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Primeiros Socorros e Gestão de Doença Crónica em Meio Escolar turma -PNDSN07/23-24

Apresentação

As Escolas são ambientes tradicionalmente seguros não estando, no entanto, isentos de se confrontarem com situações de eventuais acidentes ou doenças súbitas que necessitem de uma intervenção rápida e adequada ao nível dos primeiros socorros. O pessoal não docente enquanto intervenientes diretos nos contextos escolares estão na primeira linha de contacto diário com alunos, funcionários e pessoal docente, constituindo-se como elementos essenciais na construção de uma escola segura e de qualidade. Esta ação de formação visa identificar situações de emergência e dotar os profissionais não docentes de gestos e competências básicas de auxílio. Também tem por objetivo o reconhecimento da importância da prevenção, antecipando situações, contribuindo para uma cultura de hábitos de segurança na organização escolar. Prevenção que beneficia a comunidade e a organização escolar.

Destinatários

Pessoal Não Docente

Objetivos

Identificar e desenvolver os conhecimentos sobre: - Primeiros Socorros;- Suporte Básico de Vida (SBV);- Posição Lateral de Segurança (PLS);- Técnicas de SBV, PLS, Manobra de Heimlich e pancadas interescapulares. Identificar o primeiro auxílio a prestar em situação de emergência e capacitar para uma atuação segura em caso de acidente ou situação de pequena gravidade. Saber reencaminhar, em caso de necessidade, para outros meios de auxílio.

Conteúdos

Apresentação da equipa, apresentação da formação e seus objetivos e apresentação das temáticas a abordar. (1 hora)• Avaliação inicial do conhecimento sobre Primeiros Socorros e SBV e abordagem de técnicas e cuidados a ter na prestação de primeiros socorros nas áreas de: intoxicação, lipotimia, febre, fraturas, entorses, hemorragias, picadas de insetos, queimaduras, presença de corpo estranho, Diabetes Mellitus Tipo 1: hipoglicemia e a hiperglicemia • Epilepsia: convulsão • Asma: crise asmática • Alergia Alimentar: Anafilaxia e obstrução das vias aéreas, algoritmo do SBV; Explanação da Posição Lateral de Segurança (PLS). (3 horas) Demonstração das técnicas de SBV, PLS, Manobra de Heimlich e pancadas interescapulares; e treino das técnicas de SBV, PLS, Manobra de Heimlich e pancadas interescapulares. (2 horas) Síntese dos temas abordados; esclarecimento de dúvidas; e avaliação dos conhecimentos adquiridos após a sessão. (1 hora)

Metodologias

A ação de formação para pessoal não docente inicia-se com a apresentação da equipa e dos objetivos da formação, seguida de uma avaliação inicial dos conhecimentos sobre primeiros socorros e SBV. São abordadas técnicas e cuidados para intoxicação, lipotimia, febre, fraturas, entorses, hemorragias, picadas, queimaduras, corpos estranhos, diabetes, epilepsia, asma e anafilaxia. A posição lateral de segurança é detalhada e praticada. Posteriormente, há demonstrações e treinos de SBV, PLS, Manobra de Heimlich e pancadas interescapulares. A formação conclui-se com a síntese dos temas, esclarecimento de dúvidas e avaliação final dos conhecimentos adquiridos.

Avaliação

Avaliação Quantitativa

Modelo

Questionário a preencher pelos formandos para avaliar a ação; Questionário a preencher pelos formadores para avaliar a ação; Relatório final da entidade formadora; Relatório final do formador.

Bibliografia

Instituto Nacional de Emergência Médica (2011). (2ª. Ed.); Manual de Suporte Avançado de Vida. Lisboa: INEM; Kérouac, S. et al. (2009).

Formador

Cláudia Margarida de Sousa Pinto

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 04-07-2024 (Quinta-feira) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
2 04-07-2024 (Quinta-feira) 14:00 - 17:00 3:00 Presencial
Início: 07-07-2024
Fim: 07-07-2024
Acreditação: DGAE/1273/2024
Modalidade: Jornada
Pessoal: Não docente
Regime: Presencial
Duração: 7 h
Local: Escola Secundária de Felgueiras