187

Inclusão em Movimento: mudar os espaços, mudar a metodologia turma -ACDSN47/23-24

Apresentação

Nos últimos anos, a educação inclusiva tem sido uma prioridade crescente em diversas políticas educacionais globais e nacionais. A criação de ambientes de aprendizagem inclusivos e inovadores é essencial para assegurar que todos os alunos, independentemente de suas capacidades ou necessidades especiais, tenham acesso a uma educação de qualidade. Os professores que frequentaram as oficinas de formação intituladas "Criação de Ambientes de Aprendizagem Inclusivos e Inovadores" já deram mais um importante passo nessa direção. Estas oficinas proporcionaram-lhes uma base teórica e prática sobre como adaptar o currículo, utilizar tecnologias assistivas e desenvolver estratégias pedagógicas que atendam à diversidade de alunos nas suas salas de aula, vindo, agora, partilhar parte do seu trabalho nesta oficina.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial.

Objetivos

1. Explorar conceitos e princípios fundamentais da inclusão na educação; 2. Permitir que diretores/líderes e professores partilhem práticas inclusivas bem-sucedidas; 3. Desenvolver competências práticas para implementar métodos inclusivos nas salas de aula; 4. Estimular o debate e a troca de ideias entre todos os participantes; 5. Comprometer os participantes com a implementação prática de estratégias inclusivas nas suas Escolas/salas de aula.

Conteúdos

1. Exploração do conceito de mudança nos espaços e metodologias para promover a inclusão. 2. Painel de Discussão: Desafios e Oportunidades na Inclusão (Debate aberto entre Diretores; Troca de experiências e estratégias bem sucedidas; Exploração de possíveis soluções para desafios comuns). 3. Partilha de estratégias e metodologias implementadas pelos professores, em sala de aula, em contexto de oficina de formação sobre a inclusão: Conhecendo além dos números: dinâmicas de integração; 4. Redesenhando o Ambiente: espaços que inspiram; Ação em sala: metodologias que cativam todos.

Metodologias

Para garantir a eficácia desta ação de curta duração, será adotada uma abordagem multifacetada que combina diversas metodologias participativas. Estas metodologias são desenhadas para envolver os participantes de forma dinâmica, promovendo a troca de conhecimentos e experiências, e fornecendo ferramentas práticas para a implementação da inclusão nas salas de aula. 1. Exposição Dialogada A sessão de abertura será conduzida através de uma exposição dialogada, onde um painel de agentes inclusão educativa apresentará os conceitos e princípios fundamentais da inclusão na educação. Esta metodologia permite uma abordagem interativa, onde os participantes são encorajados a fazer perguntas e contribuir com as suas próprias perspetivas. 2. Painel de Partilha de Práticas Seguindo a introdução dialogada, realizar-se-á um painel de partilha de práticas, onde professores convidados compartilharão as suas experiências de sucesso na implementação de práticas inclusivas. Este formato de painel permite aos participantes ouvir relatos reais de diferentes contextos educativos, oferecendo exemplos concretos e inspiradores de como a inclusão pode ser efetivamente realizada. A partilha de práticas ajuda a contextualizar a teoria, mostrando sua aplicação prática.

Observações

12/03/2024

12/03/2024

Formador

Rosa Sandra de Magalhães Fernandes

Ivo Manuel Fontoura Rodrigues

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 16-07-2024 (Terça-feira) 15:00 - 18:00 3:00 Online síncrona
Início: 16-07-2024
Fim: 16-07-2024
Acreditação: ACD05-24/R02
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 3 h
Local: AE Lousada (online)