Céu sem limites turma -ACDSN52/23-24
Apresentação
Nesta ação de curta duração abordaremos conceitos básicos de observação com telescópios escolares, bem como conceitos de astronomia posicional necessários para essas mesmas observações. Assim, e partido de exemplos concretos veremos como os telescópios escolares podem ser poderosos aliados na promoção da cultura científica no âmbito da astronomia, numa vertente interdisciplinar, potenciando a complementaridade entre a aprendizagem formal e não formal no desenvolvimento das aprendizagens essenciais.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
- Promover a cultura científica no âmbito da astronomia, numa vertente interdisciplinar. - Promover o ensino experimental das ciências. - Conhecer atividades práticas que agilizem o desenvolvimento das aprendizagens essenciais. - Analisar metodologias de trabalho interdisciplinares. - Identificar potencialidades da aprendizagem não formal. - Compreender a complementaridade entre a aprendizagem formal e não formal.
Conteúdos
A. Reflexão sobre conceitos básicos de astronomia posicional (sessão 1): - Movimento aparente das estrelas; - Movimento anual; - Reconhecer o céu e uso de cartas celestes. B. Análise de conceitos básicos de observação (sessão 2): - Tipos e funcionamento de telescópios; - Planeamento de sessões de observação com o software informático Stellarium.
Observações
30/07/2024
Formador
Ilídio André Pinto Monteiro da Costa
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 20-06-2024 (Quinta-feira) | 16:00 - 19:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 20-06-2024 (Quinta-feira) | 20:00 - 23:00 | 3:00 | Presencial |