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Treinar a igualdade e não discriminação: o jogo mais importante da época turma -ACDSN43/23-24

Apresentação

Ação de formação enquadrada no Ciclo de Formações de Desporto do Município de Lousada. A igualdade de género está formalmente consagrada na legislação: Plano Municipal para a Igualdade de Género e não discriminação; a Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação, 2018-2030, «Portugal + Igual», foi aprovada pelo XXI Governo Constitucional a 8 de março de 2018 e publicada em Diário da República através da Resolução do Conselho de Ministros (RCM) n.º 61/2018, de 21 de maio, com destaque para os dois Planos de ação: (i) não discriminação em razão do sexo e igualdade entre mulheres e homens: Plano de Acão para a Igualdade entre Mulheres e Homens (PAIMH); (ii) combate à discriminação em razão da orientação sexual, identidade e expressão de género, e características sexuais: Plano de Acão para o combate à discriminação em razão da Orientação sexual, Identidade e Expressão de género, e Características sexuais (PAOIEC); a resolução do Conselho de Ministros n.º 92/2023, de 14 de agosto (2023-2026); a Lei n.º 38/2018 de 7 de agosto, conhecida como a Lei da Autodeterminação de Género. Mas, entre o formal legislado e a realidade com que nos debatemos, persistem focos de desigualdade que se materializam em assimetrias e perpetuação de preconceitos e atitudes discriminatórias. Promover a igualdade de género é promover uma cidadania ativa e paritária, alicerçada numa cultura de responsabilidade social, que valorize a participação cívica e potencie a inclusão e coesão sociais e o aumento do sentimento de pertença na sociedade.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. 

Objetivos

Esta ação de formação procura: 1. Desenvolver conhecimentos que ajudarão na compreensão dos mecanismos que produzem as situações de desigualdade; 2. Definir estratégias de mudança no contexto familiar, pessoal e profissional; 3. Promover a igualdade de género; 4. Contribuir para a inversão de trajetórias de exclusão social.

Conteúdos

1. Conceitos de desigualdade social, de género e seus mecanismos. 2. Estratégias práticas para promover igualdade em diversos contextos. 3. Boas práticas para desconstruir estereótipos de género. 4. Políticas públicas e iniciativas de sucesso em igualdade e inclusão. 5. Ferramentas para inclusão social e apoio a grupos vulneráveis. 6. Planeamento de intervenções para reverter exclusão social.

Observações

✅ Esta atividade de formação reúne as condições estabelecidas para o seu posterior e eventual reconhecimento e certificação como ACD.

Formador

Daniela Fernanda Borges Leal

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 23-02-2024 (Sexta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
Início: 23-02-2024
Fim: 23-02-2024
Acreditação: ACD23-24/CDCP-R04
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Espaço AJE, Lousada