191

IX Jornadas Pedagógicas: a formação contínua dos recursos humanos como pilar do Projeto Educativo do agrupamento turma PDSN03/24-25

Apresentação

Estas jornadas têm em conta o projeto educativo bem como o respetivo plano de melhoria para o ano 2024/2025, do Agrupamento de Escolas D. Manuel Faria e Sousa. Existirão 8 temas divididos pelos 2 dias. Todos os formadores poderão dar a sua contribuição em todos os temas/dias mas existirão um ou dois formadores responsáveis por cada tema. Os temas foram escolhidos tendo em conta as necessidades de formação e as orientações do nosso projeto educativo (TEIP) numa perspetiva de arrancar o ano letivo da melhor forma possível. A ação será constituída por 2 Jornadas (2 dias) de 6h cada, somando um total de 12h. Pela sua importância presente, o CFAE Sousa Nascente apresenta esta ação, não só pelo que atrás se refere, mas porque têm sido temáticas, recorrentemente solicitadas, pelas Escolas Associadas.

Destinatários

Professores do 1º Ciclo; Educadores de Infância; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário; Professores da Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 1º Ciclo; Educadores de Infância; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário; Professores da Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. 

Objetivos

No final da ação, os formandos deverão: - Conhecer os pontos importantes inseridos no plano de melhoria do Agrupamento; - Compreender as mudanças necessárias para o ano letivo 2024-2025, traçadas pelo relatório de avaliação interna do Agrupamento; - Reconhecer as necessidades de saúde especiais que são as que resultam dos problemas de saúde física e mental que tenham impacto na funcionalidade, e impliquem irregularidade na frequência escolar e possam comprometer o processo de aprendizagem. - Reconhecer as vantagens da avaliação digital e saber aplicá-la eficazmente; - Conhecer o impacto na saúde mental dos jovens de uma má utilização da tecnologia; - Conhecer as melhores práticas que a autonomia e flexibilidade curricular nos oferece; - Reconhecer as vantagens da aprendizagem baseada em projetos que é uma metodologia ativa de ensino que propõe a atividade prática como ferramenta.

Conteúdos

Dia 1 1.1. Reflexão sobre os resultados obtidos através do relatório de avaliação interna do Agrupamento: - As mudanças necessárias para o ano letivo 2024-2025 traçadas pelo relatório de avaliação interna do Agrupamento; - As áreas que necessitam de uma intervenção prioritária a partir das estatísticas e conclusões apresentadas no relatório de avaliação interna do Agrupamento; 1.2. Percursos Escolares dos Jovens: Desigualdades e Desafios: - A necessidade e a urgência em combater os (ainda) persistentes fenómenos de insucesso e abandono escolar precoce. - Perceber a influência que o percurso escolar dos jovens tem nos seus projetos de vida. 1.3. Integração e Acompanhamento dos Alunos - Barreiras à colaboração; - Desenvolvendo Parcerias; - O desenvolvimento de parcerias entre pais e escola; - O Papel do professor na integração e acompanhamento dos alunos; - A aproximação da família à escola vem apoiar o aluno e transforma a sua educação. 1.4. Necessidade de Saúde Especiais: - Necessidades de Saúde Especiais (NSE); - Contribuir para um ambiente promotor da saúde em meio escolar para as crianças com NSE; - Deteção atempada de crianças com NSE. Dia 2 2.1. Avaliação Digital - Aprofundar o conceito de Avaliação, refletindo sobre potencialidades e constrangimentos do recurso a tecnologias digitais; - Explorar diferentes tecnologias digitais e atribuir-lhes intencionalidades pedagógicas; - Refletir sobre os desafios colocados por tecnologias/tendências emergentes; - Desenhar avaliações apoiadas por ferramentas digitais. 2.2. Saúde Mental e Tecnologia: - A integração das tecnologias de informação na prática letiva; - As melhores práticas para uma saudável utilização do digital. 2.3. Autonomia e Flexibilidade Curricular: - Aprendizagens Essenciais. - Perfil do aluno para o séc. XXI/ à saída da Escolaridade Obrigatória; - Cidadania e Desenvolvimento. 2.4. Aprendizagem Baseada em Projetos: - Identificar um desafio, problema ou questão a ser respondida; - Ajudar a conceber caminhos para chegar à solução; - A melhor utilização do feedback; - Apresentação dos resultados.

Metodologias

Desde a primeira palestra os formandos serão informados sobre as mudanças necessárias para o ano letivo 2024-2025, traçadas pelo relatório de avaliação interna do Agrupamento. Cada formando será informado da importância de cada uma das palestras desta formação para o cumprimento das orientações do Projeto Educativo do Agrupamento. Método expositivo com recurso à participação ativa dos formandos, e recurso a tecnologias que complementem as exposições e o debate, será a metodologia dominante. Os professores serão convidados a refletir sobre as suas práticas, a debatê-las em grupo e a investigar sobre as temáticas emergentes e, mais concretamente, sobre aspetos centrais dos diversos temas desta Ação. Com base nas conclusões e nos dados recolhidos, organizarão o seu trabalho, que, por sua vez, irá constituir a base da avaliação individual. Esse trabalho poderá vir a ser desenvolvido no âmbito das funções regulares na escola.

Avaliação

A avaliação final, de acordo com a Carta Circular CCPFC- 3/2007 e RJFCP, será quantitativa e assentará na escala de 1 a 10 valores. A avaliação respeitará os seguintes indicadores: Qualidade da Participação (em referência ao registo da assiduidade e pontualidade – 40%), realização de tarefas/envolvimento na formação, participação individual, bem como a qualidade do trabalho de reflexão crítica sobre a totalidade das temáticas (60%), de acordo com os Critérios aprovados em sede de Comissão Pedagógica do CFAE Sousa Nascente.

Bibliografia

Não aplicável

Anexo(s)

Programa das IX Jornadas DMFS

Formador

Ivo Manuel Fontoura Rodrigues

Marco Alexandre Carvalho Bento

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 06-09-2024 (Sexta-feira) 09:00 - 12:00 3:00 Presencial
2 06-09-2024 (Sexta-feira) 14:00 - 17:00 3:00 Presencial
3 09-09-2024 (Segunda-feira) 09:00 - 12:00 3:00 Presencial
4 09-09-2024 (Segunda-feira) 14:00 - 17:00 3:00 Presencial
Início: 06-09-2024
Fim: 09-09-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-127255/24
Modalidade: Colóquio
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 12 h
Local: Casa das Artes de Felgueiras