Introdução à Inteligência Artificial turma -ACDSN48/23-24
Apresentação
A ACD destina-se a capacitar os formandos sobre a noção do que está implícito na Inteligência Artificial (IA), com os conceitos básicos, os tipos de problemas existentes, as diversas técnicas e ferramentas de IA que podem ser utilizadas numa abordagem prática em contexto educativo.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial.
Objetivos
- Sensibilizar educadores e professores para o potencial e desafios da IA na educação; - Compreender o papel da IA na inovação do processo educativo; - Explorar plataformas de IA como ferramentas de aprendizagem e conhecimento.
Conteúdos
Introdução à Inteligência Artificial e implicações éticas; Exploração de plataformas tecnológicas de IA como ferramentas de aprendizagem e conhecimento.
Metodologias
Nesta ação será feita a exploração teórica do conceito e da importância do alinhamento curricular em contextos educativos cada vez mais digitais, através de uma estratégia de brainstorming. Será discutida, em plenário, a criação de planos de aprendizagem digitais, destacando metodologias ativas de aprendizagem. A formação prossegue com a exploração de um caso prático de monitorização e avaliação das aprendizagens, no ensino secundário, num contexto de utilização de ferramentas digitais, promovendo-se uma análise e discussão coletiva para se refletir sobre a aplicação de métodos de monitorização das aprendizagens. Posteriormente, serão apresentadas ferramentas digitais de apoio à monitorização e avaliação, e em grupo, proporciona-se a criação exemplos de avaliações utilizando ferramentas digitais.
Observações
30/07/2024
30/07/2024
Formador
Manuel Inácio Jesus Lemos
Célia Maria da Silva Pinheiro
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 18-07-2024 (Quinta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Online síncrona |