184

A ginástica, a Escola e o Clube turma -PDSN39/23-24

Apresentação

A ação de formação desenvolve-se num contexto em que se identifica a necessidade de formação dos docentes e treinadores, tendo em vista a análise e reflexão sobre os processos pedagógicos, de modo a promover a sua correta implementação didático-pedagógica na escola com continuidade e aperfeiçoamento no clube.

Destinatários

Professores do 2º Ciclo, 3º Ciclo e Ensino Secundário

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 2º Ciclo, 3º Ciclo e Ensino Secundário. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 2º Ciclo, 3º Ciclo e Ensino Secundário. 

Objetivos

Promover informação relativa à modalidade de Ginástica Artística; Divulgar a temática junto dos agentes educativos: Professores e Treinadores; Conhecer e utilizar estruturas, meios, instrumentos e procedimentos adequados à implementação de conteúdos programáticos e técnicos.

Conteúdos

Processos pedagógicos de abordagem aos distintos elementos técnicos da ginástica Artística, que constam dos conteúdos programáticos do Ministério e a sua transferência com evolução no clube. 1- Reforço de aprendizagens dos intervenientes no que concerne às metodologias de ensino e formas de auxílio manual e metodológico para salvaguarda da integridade física dos alunos/atletas; 2- Estratégias de ensino para cada um dos elementos técnicos. Progressões pedagógicas e técnicas de ajuda.

Metodologias

A metodologia dominante para esta ação será o método expositivo, com recurso à participação ativa dos formandos e a ouso de tecnologias que complementem as exposições e o debate. Esta abordagem permitirá uma aprendizagem dinâmica e interativa, promovendo um ambiente colaborativo e de reflexão contínua. A componente prática será essencial, também, nesta ação. Os formandos participarão em atividades práticas onde poderão experimentar e aplicar os conceitos e técnicas discutidos. Durante as sessões teóricas, o formador utilizará apresentações expositivas para introduzir os conceitos fundamentais da Ginástica Artística e os processos pedagógicos envolvidos. Este método será complementado por questionamentos e discussões dirigidas, estimulando a participação ativa dos formandos. Após as atividades práticas, serão promovidas sessões de debate onde os formandos poderão discutir as suas experiências, levantar questões e sugerir melhorias. Estes debates serão fundamentais para a troca de conhecimentos e para a construção coletiva de saberes.

Avaliação

A avaliação final, de acordo com a Carta Circular CCPFC- 3/2007 e RJFCP, será quantitativa e assentará na escala de 1 a 10 valores. A avaliação respeitará os seguintes indicadores: Qualidade da Participação (em referência ao registo da assiduidade e pontualidade – 40%), realização de tarefas/envolvimento na formação, participação individual, bem como a qualidade do trabalho de reflexão crítica sobre a totalidade das temáticas (60%), de acordo com os Critérios aprovados em sede de Comissão Pedagógica do CFAE Sousa Nascente.

Anexo(s)

Divulgação

Observações

Formador: Artur Manuel Romão Pereira (Professor Catedrático da Universidade de Coimbra)

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 09-07-2024 (Terça-feira) 09:00 - 12:00 3:00 Presencial
2 09-07-2024 (Terça-feira) 14:00 - 17:00 3:00 Presencial
3 10-07-2024 (Quarta-feira) 09:00 - 12:00 3:00 Presencial
4 10-07-2024 (Quarta-feira) 14:00 - 17:00 3:00 Presencial
Início: 09-07-2024
Fim: 10-07-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-110542/24
Modalidade: Colóquio
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 12 h
Local: Pavilhão Municipal da EBS de Lousada Oeste