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Diversidade sexual e de género na escola: O papel da comunidade escolar turma -ACDSN38/23-24

Apresentação

Esta ação de curta duração visa capacitar os participantes com conhecimento sobre identidade sexual e de género, abrangendo conceitos como orientação sexual, identidade de género, e expressão de género. A formação aborda dados nacionais e internacionais sobre a população LGBTQI+ nas escolas, bem como o contexto legal e as políticas públicas relacionadas ao tema. Também aborda processos de discriminação, como bullying, e oferece estratégias para promover um ambiente escolar seguro e inclusivo para jovens LGBTQI+. Ao longo da formação, os participantes explorarão formas de reconhecer e combater a discriminação, e aprenderão sobre mecanismos de apoio e boas práticas para criar uma comunidade escolar acolhedora para todos.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. 

Objetivos

• Dotar as pessoas formandas de conhecimentos sobre conceitos de identidade sexual e de género; • Transmitir dados nacionais e internacionais sobre a população LGBTQI+ nas escolas; • Transmitir conhecimentos sobre o contexto legal e políticas públicas sobre a temática; • Reconhecer processos de discriminação como o bullying; • Compreender como trabalhar com jovens LGBTQ+ no sentido de promover um contexto escolar seguro e inclusivo.

Conteúdos

• Conceitos introdutórios (identidade sexual, orientação sexual, identidade de género, expressão de género, género, sexo biológico); • A comunidade LGBTQI+ no contexto escolar (dados e políticas); • Bullying e outros processos de discriminação; • Contexto legal português; • Mecanismos de apoio (estratégias de promoção de ambiente positivo e protetor).

Anexo(s)

Observações

21-05-2024

Formador

Daniela Fernanda Borges Leal

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 14-05-2024 (Terça-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online síncrona
2 21-05-2024 (Terça-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online síncrona
Início: 14-05-2024
Fim: 21-05-2024
Acreditação: ACD02-24/R03
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 4 h
Local: AE de Lousada Oeste (online)