A modelação digital 3D em contexto pedagógico e interdisciplinar na área da Matemática turma -PDSN18/24-25
Apresentação
A aprendizagem é facilitada quando o aluno está envolvido na construção de um objeto que apresenta algum significado para si, algo que poderá mostrar, comentar e discutir com os seus pares. Desta forma, os conceitos a aprender poderão ser alcançados de uma maneira mais sólida e significativa. Por outro lado, apela-se à inter-relação dos conhecimentos matemáticos, linguísticos, visuais, espaciais ou outros, apresentados em sala de aula. O Software a explorar é uma ferramenta intuitiva e de fácil manipulação que possibilita a criação de ambientes em 3D. Esta ação visa complementar a oferta formativa na componente científico-pedagógica do grupo de recrutamento 230 e 500.
Destinatários
Professores do grupo de recrutamento 230 e 500
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do grupo de recrutamento 230 e 500. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
- Implementar metodologias e estratégias de formação específica; - Melhorar/facilitar as práticas letivas no que concerne ao uso dos meios informáticos; - Promover práticas mais sistemáticas na área da matemática; - Conhecer meios tecnológicos eficazes no apoio ao ensino e aprendizagem das matérias curriculares dos diferentes grupos de recrutamento 230 e 500; - Criar, desenvolver e implementar materiais didáticos inovadores e adaptados aos contextos específicos dos processos de ensino/aprendizagem; - Valorizar a transversalidade de conhecimentos; - Enfatizar a articulação entre a escola e os desenvolvedores de software; - Promover estratégias que contribuam para diversificar didáticas. - Reconhecer as tecnologias como uma mais valia no processo ensino-aprendizagem; - Promover a reflexão e a partilha de práticas e experiências na utilização das tecnologias em contexto educativo; - Promover a inovação educacional, potenciando o uso das tecnologias; - Diversificar a abordagem de princípios expressivos, técnicos e científicos; - Proporcionar a divulgação dos produtos de natureza estética e tecnológica em suportes de natureza digital.
Conteúdos
As sessões iniciam-se sempre com a apresentação dos conteúdos teóricos, e esclarecimento de dúvidas, seguindo-se os trabalhos práticos a realizar pelos formandos. - O Software: Finalidades e boas práticas, instalação, interface e ferramentas; (2 horas) - Operações Básicas: Desenho, dimensionamento e construção de sólidos; (4 horas) - Operações Avançadas: Construção de sólidos compostos (objetos), cor, luz, textura e movimento; (6 horas) - Exportação de Ficheiros: CAD, renderização de imagem e vídeo; (5 horas) - Exercício de Aplicação: Projeção, construção e desenvolvimento de um projeto com finalidade didático/pedagógica com o apoio do formador; (6 horas). - Apresentação, partilha de resultados, reflexão e avaliação. (2 horas). Trabalho autónomo (25 horas): - Definição de um plano individual de trabalho; (2 horas) - Identificação e seleção, a partir das orientações curriculares oficiais; (1 hora) - Planificação de atividades a desenvolver com os alunos; (2 horas) - Planificação e desenvolvimento de materiais; (4 horas) - Implementação do plano em contextos de aprendizagem; (4 horas) - Aplicação dos materiais produzidos em contexto de sala de aula; (4 horas) - Publicação das planificações, recursos e relatos de experiências; (4 horas) - Elaboração do relatório dos formandos relativo à ação e às atividades realizadas em contexto; (2 horas) - Sistematização do e-portfólio do formando; (2 horas)
Avaliação
A avaliação far-se-á através de um processo contínuo: a) A participação nas sessões; b) A elaboração de um dossier construído durante a formação, onde constarão os trabalhos e materiais elaborados durante a formação; c) A planificação e operacionalização do trabalho autónomo; d) De acordo com os termos da Carta Circular CCPFC-3/2007 e ao estipulado no n.º 3 do artigo 13.º do RJFCP. Avaliação presencial, resultante de registo de observação direta da qualidade da participação, de análise documental das planificações individuais a construir e de apreciação crítica da formação. A avaliação dos formandos será realizada tendo em conta os critérios: 1. Participação - 2 valores; 2. Resultado trabalho autónomo - 4 valores 3. Trabalho Final - 4 valores. O referencial da escala de avaliação, previsto na legislação em vigor, terá os seguintes referenciais: Excelente - de 9 a 10 valores; Muito Bom - de 8 a 8,9 valores; Bom - de 6,5 a 7,9 valores; Regular - de 5 a 6,4 valores; Insuficiente - de 1 a 4,9 valores. Não são certificados formandos cuja assiduidade seja inferior a dois terços da duração da ação de formação.
Bibliografia
Morais, C., Rodrigues, M. J., & Coelho, R. (2019). A Matemática na Era Digital: Aplicações Interativas e Recursos Online. Lidel. Leite, J. C. P. (2018). Matemática Visual com o GeoGebra - Modelação 3D. Lidel. Faria, H., Leppänen, J., Silva M., Vilaça, S., Sousa, A. A. (2011). Modelação 3D de Objetos, Apontamentos. Porto: Universidade do Porto. Boavida, C. (2009). Formação Contínua de Professores e Tecnologias de Informação e Comunicação no Distrito de Setubal: um estudo de avaliação. Lisboa: Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa. Carvalho, A. A. (2005). Como olhar criticamente o software educativo multimédia. Braga: Ministério da Educação.
Observações
(ID11)
Formador
Manuel Alberto Quinteiro Morais
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 15-10-2024 (Terça-feira) | 18:30 - 22:30 | 4:00 | Presencial |
2 | 22-10-2024 (Terça-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
3 | 29-10-2024 (Terça-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
4 | 05-11-2024 (Terça-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
5 | 12-11-2024 (Terça-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
6 | 19-11-2024 (Terça-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
7 | 26-11-2024 (Terça-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
8 | 03-12-2024 (Terça-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |