IX Jornadas Pedagógicas: a formação contínua dos recursos humanos como pilar do Projeto Educativo do agrupamento turma PDSN03/24-25
Apresentação
Estas jornadas têm em conta o projeto educativo bem como o respetivo plano de melhoria para o ano 2024/2025, do Agrupamento de Escolas D. Manuel Faria e Sousa. Existirão 8 temas divididos pelos 2 dias. Todos os formadores poderão dar a sua contribuição em todos os temas/dias mas existirão um ou dois formadores responsáveis por cada tema. Os temas foram escolhidos tendo em conta as necessidades de formação e as orientações do nosso projeto educativo (TEIP) numa perspetiva de arrancar o ano letivo da melhor forma possível. A ação será constituída por 2 Jornadas (2 dias) de 6h cada, somando um total de 12h. Pela sua importância presente, o CFAE Sousa Nascente apresenta esta ação, não só pelo que atrás se refere, mas porque têm sido temáticas, recorrentemente solicitadas, pelas Escolas Associadas.
Destinatários
Professores do 1º Ciclo; Educadores de Infância; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário; Professores da Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 1º Ciclo; Educadores de Infância; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário; Professores da Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
No final da ação, os formandos deverão: - Conhecer os pontos importantes inseridos no plano de melhoria do Agrupamento; - Compreender as mudanças necessárias para o ano letivo 2024-2025, traçadas pelo relatório de avaliação interna do Agrupamento; - Reconhecer as necessidades de saúde especiais que são as que resultam dos problemas de saúde física e mental que tenham impacto na funcionalidade, e impliquem irregularidade na frequência escolar e possam comprometer o processo de aprendizagem. - Reconhecer as vantagens da avaliação digital e saber aplicá-la eficazmente; - Conhecer o impacto na saúde mental dos jovens de uma má utilização da tecnologia; - Conhecer as melhores práticas que a autonomia e flexibilidade curricular nos oferece; - Reconhecer as vantagens da aprendizagem baseada em projetos que é uma metodologia ativa de ensino que propõe a atividade prática como ferramenta.
Conteúdos
Dia 1 1.1. Reflexão sobre os resultados obtidos através do relatório de avaliação interna do Agrupamento: - As mudanças necessárias para o ano letivo 2024-2025 traçadas pelo relatório de avaliação interna do Agrupamento; - As áreas que necessitam de uma intervenção prioritária a partir das estatísticas e conclusões apresentadas no relatório de avaliação interna do Agrupamento; 1.2. Percursos Escolares dos Jovens: Desigualdades e Desafios: - A necessidade e a urgência em combater os (ainda) persistentes fenómenos de insucesso e abandono escolar precoce. - Perceber a influência que o percurso escolar dos jovens tem nos seus projetos de vida. 1.3. Integração e Acompanhamento dos Alunos - Barreiras à colaboração; - Desenvolvendo Parcerias; - O desenvolvimento de parcerias entre pais e escola; - O Papel do professor na integração e acompanhamento dos alunos; - A aproximação da família à escola vem apoiar o aluno e transforma a sua educação. 1.4. Necessidade de Saúde Especiais: - Necessidades de Saúde Especiais (NSE); - Contribuir para um ambiente promotor da saúde em meio escolar para as crianças com NSE; - Deteção atempada de crianças com NSE. Dia 2 2.1. Avaliação Digital - Aprofundar o conceito de Avaliação, refletindo sobre potencialidades e constrangimentos do recurso a tecnologias digitais; - Explorar diferentes tecnologias digitais e atribuir-lhes intencionalidades pedagógicas; - Refletir sobre os desafios colocados por tecnologias/tendências emergentes; - Desenhar avaliações apoiadas por ferramentas digitais. 2.2. Saúde Mental e Tecnologia: - A integração das tecnologias de informação na prática letiva; - As melhores práticas para uma saudável utilização do digital. 2.3. Autonomia e Flexibilidade Curricular: - Aprendizagens Essenciais. - Perfil do aluno para o séc. XXI/ à saída da Escolaridade Obrigatória; - Cidadania e Desenvolvimento. 2.4. Aprendizagem Baseada em Projetos: - Identificar um desafio, problema ou questão a ser respondida; - Ajudar a conceber caminhos para chegar à solução; - A melhor utilização do feedback; - Apresentação dos resultados.
Metodologias
Desde a primeira palestra os formandos serão informados sobre as mudanças necessárias para o ano letivo 2024-2025, traçadas pelo relatório de avaliação interna do Agrupamento. Cada formando será informado da importância de cada uma das palestras desta formação para o cumprimento das orientações do Projeto Educativo do Agrupamento. Método expositivo com recurso à participação ativa dos formandos, e recurso a tecnologias que complementem as exposições e o debate, será a metodologia dominante. Os professores serão convidados a refletir sobre as suas práticas, a debatê-las em grupo e a investigar sobre as temáticas emergentes e, mais concretamente, sobre aspetos centrais dos diversos temas desta Ação. Com base nas conclusões e nos dados recolhidos, organizarão o seu trabalho, que, por sua vez, irá constituir a base da avaliação individual. Esse trabalho poderá vir a ser desenvolvido no âmbito das funções regulares na escola.
Avaliação
A avaliação final, de acordo com a Carta Circular CCPFC- 3/2007 e RJFCP, será quantitativa e assentará na escala de 1 a 10 valores. A avaliação respeitará os seguintes indicadores: Qualidade da Participação (em referência ao registo da assiduidade e pontualidade – 40%), realização de tarefas/envolvimento na formação, participação individual, bem como a qualidade do trabalho de reflexão crítica sobre a totalidade das temáticas (60%), de acordo com os Critérios aprovados em sede de Comissão Pedagógica do CFAE Sousa Nascente.
Bibliografia
Não aplicável
Anexo(s)
Formador
Ivo Manuel Fontoura Rodrigues
Marco Alexandre Carvalho Bento
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 06-09-2024 (Sexta-feira) | 09:00 - 12:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 06-09-2024 (Sexta-feira) | 14:00 - 17:00 | 3:00 | Presencial |
3 | 09-09-2024 (Segunda-feira) | 09:00 - 12:00 | 3:00 | Presencial |
4 | 09-09-2024 (Segunda-feira) | 14:00 - 17:00 | 3:00 | Presencial |