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Integração Digital no Alinhamento Curricular: Ferramentas e Práticas na Monitorização e Avaliação das Aprendizagens turma -ACDSN52/23-24

Apresentação

Com a crescente digitalização do ensino é essencial que educadores estejam preparados para alinhar currículos de forma eficaz e utilizar ferramentas digitais para avaliar e monitorizar a aprendizagem dos estudantes. Esta ação de formação oferece uma abordagem prática para integrar tecnologias digitais no planeamento curricular e nos processos de avaliação, visando melhorar a qualidade da educação e a experiência de aprendizagem.

Destinatários

Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. 

Objetivos

Compreender o conceito e a importância do alinhamento curricular, num contexto cada vez mais digital. Identificar e aplicar ferramentas digitais para a avaliação e monitorização das aprendizagens. Desenvolver competências para criar planos de ensino alinhados com as necessidades e contextos digitais. Promover práticas de avaliação e monitorização que utilizem tecnologias digitais de forma eficaz e justa.

Conteúdos

1. O alinhamento curricular em contextos digitais; 2. Criação de Planos de aprendizagem com suporte digital; 3. Monitorização e avaliação das aprendizagens, num contexto de crescente digitalização: exploração de um caso prático; 4. Exploração de ferramentas digitais de apoio à monitorização e avaliação das aprendizagens.

Metodologias

Nesta ação será feita a exploração teórica do conceito e da importância do alinhamento curricular em contextos educativos cada vez mais digitais, através de uma estratégia de brainstorming. Será discutida, em plenário, a criação de planos de aprendizagem digitais, destacando metodologias ativas de aprendizagem. A formação prossegue com a exploração de um caso prático de monitorização e avaliação das aprendizagens, no ensino secundário, num contexto de utilização de ferramentas digitais, promovendo-se uma análise e discussão coletiva para se refletir sobre a aplicação de métodos de monitorização das aprendizagens. Posteriormente, serão apresentadas ferramentas digitais de apoio à monitorização e avaliação, e em grupo, proporciona-se a criação exemplos de avaliações utilizando ferramentas digitais.

Observações

Os formandos devem trazer computador portátil para poderem participar nas diferentes atividades da ação.

Formador

Ivo Manuel Fontoura Rodrigues

Ana Manuela Salvador Moreira

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 18-07-2024 (Quinta-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
Início: 18-07-2024
Fim: 18-07-2024
Acreditação: ACDSN08-24
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Escola Secundária de Lousada (Presencial)

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