pelos formandos individualmente ou em grupo. Relatórios individuais dos formandos. A avaliação expressa-se de acordo com a tabela de 1 a 10 valores, conforme indicado na Carta Circular CCPFC-3/2007, de 26 de setembro, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua de professores

Bibliografia

BAPTISTA, D., COSTA, P. (2021). Marketing Digital conteúdos vencedores. Lisboa: Lidel - Edições Técnicas, LdaRede de Bibliotecas Escolares. (2021). Programa Rede de Bibliotecas Escolares. Bibliotecas Escolares: Presentes para o futuro. Disponível em https://rbe.mec.pt/np4/file/890/qe__21.27.pdf Rede de Bibliotecas Escolares. (2021). Professor bibliotecário: um profissional em ação. Disponível em https://www.rbe.mec.pt/np4/%7B$clientServletPath%7D/?newsId=1109&fileName=PB.pdf VEIGA, Francisco, ANDRADE, António (2019). Inteligência artificial e educação: uma revisão sistemática de literatura, Lisboa, Universidade Católica Portuguesa - https://repositorio.ucp.pt/bitstream/10400.14/38739/1/64646464.pdf

Formador

Rui Manuel de Almeida Festa

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 13-12-2023 (Quarta-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
2 03-07-2024 (Quarta-feira) 10:00 - 13:00 3:00 Presencial
3 03-07-2024 (Quarta-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
Início: 13-12-2023
Fim: 03-07-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-122407/23
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: Bibliotecas das Escolas Associadas ao CFAE Sousa Nascente