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Na Terra da Igualdade: Educação para a Cidadania e Igualdade de Género turma -ACDSN42/23-24

Apresentação

De acordo com a Direção Geral da Educação uma das dimensões a trabalhar na Educação para a Cidadania, no 1.º Ciclo do Ensino Básico, é a: “A Educação para a Igualdade de Género, que visa a promoção da igualdade de direitos e deveres das alunas e dos alunos, através de uma educação livre de preconceitos e de estereótipos de género, de forma a garantir as mesmas oportunidades educativas e opções profissionais e sociais. Este processo configura-se a partir de uma progressiva tomada de consciência da realidade vivida por alunas e alunos, tendo em conta a sua evolução histórica, na perspetiva de uma alteração de atitudes e comportamentos.” (fonte: site www.dge.mec.pt) Deste modo, esta ação propõe-se a capacitar os(as) professores(as) com estratégias e instrumentos para promover a Educação para a Igualdade de Género, na sua prática letiva.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. 

Objetivos

Compreender os princípios fundamentais da Educação para a Igualdade de Género, visando a promoção da igualdade de direitos e deveres entre alunos e alunas. Adquirir estratégias para identificar e combater preconceitos e estereótipos de género no contexto educativo. Integrar a igualdade de género no currículo e na prática docente, assegurando oportunidades equitativas para todos. Explorar o processo de criação de uma peça de teatro sobre igualdade de género, incluindo a escrita do texto e a caracterização das personagens. Relacionar os temas e estereótipos de género abordados na peça de teatro com a realidade vivida, promovendo uma consciência crítica sobre estas questões.

Conteúdos

Visualização da Peça de Teatro “Na Terra da Igualdade” - 1h Processo criativo de desenvolvimento da peça de teatro - 1h - Escrita do texto e criação das personagens. Enquadramento curricular da educação para a cidadania e igualdade de género - 2h - A integração da igualdade entre mulheres/raparigas e homens/rapazes na prática docente e na cultura escolar; - Entrosamento na Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação; - Abordagem a conceitos e a estereótipos de género retratados na peça de teatro “A Terra da Igualdade”.

Anexo(s)

Observações

30/07/2024

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 28-02-2024 (Quarta-feira) 10:00 - 11:00 1:00 Presencial
2 04-06-2024 (Terça-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
Início: 04-06-2024
Fim: 04-06-2024
Acreditação: ACD03-24/R04
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 4 h
Local: AE de Lousada (online)