Digital ao serviço da aprendizagem: recursos dos manuais digitais turma -ACDSN05/24-25
Apresentação
No contexto atual de transformação digital e inovação educativa, a integração de tecnologias emergentes no processo de ensino-aprendizagem tornou-se essencial para preparar os alunos para as exigências do século XXI. Os manuais digitais representam uma ferramenta poderosa e versátil que, quando utilizada de forma eficaz, pode enriquecer a experiência educativa, promover a interatividade e personalizar o ensino de acordo com as necessidades de cada aluno. Esta Ação de Curta Duração (ACD) é especialmente concebida para os professores envolvidos nos projetos de pilotagem de manuais digitais. Estes projetos de inovação visam explorar e implementar novas abordagens pedagógicas que aproveitem o potencial dos recursos digitais para melhorar a qualidade do ensino. A formação proporcionará aos docentes as competências necessárias para utilizar e rentabilizar os manuais digitais de forma eficaz, integrando-os nas suas práticas pedagógicas diárias.
Destinatários
Professores do 2º Ciclo e 3º Ciclo, Ensino Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 2º Ciclo e 3º Ciclo, Ensino Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Professores do 2º Ciclo e 3º Ciclo, Ensino Secundário e Educação Especial.
Objetivos
- Promover a adoção de manuais digitais como parte integrante do processo de ensino-aprendizagem e resposta aos desafios atuais; - Fomentar uma abordagem mais centrada no aluno, permitindo a exploração dos recursos digitais de forma autónoma; - Garantir a inclusão de todos os alunos, através de funcionalidades como leitura assistida; - Utilizar os recursos digitais para avaliação, com ênfase no feedback; - Explorar exemplos práticos de manuais digitais em diversas disciplinas; - Elaborar planos de aula que incorporem manuais digitais de forma eficaz.
Conteúdos
- A exploração dos manuais digitais das diferentes disciplinas; - Planificação de atividades que integrem o recurso aos manuais digitais; - Estratégias de ensino/aprendizagem mais interativas e personalizadas; - A leitura assistida e assistente de pesquisa inteligente; - As ferramentas de avaliação integradas nos manuais digitais; - As ferramentas e funcionalidades relativas à Área de Projetos.
Observações
Esta atividade de formação reúne as condições estabelecidas para o seu posterior e eventual reconhecimento e certificação como ACD.
Formador
Ivo Manuel Fontoura Rodrigues
Rosa Sandra de Magalhães Fernandes
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 11-09-2024 (Quarta-feira) | 14:00 - 16:30 | 2:30 | Presencial |
2 | 11-09-2024 (Quarta-feira) | 16:30 - 19:00 | 2:30 | Presencial |