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Integração Digital no Alinhamento Curricular: Ferramentas e Práticas na Monitorização e Avaliação das Aprendizagens turma -ACDSN49/23-24

Apresentação

Com a crescente digitalização do ensino é essencial que educadores estejam preparados para alinhar currículos de forma eficaz e utilizar ferramentas digitais para avaliar e monitorizar a aprendizagem dos estudantes. Esta ação de formação oferece uma abordagem prática para integrar tecnologias digitais no planeamento curricular e nos processos de avaliação, visando melhorar a qualidade da educação e a experiência de aprendizagem.

Destinatários

Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. 

Objetivos

- Compreender o conceito e a importância do alinhamento curricular, num contexto cada vez mais digital. - Identificar e aplicar ferramentas digitais para a avaliação e monitorização das aprendizagens. - Desenvolver competências para criar planos de ensino alinhados com as necessidades e contextos digitais. - Promover práticas de avaliação e monitorização que utilizem tecnologias digitais de forma eficaz e justa.

Conteúdos

1. O alinhamento curricular em contextos digitais; 2. Criação de Planos de aprendizagem com suporte digital; 3. Monitorização e avaliação das aprendizagens, num contexto de crescente digitalização: exploração de um caso prático; 4. Exploração de ferramentas digitais de apoio à monitorização e avaliação das aprendizagens.

Metodologias

Nesta ação será feita a exploração teórica do conceito e da importância do alinhamento curricular em contextos educativos cada vez mais digitais, através de uma estratégia de brainstorming. Será discutida, em plenário, a criação de planos de aprendizagem digitais, destacando metodologias ativas de aprendizagem. A formação prossegue com a exploração de um caso prático de monitorização e avaliação das aprendizagens, no ensino secundário, num contexto de utilização de ferramentas digitais, promovendo-se uma análise e discussão coletiva para se refletir sobre a aplicação de métodos de monitorização das aprendizagens. Posteriormente, serão apresentadas ferramentas digitais de apoio à monitorização e avaliação, e em grupo, proporciona-se a criação exemplos de avaliações utilizando ferramentas digitais.

Observações

30/07/2024

30/07/2024

Formador

Ivo Manuel Fontoura Rodrigues

Ana Manuela Salvador Moreira

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 18-07-2024 (Quinta-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
Início: 18-07-2024
Fim: 18-07-2024
Acreditação: ACD08-24/R04
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Escola Secundária de Lousada (Presencial)