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Aprender com dispositivos móveis: cenários inovadores de aprendizagem (nível de iniciação) turma -PDSN24/23-24

Apresentação

Esta ação insere-se numa constelação de outras que têm como finalidade a introdução dos dispositivos móveis de comunicação no trabalho letivo dos professores. Desta feita queremos dar prevalência às metodologias sobre as tecnologias, conscientes de que é por essa via que se conseguem mudanças mais significativas e duradouras. A oficina servirá para os professores beneficiarem de um introdução à pedagogia de Mobile Learning, à renovação das suas práticas e a uma reflexão conjunta sobre a criação de estratégias que incluem a utilização dos dispositivos móveis. A oficina de formação é para todos os professores, se bem que na constituição de turmas de formandos vamos garantir homogeneidade de modo a potenciar as partilhas entre professores.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial.

Objetivos

Introduzir a utilização de dispositivos móveis no ambiente de sala de aula. Fornecer aos professores diferentes competências de aprendizagem técnica e de inovação pedagógica para a utilização de dispositivos móveis em sala de aula. Promover uma utilização eficiente das tecnologias móveis nas atividades letivas. Integrar as componentes científica, técnica e pedagógica na elaboração de planos de aula. Construir, aplicar e refletir sobre recursos digitais para uso na sala de aula. Utilizar de forma colaborativa plataformas digitais. Conhecer e aplicar cenários de inovação pedagógica de gamification e flipped learning com a utilização de dispositivos móveis na sala de aula.

Conteúdos

1. O Mobile Learning em contexto de sala de aula (2 horas) Definição e contexto Os diferentes dispositivos móveis utilizados O Tablet em contexto educativo Aplicações a utilizar em contexto educativo As metodologias que podem ser usadas pelos professores com Tablets Reflexão sobre Aplicações utilizadas em contexto de sala de aula pelos professores Reflexão sobre Metodologias utilizadas em contexto de sala de aula pelos professores quando trabalham a tecnologia Reflexão sobre a integração destas tecnologias móveis nos programas curriculares A elaboração das conclusões e posterior discussão serão feitas em ambiente de trabalho colaborativo através das plataformas digitais EDMODO e WIZq Síntese do debate a elaborar pelos formandos e a partilhar com todos os grupos 2. O Tablet Definições Básicas (2 hora) Apresentação das conclusões anteriores sobre Aplicações e Metodologias dos professores na sala de aula Princípios básicos da utilização do Tablet Instalar e desinstalar aplicações Criar e sincronizar contas Debate e partilha numa plataforma colaborativa 3. O sistema operativo do equipamento (2 hora) Instalar e atualizar aplicações específicas de funcionamento do sistema operativo O gestor de ficheiros: localizar, renomear, cortar, copiar, colar, apagar, patilhar 4. As aplicações do sistema operativo (1 hora) Conhecer as aplicações básicas do sistema operativo Bloqueio Parental Exercícios práticos de conhecimento e aprendizagem 5. Cenários de inovação pedagógica: Flipped Learning (2 horas) Flipped Learning: características principais Reflexão sobre os planos de aula com base neste cenário de inovação pedagógica Utilizando a Câmara Fotográfica e a aplicação Estúdio de filme para criar uma narrativa visual sobre um tema definido nos conteúdos programáticos 6. Cenários de inovação pedagógica: Gamification na sala de aula (2 hora) Características principais deste cenário de inovação pedagógica Reflexão, desenho e construção de um modelo de gamification para a sala de aula 7. Exploração de aplicações no sentido de planeamento de atividades em sala de aula (4 horas) Apresentação e experimentação de aplicações interativas como o: KAHOOT, SOCRATIVE, GOCONQR, TELLAGAMI, EXPLAIN EVERYTHING, PICCOLLAGE, DUCKDUCKGO, THINGLINK 8. Planificação de uma atividade letiva a efetivar como trabalho autónomo (2 horas) Nesta sessão, com o apoio do formador, e tendo em conta as técnicas e os conceitos abordados, os formandos elaborarão um plano de aula a desenvolver com os seus alunos 9. Acompanhamento do desenvolvimento do trabalho autónomo dos formandos (2 horas) Nesta sessão, os formandos darão conta do trabalho que estão a desenvolver no sentido de resolver problemas e enriquecer o projeto de cada um pela partilha entre pares 10. Apresentação dos trabalhos (4 horas) Apresentação dos projetos desenvolvidos no trabalho autónomo 11. Reflexão sobre o trabalho desenvolvido e avaliação da ação (1 hora) Trabalho autónomo: Execução em sala de aula do projeto planeado nas sessões presenciais (25 horas)

Avaliação

Os formandos são avaliados de acordo com as regras previstas no regulamento interno do centro de formação bem como a legislação vigente aplicável Os formandos serão informados que a para sua avaliação serão tidos em conta os seguintes parâmetros/critérios - Participação nas sessões presenciais em que será tido em conta a realização das tarefas nas sessões presenciais - Relatório/trabalho de reflexão individual onde deverá constar memória descritiva do trabalho do formando nas sessões presenciais e o produto do trabalho autónomo apresentado.

Bibliografia

Attewell, J., Savill-Smith, C. (Ed.). (2014). Learning with mobile devices: research and development. London: Learning and Skills Development Agency.Lencastre, J. A., Bento, M., & Magalhães, C. (2016). MOBILE LEARNING: potencial de inovação pedagógica. In Tânia Maria Hetkowski & Maria Altina Ramos (orgs.), Tecnologias e processos inovadores na educação (pp. 159-176). Curitiba: Editora CRV. Disponível em: https://www.editoracrv.com.br/produtos/detalhes/31939-tecnologias-e-processos-inovadores-na-educacao item: http://hdl.handle.net/1822/43462Mascheroni, G.; Ólafsson, K. (2014). Net children go mobile. Risks and opportunities. Second edition. Milano: Educatt.Sharples, M. et al. (2014). Innovating Pedagogy 2014: Open University innovating report 3. Milton Keynes: The Open University.Simões, J. A. et al. (2014). Crianças e meios digitais móveis em Portugal: Resultados nacionais do projeto Net Children Go Mobile. Lisboa: CESNOVA.

Formador

Marco Alexandre Carvalho Bento

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 16-01-2024 (Terça-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
2 23-01-2024 (Terça-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
3 06-02-2024 (Terça-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
4 26-02-2024 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
5 27-02-2024 (Terça-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
6 11-03-2024 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
7 09-04-2024 (Terça-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
8 21-05-2024 (Terça-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Presencial
9 04-06-2024 (Terça-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Presencial
Início: 16-01-2024
Fim: 04-06-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-122071/23
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 50 h
Local: Instalações da Câmara Municipal de Felgueiras