Conceitos de Python em contexto educativo turma -PDSN22/24-25
Apresentação
Segundo as novas Aprendizagens Essenciais de Matemática para o Ensino Secundário homologadas pelo Despacho n.º 702/2023, de 13 de janeiro, há « aspetos comuns entre o Pensamento Matemático e o Pensamento Computacional » que « justificam que o currículo de Matemática valorize esta abordagem conceptual na resolução de problemas.» promovendo « o desenvolvimento de práticas como a abstração, a decomposição, o reconhecimento de padrões, a análise e definição de algoritmos, bem como a aquisição de hábitos de depuração e otimização dos processos envolvidos na atividade matemática.» Com base nesta necessidade, optou-se por oferecer esta ação de formação que, tendo como base a programação, também inclui a área disciplinar de Informática com a potenciação da sua utilização em disciplinas da área das ciências experimentais dado o teor e caracter prático e tecnológico destas.
Destinatários
Docentes do Grupo 550
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Docentes do Grupo 550. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Docentes do Grupo 550.
Objetivos
Conceitos básicos de Algoritmia; Apresentação da linguagem Python; Aplicação da linguagem Python ao Ensino em Portugal.
Conteúdos
1. Introdução ao curso: - Apresentação do curso e dos seus objetivos; - Conceitos básicos de Algoritmia e da sua Aplicação. 2. Linguagem de programação Python: - Apresentação da linguagem Python; - conceitos básicos; - Linguagem Python; - Entrada e saída de dados; - Tipos de dados, variáveis, operadores; - Listas, tuplos e sets; - Estruturas de decisão; - Ciclos; - Matplotlib. 3. Encerramento da formação: - Apresentação dos trabalhos realizados e discussão sobre a sua aplicação prática em contexto de sala de aula. - Reflexão final sobre o curso. - Discussão sobre as principais aprendizagens e experiências adquiridas.
Avaliação
- Obrigatoriedade de frequência de 2/3 das horas presenciais - A avaliação dos formandos docentes nas ações de formação é contínua e participada por todos os intervenientes. As dimensões a avaliar são: a participação, o trabalho autónomo e o trabalho individual, de acordo com os critérios previamente estabelecidos, classificados na escola de 1 a 10, conforme indicado na Carta Circular CCPFC 3/2007, Setembro 2007, com a menção qualitativa de: 1 a 4,9 valores - Insuficiente; 5 a 6,4 valores - Regular; 6,5 a 7,9 valores - Bom; 8 a 8,9 valores - Muito Bom; 9 a 10 valores - Excelente.
Bibliografia
- DGE. Homologação das Novas Aprendizagens Essenciais de Matemática para o Ensino Secundário, https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Aprendizagens_Essenciais/mat_a_10_-_vf.pdf, visualizado em 2024. - Fonseca, D., [et al] (2019). Aplicações Informáticas B, Porto Editora. - Pacheco, D., Soares, R., Marques, F., (2023). Código 12 - Aplicações Informáticas B - 12.º Ano, Porto Editora. - Python Software Foundation, https://www.python.org/about/gettingstarted/, visualizado em 2024. - S.A., Breve manual de programación en python, https://www.fing.edu.uy/~darosa/manualFinal.pdf, visualizado em 2024
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 14-01-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 21-01-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
3 | 28-01-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
4 | 12-02-2025 (Quarta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
5 | 26-02-2025 (Quarta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
6 | 11-03-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
7 | 25-03-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 21:30 | 4:00 | Online síncrona |
8 | 29-04-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |