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A utilização de ferramentas digitais na construção de recursos didáticos de diferentes disciplinas turma -PDSN21/24-25

Apresentação

A necessidade de formação contínua para os docentes dos diferentes níveis e grupos disciplinares é uma realidade, inerente da necessidade de atualização constante de conhecimentos e procedimentos didáticos, devendo atender “às necessidades pessoais, profissionais e organizacionais” (Carvalho, 2022, p.7). A utilização assertiva da tecnologia deverá ser uma realidade e estar incorporada nas práticas quotidianas dos docentes e educadores. O investimento que existiu a nível nacional com o Plano de Transição Digital (Resolução de Conselho de Ministros n.º 30/2020, de 21 de abril), que se encontra em linha com as premissas europeias da utilização assertiva do digital por todos os estados-membros, em termos educativos (European Comission, 2020), não deverá ser deixado para trás. Assim, torna-se imperioso que os docentes continuem a ter contacto com ferramentas que poderão rentabilizar nas suas aulas, diferenciando estratégias de ensino e interação, que melhor se ajustem ao perfil da sua disciplina e a diferentes estilos de aprendizagem (Carvalho, 2020). Deste modo, a utilização do digital deverá continuar a ser encarada como essencial para que os alunos sintam que a escola se aproxima do seu mundo, mas também como uma resposta a possíveis novos desafios, dado que "a core principle of real education is adaptability. Resilient education systems should be responsive and adaptive to future crises; digitalization-transformation of education is a relevant aspect" (Nikolopoulou, 2023, p.10-11).

Destinatários

Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. 

Objetivos

Com o desenvolvimento do curso pretende-se: - Envolver os formandos numa dinâmica de formação totalmente online; - Envolver os formandos em dinâmicas de trabalho que assentem no desenvolvimento de conteúdos baseados nos conteúdos curriculares das suas disciplinas; - Refletir sobre a importância das mudanças de práticas e consequente envolvimento dos alunos na aprendizagem; - Favorecer a emergência de novas dinâmicas em sala de aula e alicerçar os pressupostos do Plano de Transição Digital; - Conhecer e utilizar diferentes aplicações que favorecem novas formas de apresentar os diferentes conteúdos curriculares.

Conteúdos

1. O modelo de formação eLearning 1.1. Organização da disciplina na plataforma LMS; 1.2. A Netiqueta online e regras de netiqueta a adotar na formação; 1.3. Apresentação dos formandos e edição do perfil de formando; 1.4. Questionário inicial relativo à utilização da tecnologia em sala de aula. 2. Ferramentas digitais de apresentação e esquematização de conteúdos curriculares com potencial de transversalidade disciplinar. 3. Ferramentas digitais para a realização de exercícios/problemas com potencial para utilização na avaliação formativa ou sumativa.

Metodologias

O curso decorrerá integralmente em formato e-learning e com predominância das sessões assíncronas. A opção pela modalidade foi adotada como uma consequência positiva da era pós-COVID e da mais-valia que uma formação realizada ao ritmo de cada um e no espaço físico que lhe seja mais conveniente. A plataforma LMS fornecida pelo CFAE será o local onde todos os materiais e todas as interações decorrerão. Os formandos terão tarefas a realizar que corresponderão a uma carga de trabalho estimada igual ao número de horas da sessão. As tarefas poderão ser realizadas até ao dia imediatamente anterior ao da próxima sessão. Após a entrega de cada trabalho, a formadora dará feedback acerca da realização da tarefa, abrindo depois um tempo adicional para retificações, caso se afigure necessário. Para a realização das tarefas os formandos terão instruções claras do que se pretende que realizem, assim como uma ficha orientada e vídeos tutoriais.

Avaliação

A avaliação traduz-se numa classificação final quantitativa, na escala de 1 a 10, expressa através do referencial de menções qualitativas previstas no nº 2 do artigo 46º do ECD e de acordo com a Carta Circular CCPFC-3/2007. A aprovação no curso dependerá da obtenção de classificação igual ou superior a 5 valores e da frequência mínima de 2/3 do total de horas da ação. As tarefas obrigatórias para efeitos de certificação são: - Participação nos fóruns de discussão e realização das tarefas propostas (70%); - Reflexão crítica individual (30%).

Bibliografia

.Carvalho, A. A. (2020). Aplicações para dispositivos móveis e estratégias inovadoras na educação. In A. A. A. Carvalho (orgs.), Aplicações para dispositivos móveis e estratégias inovadoras na educação (21-34). Lisboa: Ministério da Educação, Direção-Geral da Educação. https://estudogeral.sib.uc.pt/handle/10316/90484 .Carvalho, A. A. (Org.) (2022). Metodologias Ativas e Tecnologias Educacionais Digitais. São Luís do Maranhão: FAPEMA. http://hdl.handle.net/10316/107757 .European Comission (2020). Digital Education Action Plan (2021-2027). https://education.ec.europa.eu/focus-topics/digital-education/action-plan .Nikolopoulou, K. (2023). Digital Education in the Post-Covid Era: Challenges and Opportunities to Explore. In: Keane, T., Lewin, C., Brinda, T., Bottino, R. (eds) Towards a Collaborative Society Through Creative Learning. WCCE 2022. IFIP Advances in Information and Communication Technology, vol 685. Springer, Cham. https://doi.org/10.1007/978-3-031-43393-1_1 .Resolução de Conselho de Ministros n.º 30/2020. D.R. I Série. 78 (21-04-20) 6-32. https://files.diariodarepublica.pt/gratuitos/1s/2020/04/07800.pdf

Observações

👉 Este curso é desenvolvido em formato quase exclusivamente assíncrono, permitindo que cada participante avance ao seu ritmo através de atividades orientadas em plataformas digitais. Para garantir uma experiência enriquecedora e produtiva, é necessário que os formandos tenham uma proficiência digital que permita acompanhar as tarefas propostas de forma quase autónoma. Agradecemos que, ao considerar a inscrição, avalie se está confortável com o uso de ferramentas digitais e com uma modalidade de formação em que necessita de mostrar bastante autonomia, uma vez que sem estes dois pressupostos não se irá sentir confortável com o ambiente de formação.

(ID20-T01)

Formador

Daniela Eduarda da Silva Guimarães

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 09-01-2025 (Quinta-feira) 18:30 - 19:30 1:00 Online síncrona
2 09-01-2025 (Quinta-feira) 19:30 - 21:30 2:00 Online assíncrona
3 16-01-2025 (Quinta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online assíncrona
4 23-01-2025 (Quinta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online assíncrona
5 30-01-2025 (Quinta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online assíncrona
6 06-02-2025 (Quinta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online assíncrona
7 13-02-2025 (Quinta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online assíncrona
8 20-02-2025 (Quinta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online assíncrona
9 27-02-2025 (Quinta-feira) 18:30 - 22:30 4:00 Online síncrona
Início: 09-01-2025
Fim: 27-02-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-123140/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 25 h
Local: AE de Lousada (e-Learning)