Crianças com Necessidades Educativas Especiais: Acompanhamento e Dinâmicas Pedagógicas turma -PNDSN06/23-24
Apresentação
Os destinatários da formação "Crianças com Necessidades Educativas Especiais: Acompanhamento e Dinâmicas Pedagógicas" são os profissionais não docentes das escolas associadas do concelho de Lousada. Estes profissionais desempenham um papel crucial na criação de um ambiente escolar seguro e inclusivo, especialmente para crianças com necessidades educativas específicas. A formação visa munir os formandos de conhecimentos e competências relevantes nas áreas da educação inclusiva e do apoio pedagógico. Ao capacitar estes profissionais, pretende-se promover um clima de confiança e segurança nas escolas, onde todos se sintam valorizados e incluídos. Esta iniciativa, organizada pelo Pelouro da Educação da CM Lousada em colaboração com o CFAE Sousa Nascente, reflete o compromisso de fornecer uma educação de qualidade e inclusiva, reconhecendo a importância do desenvolvimento profissional contínuo para a eficácia e bem-estar dos educadores.
Destinatários
Pessoal não docente
Objetivos
Nesta formação pretende-se que os/as profissionais não docentes reconheçam a sua importância na inclusão das criança. Assim, no final da formação os/as formandos/as ficam aptos a: - Caraterizar as necessidades específicas de educação de crianças com imaturidade de desenvolvimento; crianças hiperativas; crianças com deficiência (Motora, Mental, Visual, Auditiva e Crianças com doenças crónicas; - Saber usar metodologias específicas de ensino / aprendizagem e apoio à socialização e promoção da autonomia; - Ter conhecimento individualizado das crianças - técnicas e procedimentos; - Planificar, desenvolver e acompanhar as atividades pedagógicas das crianças com necessidades específicas de educação (NEE).
Conteúdos
1. Caracterização das necessidades específicas de educação: - Crianças com imaturidade de desenvolvimento; - Crianças hiperativas; - Crianças com deficiência (Motora, Mental, Visual, Auditiva); - Crianças com doenças crónicas. 2. Metodologias específicas de ensino/aprendizagem: - Apoio à socialização; - Promoção da autonomia; - Promoção do desenvolvimento motor; - Promoção do desenvolvimento da linguagem. 3. Observação e conhecimento individualizado das crianças - técnicas e procedimentos. 4. Planificação, desenvolvimento e acompanhamento das atividades pedagógicas das crianças com necessidades específicas de educação.
Metodologias
Pedagogia e ativa e participativa, com envolvimento contínuo em: trabalhos de grupo; exercícios práticos individuais.
Avaliação
Avaliação Quantitativa
Formador
Maria Madalena Agostinho Lagarto de Nascimento Rola
Cláudia Alexandra de Magalhães Cristo
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 02-07-2024 (Terça-feira) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
2 | 02-07-2024 (Terça-feira) | 14:00 - 17:30 | 3:30 | Presencial |
3 | 03-07-2024 (Quarta-feira) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
4 | 03-07-2024 (Quarta-feira) | 14:00 - 17:30 | 3:30 | Presencial |