A Pintura a partir de fotos e objetos: abordagens técnicas e interesse pedagógico turma -PDSN30/23-24
Apresentação
Esta formação propõe-se apresentar e formar os participantes num conjunto de abordagens teórico-práticas a diversas técnicas de expressão artística, de forma a desenvolver o pensamento visual e a de conhecimentos no processo da Pintura a partir de fotos ou objetos. A pintura é um meio privilegiado para a introdução às artes e ao desenvolvimento da motricidade fina. Pretende-se, igualmente, valorizar a pintura enquanto linguagem matricial indispensável para os docentes que lecionem áreas artísticas, concorrendo para o desenvolvimento de práticas que promovam a atenção, motivação e sentido crítico e estético dos nossos alunos. A formação pretende constituir-se como um contributo, através da abordagem à pinturas e técnicas específicas, que realce a sua importância na formação integral dos alunos e complemento ao desenvolvimento de aspetos que melhorem o desempenho académico noutras áreas do saber. Sem perder de vista, que ter ou consolidar conhecimentos sobre teoria e história da pintura é uma mais valia essencial para os docentes que trabalham múltiplos aspetos ligados às artes visuais.
Destinatários
Professores dos grupos 110 e 240
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 110 e 240. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 110 e 240.
Objetivos
Nesta formação pretende-se fazer uma abordagem teórico-prática ao processo de pintura a partir de uma fotografia ou de um objeto. É uma formação direcionada para o enriquecimento da experiência que cada professor já tem sobre o assunto. Assim, salientam-se os seguintes objetivos: - Compreender o papel essencial atribuído à pintura nas diferentes esferas da produção social e cultural, em particular no território das artes e as vantagens em utilizar as técnicas que serão abordadas; - Valorizar a pintura enquanto linguagem matricial indispensável para os docentes que lecionem áreas artísticas. Estudar as funções e aplicações da pintura nos nossos dias; - Adquirir conhecimentos sobre teoria e história da pintura; - Criar propostas e desenhar estratégias para o ensino da pintura; - Contribuir para o desenvolvimento integral dos alunos e aproveitar as potencialidades das artes, em geral, e da pintura, em particular, para desenvolver o sentido estático, crítico e criativo dos alunos.
Conteúdos
1 - Desenho a partir de fotos ou objetos (10h) - Introdução teórica; - Noções básicas; - Proporções/enquadramentos; - Desenho. 2 - Pintura a partir de fotos ou objetos (10h) - Introdução teórica - noções básicas; - Pintura a partir de fotos; - Pintura a partir de objetos; - Sedimentação de conhecimentos de estrutura e composição - trabalho de luz/sombra; volume; tonalidades; - Pintura sobre tela. 3 - Discussão em torno dos trabalhos produzidos e avaliação do impacto que podem ter no desenvolvimento dos vários grupos etários, conforme o nível de ensino dos formandos. Avaliação do curso e processo de autoavaliação dos participantes (5h)
Metodologias
Cada técnica pictórica especifica conta com a realização de uma pequena abordagem teórica, de forma a expor a sua história, características e evolução particular, passando-se à realização de exercícios programados, para o desenvolvimento de conhecimentos técnicos das várias potencialidades de aplicação/utilização/manutenção dos materiais em questão. Devido ao próprio carácter dos cursos de formação contínua, será feito um acompanhamento individual e especializado para cada discente, de forma a propiciar e ajudar no desenvolvimento de eventuais dúvidas/dificuldades, no decorrer da aprendizagem técnica. Finalmente a abordagem passa para a aplicabilidade destes conhecimentos/técnicas/estratégias em contexto de sala de aula, remetendo para uma abordagem curricular conforme o nível de ensino de cada docente/formando.
Avaliação
A avaliação final, de acordo com a Carta Circular CCPFC-3/2007 e ao estipulado no nº 3 do art.º 13 do RJFCP, será quantitativa e assentará na escala de 1 a 10 valores. A avaliação respeitará os seguintes indicadores: pontualidade, empenho e interação grupal, realização de tarefas/envolvimento na formação, participação individual/grupo, bem como a qualidade e adequação dos trabalhos desenvolvidos/nível de intervenção pedagógica, apresentação/defesa do trabalho e documento de reflexão crítica, de acordo com os Critérios aprovados em sede de Comissão Pedagógica do CFAE Sousa Nascente (participação e interação no grupo/turma: 40%; qualidade dos trabalhos e reflexão final: 60%) A avaliação será contínua e realizada, também, com base na apreciação do dossier desenvolvido pelos formandos e apresentado na última sessão.
Bibliografia
Balancho, M. J. & Coelho, F.M. (1996) Motivar os alunos Criatividade na relação pedagógica: conceitos e prática. Lisboa: Texto Editora.DONDIS, D.A. Hauser, A. (1988). Teorias da arte. Lisboa: Editorial Presença.Mumford, L. (1986). Arte e técnica. Lisboa: Edições 70.Ostrower, F. (1987). Criatividade e processos de criação. Petrópolis: Editora Vozes.
Formador
Maria Emília Silva Azevedo
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 13-03-2024 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
2 | 20-03-2024 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
3 | 10-04-2024 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
4 | 17-04-2024 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
5 | 24-04-2024 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
6 | 08-05-2024 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
7 | 15-05-2024 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
8 | 22-05-2024 (Quarta-feira) | 17:30 - 21:30 | 4:00 | Presencial |