177

Primeiros Socorros e Emergências Médicas em Meio Escolar turma -PDSN38/23-24

Apresentação

Os alunos, os professores e os funcionários das nossas Escolas desenvolvem a sua atividade num ambiente seguro. No entanto, não estão isentos de pequenos acidentes ou de ter que lidar com casos de doença súbita que necessitem de uma intervenção rápida ao nível dos Primeiros Socorros. Algumas destas situações podem mesmo ocorrer em contexto de sala de aula. Verifica-se, portanto, a necessidade de os professores conhecerem procedimentos básicos de auxílio a realizar num contexto de emergência e de pré-socorro, até chegar a ajuda diferenciada. Assim, pretende-se, com esta ação de formação, dotar os docentes de conhecimentos e competências no âmbito dos primeiros socorros em contexto escolar.

Destinatários

Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. 

Objetivos

Reconhecer a importância da prevenção de acidentes; Transmitir noções básicas de primeiros socorros e conhecimento de suporte básico de vida; Compreender como é organizado e coordenado o Sistema Integrado de Emergência Médica; Avaliar e agir nos diferentes cenários possíveis e mais comuns da escola; Conhecer os dados a comunicar por via telefónica ao Centro de Orientação e Distribuição de Situações Urgentes; Conhecer os procedimentos básicos a adotar nos casos de urgência mais frequentes; Identificar o material básico utilizado na prestação de primeiros socorros; Ser capaz de responder eficazmente a uma situação emergente de paragem cardiorrespiratória; Ser capaz de responder eficazmente a uma situação de doença súbita (hemorragia, intoxicação, obstrução de via aérea, etc.) permitindo a estabilização da vítima até chegarem ao local os meios e profissionais especializados.

Conteúdos

Sistema Integrado de Emergência Médica e Exame Geral da Vítima; Suporte Básico da Vida: Garantir a irrigação sanguínea de tecidos de forma segura a uma vítima em paragem cardiorrespiratória; Abordagem da Via Aérea; Reanimação; Asfixia e obstrução da via aérea, Saber identificar uma OVA; Hemorragias: Conceito; Classificação; Feridas; Queimaduras e Intoxicações: Conceito; Como atuar; Lesões músculo-esqueléticas Identificação do tecido afetado; Lesões articulares; Sintomatologia; Procedimentos; Lesões musculares; Alterações do conhecimento; Saber atuar em caso de vítima inconsciente; Glicemia Capilar; Sintomas; Alterações cerebrovasculares; Hipoglicemia; Hiperglicemia; Avaliação de glicemia Capilar; Como atuar.

Metodologias

As sessões serão teórico/práticas e serão divididas em várias partes, explorando várias metodologias: expositivas e interrogativas; instrução direta; trabalho colaborativo; e realização de trabalhos práticos destinados à aplicação em sala de aula. A oficina será realizada num sistema b-learning, combinando sessões presenciais e online síncronas, para a introdução de conceitos e teorias, com sessões síncronas e/ou presenciais práticas e interativas. Nas sessões síncronas serão disponibilizados vídeos, leituras e fóruns de discussão, facilitando a aplicação direta dos conceitos aprendidos. Será encorajada a colaboração entre os participantes para o desenvolvimento recursos a implementar na sala de aula, com acompanhamento e feedback do formador. As 25 horas de trabalho autónomo serão para exploração dos diferentes conteúdos e recursos abordados nas sessões síncronas; planificação e criação de materiais de suporte; implementação dos recursos pedagógicas planificadas/criados; reflexão critica sobre a aplicação prática dos vários recursos e/ou elaboração de planos de ação para situações de emergência.

Avaliação

Obrigatoriedade de frequência de 2/3 das horas presenciais. A avaliação dos formandos será contínua e participada por todos os intervenientes e assentará na participação nas dinâmicas das sessões presenciais e síncronas, bem como na elaboração dos trabalhos realizados e documento final de reflexão crítica individual sobre a experiência pessoal derivada da participação na Ação (implicações na prática letiva), de acordo com os critérios previamente estabelecidos ao nível do Centro de Formação, com a legislação em vigor e com as orientações do CCPFC. A avaliação dos formandos é quantitativa e expressa numa escala de 1 a 10, com a correspondente menção qualitativa, conforme referencial constante da legislação em vigor.

Bibliografia

-Manual de Socorrismo, Escola de Socorrismo, Cruz Vermelha Portuguesa (2001) -Manual do Curso de Primeiros Socorros e Suporte Básico de Vida, Asiglas (2014) -Manual de Tripulante de Ambulância de Socorro, INEM (2017) -Manual de Primeiros Socorros para Ambientes Escolares, José Antunes, Lidel (2018) -Primeiros Socorros nas Escolas: Manual Prático, Cristina Maia, Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (2015)

Observações

No âmbito do n.º 3 do artigo 6, da Portaria n.º196-A/2010, de 9 de abril, as ações de formação realizadas por docentes no âmbito da educação para a saúde e educação sexual são consideradas, para todos os efeitos, como efetuadas na área correspondente ao seu grupo de recrutamento.

Formador

Nuno Tiago Teixeira Barreto Magalhães

Márcia Alexandra Gomes Magalhães Melo

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 12-06-2024 (Quarta-feira) 16:30 - 18:30 2:00 Presencial
2 19-06-2024 (Quarta-feira) 14:30 - 18:30 4:00 Online síncrona
3 25-06-2024 (Terça-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Online síncrona
4 03-07-2024 (Quarta-feira) 14:30 - 18:30 4:00 Online síncrona
5 05-07-2024 (Sexta-feira) 14:30 - 18:30 4:00 Presencial
6 17-07-2024 (Quarta-feira) 14:30 - 18:30 4:00 Online síncrona
7 22-07-2024 (Segunda-feira) 14:30 - 18:30 4:00 Presencial
Início: 12-06-2024
Fim: 22-07-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-126518/24
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 50 h
Local: AE Lousada (b-learning)