Artefactos Digitais da Plataforma Hypatiamat no 1.º ciclo do Ensino Básico - Uma obordagem holística turma -PDSN13/24-25
Apresentação
O Projeto Hypatiamat (PH) nasceu como resposta à preocupação crescente, junto da comunidade educativa, quanto ao desempenho escolar na matemática. É atualmente "um dos projetos mais populares na área da matemática" com o intuito de promover a excelência e o desenvolvimento do sucesso escolar, sobretudo centrado na matemática, desde o 1.º ao 9.º ano de escolaridade. A parte mais visível deste Projeto é uma plataforma online (disponível em https://www.hypatiamat.com) com inúmeros artefactos digitais (AD) e, à semelhança de outras plataformas, contribui para que os alunos melhorem o seu desempenho escolar em matemática. Nos últimos anos o PH tem feito uma aposta no 1.º Ciclo do Ensino Básico, considerando que os primeiros anos de escolaridade são essenciais para a construção do conhecimento em matemática (na construção do sistema de numeração, sentido do número e operações, estratégias de cálculo mental, desenvolvimento do sentido espacial) e para o desenvolvimento de capacidades transversais como o raciocínio lógico e a resolução de problemas, e tendo ainda em conta que a evolução da aprendizagem matemática se processa numa dinâmica contínua e em espiral, é importante o estabelecimento de bases sólidas para não serem comprometidas as aprendizagens dos anos seguintes. A intervenção do projeto Hypatiamat, direcionando-se de uma forma direta para os alunos, aproveita o gosto natural que estes têm por ambientes tecnológicos. Para isso, mune os professores de ferramentas que lhes possibilitem incorporar, nas suas práticas diárias, metodologias que utilizem esse tipo de ambientes devidamente articuladas com outras metodologias.
Destinatários
Professores do Grupo 110
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo 110. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo 110.
Objetivos
O Projeto Hypatiamat parte de uma interface tecnológica visando capitalizar a familiaridade dos alunos e o seu gosto por este tipo de ambientes. Esta oficina, centra-se nos diferentes tópicos contemplados no atual Programa de Matemática para o 1.º Ciclo do Ensino Básico e nas aprendizagens essenciais, com recurso às diferentes valências da plataforma HYPATIAMAT (https://www.hypatiamat.com). Pretende-se munir os professores de uma ampla variedade de recursos digitais ou não, que, depois de serem por eles analisados e explorados, possam vir a ser aplicados na sala de aula, com vista à promoção do desenvolvimento matemático dos seus alunos. Espera-se que, no final desta oficina de formação, os participantes se sintam implicados e capacitados na utilização desta plataforma no ensino/aprendizagem da matemática na sala de aula como recurso para melhorar o rendimento escolar dos seus alunos nesta disciplina.
Conteúdos
A oficina de formação envolve uma prática pedagógica e didática que implica experimentação de metodologias, materiais e instrumentos de avaliação adequados aos programas de matemática, nomeadamente sobre: I - Articulação dos programas de matemática - Objetivos; Competências Gerais e Específicas; Temas e Conteúdos; Sugestões Metodológicas; Avaliação - com os princípios orientadores subjacentes à plataforma Hypatiamat. II - Visão pormenorizada dos recursos disponibilizados nesta plataforma para o 1.º ciclo do Ensino Básico e articulação com os anos vizinhos. III - Elaboração de tarefas e instrumentos de avaliação adequados. Em pormenor: Desenvolvimento do trabalho presencial e online (Síncrono e Assíncrono) (12,5 horas) Apresentação da metodologia de trabalho e constituição dos grupos de formandos. Apresentação do portefólio de avaliação a entregar por formando. Apresentação global da plataforma e, em particular, dos recursos envolvidos nesta oficina de formação. Experimentação e gestão da plataforma pelos formandos sob orientação do formador (3 horas presenciais) Reflexão sobre a recolha de evidências das aprendizagens dos alunos relativa às sessões anteriores. Análise, em grupos, dos recursos da plataforma. Preparação da(s) tarefa(s) a implementar em sala de aula com o respetivo guião do professor (2 horas online síncrona + 2 horas online assíncrona) Apresentação e discussão das tarefas a implementar em sala de aula. Reflexão sobre a forma de dar feedback aos alunos sobre as suas aprendizagens (2 horas online síncrona + 1,5 horas online assíncrona) Apresentação pelos grupos/formandos da implementação em sala de aula das propostas do projeto. Discussão dos procedimentos e resultados em sala de aula. Considerações finais sobre a formação (2 horas presenciais) Nas 12,5 horas de trabalho autónomo, os formandos, individualmente, deverão: - Analisar e utilizar a plataforma Hypatiamat e articular com o programa oficial/aprendizagens essenciais. - Preparar a(s) tarefa(s) a implementar na sala de aula. Elaborar o plano da(s) aula(s). - Implementar a(s) tarefa(s) em sala de aula e recolha de evidências sobre as aprendizagens dos alunos. - Elaborar o portefólio.
Avaliação
Parâmetros de avaliação e respetivas ponderações: Trabalho online (síncrono e assíncrono) Participação/Empenho/Interesse Grau de interação com o grupo Qualidade e oportunidade das intervenções Capacidade de reflexão crítica Partilha de experiências de ensino/aprendizagem Apresentação do trabalho final (15 minutos/grupo) Trabalhos e atividades realizados nas sessões Trabalho não presencial (Recursos/Materiais/Análise e implementação) Análise e utilização da plataforma e sua articulação com o programa oficial Planificação da aula Implementação da(s) tarefa(s) em sala de aula Recolha de evidências sobre as aprendizagens dos alunos e sobre a utilização dos recursos da plataforma Reflexão crítica
Bibliografia
- Ministério da Educação e Ciência [ME] (2022). Aprendizagens Essenciais: matemática. MEC. https://www.dge.mec.pt/aprendizagens-essenciais-ensino-basico - NTCM (2012). Principles and standards for school mathematics. Reston, Va: Author. - Devlin, K. (2017). Number sense: the most important mathematical concept in 21st Century K-12 education. HUFFPOST, (online), (http://www.huffingtonpost.com/entry/number-sense-themost-important-mathematical-concept_us_58695887e4b068764965c2e0). - Roegiers X. (2011). Les Mathématiques à l'école primaire, numéro 1, La résolution de problèmes et le langage mathématique, les nombres, la numérotation et les opérations [Broché]. Bruxelles: Éditions De Boeck. - Verdasca, A., Neves, A., Fonseca, H., Fateixa, J., & Magro-C, T. (2020). Melhorar aprendizagens em matemática pelo uso intencional de recursos digitais: o Hypatiamat como intervenção preventiva na CIM do Ave. Coleção Estudos PNPSE. PNPSE-DGE: Ministério da Educação. http://hdl.handle.net/10174/28899
Observações
(TURMA TS4)
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 11-12-2024 (Quarta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 11-02-2025 (Terça-feira) | 16:00 - 18:00 | 2:00 | Online síncrona |
3 | 11-02-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online assíncrona |
4 | 11-03-2025 (Terça-feira) | 16:00 - 18:00 | 2:00 | Online síncrona |
5 | 11-03-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 19:30 | 1:30 | Online assíncrona |
6 | 19-05-2025 (Segunda-feira) | 16:00 - 18:00 | 2:00 | Presencial |