261

Iniciação prática à Programação em Python turma -PDSN20/24-25

Apresentação

Atualmente, nos mais variados níveis práticos do ensino nas áreas científicas, a linguagem de programação Python é largamente utilizada. Sendo uma linguagem de programação com aplicação e alcance de largo espectro e de fácil iniciação, no entanto é relativamente recente. Este facto leva a que a grande maioria dos docentes não tenha ainda tido oportunidade de contacto com a referida linguagem de programação. Esta Ação visa contribuir para desenvolver as competências dos docentes de todas as áreas científicas, numa perspetiva de utilização prática, viabilizando a aplicação na atual programação dos mais variados dispositivos digitais, desde as máquinas de calcular programáveis até aos computadores de vários tipos de sistemas operativos e configurações. Trata-se de uma iniciação prática e abrangente que promove e enriquece a possibilidade de desenvolvimento de uma abordagem inovadora em contexto digital da atividade docente com os alunos.

Destinatários

Professores dos grupos 230 e 500

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 230 e 500. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 230 e 500. 

Objetivos

Pretende-se desenvolver competências e conhecimentos de utilização da linguagem de programação Python. São objetivos específicos: - compreender o conceito de programação e elaboração de programas com uso da linguagem Python; - iniciar a aprendizagem prática de programação; - criar autonomia na elaboração de programas simples; - desenvolver competências e conhecimentos que permitam a evolução no desenvolvimento autónomo de programas de complexidade crescente.

Conteúdos

Sempre numa abordagem prática e exemplificativa, esta ação tem os seguintes conteúdos: - noções gerais de programação e conceito de programas; - introdução da linguagem Python; - apresentação de diversas plataformas e instâncias de desenvolvimento de programas em Python; - iniciação prática das várias estruturas de programação procedimental, com exemplos explicativos; - desenvolvimento gradual na autonomia de programação; - solicitação de trabalhos autónomos de complexidade crescente; - elaboração de um trabalho final, simplificado, de programação em Python.

Avaliação

Aplicação do determinado no Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, Decreto-Lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o Regulamento de Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10, conforme indicado no Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos e o trabalho final individual elaborado e apresentado pelos formandos.

Bibliografia

https://www.python.org/https://www.w3schools.com/

Observações

(ID48-T01)

Formador

Bruno Miguel Prado de Oliveira Roque

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 09-01-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Presencial
2 16-01-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
3 23-01-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
4 06-02-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
5 13-02-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
6 20-02-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
7 27-02-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 22:00 4:00 Online síncrona
8 13-03-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 22:00 4:00 Presencial
Início: 09-01-2025
Fim: 13-03-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-123385/24
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 50 h
Local: ES Felgueiras (b-Learning)