Portugal e os países lusófonos: reconstrução da memória coletiva turma -ACDSN14/24-25
Apresentação
Integrado no evento transnacional "EUrban DECO project – Exploring EU urban landscapes for a deconstruction of colonial narratives". O projeto decorre de março de 2024 a fevereiro de 2026, e examina o legado colonial nos ambientes urbanos da Europa. Através da exploração de símbolos, narrativas e toponímia, pretende-se expor a influência das ideologias coloniais nas cidades da UE. O projeto é financiado pelo Programa Europeu para a memória CERV e envolve parceiros de Itália, Espanha, França, Portugal, Países Baixos, Albânia e Alemanha. Pretende-se a criação de mapas urbanos atualizados para os participantes, destacando os vestígios coloniais e renomeando simbolicamente locais significativos na perspetiva dos povos colonizados para refletir uma narrativa histórica mais inclusiva. Também a organização de sete eventos transnacionais, cada um abordando um aspeto específico da história colonial europeia, concebidos para serem participativos, envolvendo grupos-alvo como as comunidades imigrantes, as minorias, as mulheres e as autoridades locais. Por último, a criação de uma rede transnacional de cidadãos para aumentar a audiência.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
Explorar as paisagens urbanas da União Europeia para uma desconstrução das narrativas coloniais. O exemplo de Lousada no contexto português. Criação de mapas urbanos atualizados destacando os vestígios coloniais (toponímia, edifícios, monumentos) e renomeando simbolicamente locais significativos na perspetiva dos povos colonizados para refletir uma narrativa histórica mais inclusiva e criação de uma rede transnacional de cidadãos para aumentar a audiência em relação ao tema.
Conteúdos
- O retorno dos colonos e a sua integração na sociedade portuguesa: o caso da família Carmelino, por Cristiano Cardoso; - Os brasileiros de torna-viagem: alguns exemplos no Vale do Sousa, por Alda Neto; - Abalou em caravelas e regressou em traineiras, por António Luís Ferronha; - Guerra do Ultramar e revolução dos cravos, José Matos.
Observações
✅ Esta atividade de formação reúne as condições estabelecidas para o seu posterior e eventual reconhecimento e certificação como ACD.
Formador
Cristiano Joaquim Moreira da Silva Cardoso
Luís Jorge Cardoso de Sousa
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 02-10-2024 (Quarta-feira) | 09:30 - 12:30 | 3:00 | Presencial |