A folha de cálculo - ferramenta facilitadora do quotidiano profissional turma -PDSN22/24-25
Apresentação
O presente curso tem como objetivo ampliar e aprofundar os conhecimentos dos docentes no que respeita à folha de cálculo Microsoft Excel, que se tem revelado uma ferramenta consistentemente utilizada e de grande utilidade prática em contexto educativo. Pretende-se desenvolver um conjunto de funcionalidades básicas que permitem simplificar e automatizar muitas das tarefas que os professores realizam na construção e gestão dos seus registos e materiais, bem como explorar potencialidades pedagógicas na utilização desta ferramenta.
Destinatários
Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário.
Objetivos
-Promover a utilização da folha de cálculo Microsoft Excel em ambiente educativo; -Explorar as potencialidades da folha de cálculo Microsoft Excel; -Desenvolver competências de utilização informada desta ferramenta informática, adequando-a às práticas pedagógicas e à utilização enquanto recurso profissional; -Consolidar capacidades que permitam explorar autonomamente esta ferramenta informática; -Desenvolver materiais e projetos de trabalho no âmbito das atividades profissionais utilizando o Microsoft Excel.
Conteúdos
1. Apresentação do curso, clarificação de conteúdos e atividades; avaliação. (1 hora) 2. Microsoft Excel: O Ambiente de trabalho; Estrutura geral de uma folha de cálculo; Operações com células; Inserção/eliminação de linhas e colunas. (3 horas teórico-práticas) 3.Preenchimento de células; Formatação de células; Formatação da folha; Configurações relevantes. (3 horas teórico-práticas) 4.Fórmulas e funções; Exercícios práticos. (3 horas teórico-práticas) 5.Gráficos, Ordenação de informação, Filtros. (3 horas teórico-práticas) 6.Criação de atividades práticas necessárias a uma eficiente utilização do software em estudo. (3 horas teórico-práticas) 7. Funções avançadas do Microsoft Excel. (3 horas teórico-práticas) 8.Tabelas dinâmicas. Exercícios práticos. (3 horas teórico-práticas) 9.Apresentação de trabalhos e avaliação. (3 horas teórico-práticas)
Metodologias
As sessões serão teórico/práticas, realizadas em regime a distância, síncronas, divididas em segmentos com tarefas individuais e de grupo, promovendo o trabalho autónomo e colaborativo. Recorrer-se-á às metodologias: método expositivo, demonstrativo, interrogativo e ativo, resolução de problemas e realização de trabalhos práticos.
Avaliação
- Obrigatoriedade de frequência de 2/3 das horas presenciais/online. - A avaliação dos formandos será contínua e participada por todos os intervenientes e assentará na participação nas dinâmicas das sessões, bem como na elaboração de um trabalho individual/documento final de reflexão crítica individual sobre a experiência pessoal derivada da participação na Ação e implicações na prática letiva/profissional, de acordo com os critérios previamente estabelecidos ao nível do Centro de Formação, com a legislação em vigor e com as orientações do Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua; - A avaliação dos formandos é quantitativa e expressa numa escala de 1 a 10, com a correspondente menção qualitativa, conforme referencial constante da legislação em vigor e que a seguir se explicita: Excelente: de 9 a 10 valores; Muito Bom: de 8 a 8,9 valores; Bom: de 6,5 a 7,9 valores; Regular: de 5 a 6,4 valores; Insuficiente: de 1 a 4,9 valores.
Bibliografia
Bernardo, M.R. et al. (2013) Excel Aplicado. Edições FCAMartins, A. (2017). Excel aplicado à gestão. Edições SilaboVários. (2010). Excel para Educadores e Professor. Ed. Livraria MinhoVários. (2012) Estatística - Teoria e Aplicações usando MS Excel em Português. Edição LTC
Observações
(ID07-T02)
Formador
João Paulo Fernandes Bento
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 13-01-2025 (Segunda-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
2 | 20-01-2025 (Segunda-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online síncrona |
3 | 03-02-2025 (Segunda-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online síncrona |
4 | 10-02-2025 (Segunda-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online síncrona |
5 | 24-02-2025 (Segunda-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online síncrona |
6 | 03-03-2025 (Segunda-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online síncrona |
7 | 10-03-2025 (Segunda-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online síncrona |
8 | 17-03-2025 (Segunda-feira) | 18:30 - 22:30 | 4:00 | Online síncrona |