Do lápis ao pixel - Comunicação e Composição artística na era digital turma -PDSN24/24-25
Apresentação
Num mundo cada vez mais digitalizado onde a comunicação se baseia profusamente em imagens - estáticas (diagramas, cartazes, fotografias) e em movimento (animações e vídeos) - há a necessidade crescente de capacitar os docentes que na sua prática letiva necessitam de criar conteúdos digitais de elevada qualidade e por isso devem ser capacitados na aquisição, digitalização, preparação, modificação, manuseamento e composição de imagens para fins pedagógicos e educacionais de utilização em sala de aula ou em mais generalizado contexto escolar. Percorrer-se-á um conjunto de atividades que permitirá aos formandos o conhecimento efetivo do ficheiro de imagem digital, modos de o adquirir, a capacidade de alterar formatos (consoante os requisitos), as dimensões, a resolução, a melhoria visual dos conteúdos, de os incluir e empregar em recursos pedagógicos por utilização de ferramentas digitais de utilização gratuita. Com um foco eminentemente prático na produção destes suportes de informação visual, far-se-ão pequenas abordagens exemplificativas e orientadoras de carácter estético, gráfico e artístico.
Destinatários
Docentes dos grupos de recrutamento 240, 530 e 600
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Docentes dos grupos de recrutamento 240, 530 e 600. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Docentes dos grupos de recrutamento 240, 530 e 600.
Objetivos
1 - Aquisição de conhecimentos de obtenção, utilização, transformação e aplicação de imagens em conteúdos pedagógicos, incluindo os diretos de autor e licenças. 2 - Aquisição de competências de composição de imagem com ferramentas digitais. 3 - Aquisição de competências necessárias à adequada utilização, criação e aplicação das imagens em contexto pedagógico.
Conteúdos
1 - Formatos, dimensão e resolução de imagens digitais. 2 - O leque de aplicações digitais de criação e manipulação de imagem disponíveis no mercado de utilização gratuita. 3 - Processos de digitalização, aquisição de imagens e direitos de autor e licenças. 4 - Métodos e sistemas de transferência e armazenamento de ficheiros entre dispositivos. 5 - Técnicas de conversão de formatos, redimensionamento e alteração de resolução de imagens digitais. 6 - Metodologias de criação e composição de imagem. 7 - A tipografia na composição gráfica/imagética. 8 - Técnicas de manipulação (transformação, melhoramento, correção) de imagem em suporte digital. 9 - Princípios de adequação e uso da imagem em diferentes recursos pedagógicos (impressos e em ecrã). 10 - Prática aplicada à execução de diferentes recursos e suportes gráficos digitais ou para posterior impressão, tais como: cartazes; capas; sinalética; fichas de estudo; fichas de trabalho; ilustrações; apresentações de slides.
Metodologias
A metodologia de ensino assenta no método expositivo, demonstrativo, interrogativo e activo. Durante os momentos expositivos são visionados, analisados e discutidos os conteúdos programáticos recorrendo a materiais digitais e audiovisuais. Na componente teórico-prática explora-se a pesquisa, a aquisição, concepção, manuseio, tratamento, estruturação e ordenação dos respetivos conteúdos para concretização de projetos finais para avaliação. Apresentação e discussão de conceitos; Exercícios práticos contextualizados com as práticas quotidianas; Simulações; Trabalhos de grupo/práticas colaborativas; Dinâmicas criativas de trabalho com recurso a referentes artísticos e culturais.
Avaliação
Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos e o trabalho final elaborado pelos formandos. Assim, a avaliação dos formandos terá incidência: (1) Na participação e no trabalho contínuo realizado ao longo das sessões presenciais; (2) Na componente de trabalho individual, tendo em conta a qualidade dos projetos e materiais produzidos e apresentados em plenário. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos e os trabalhos elaborados e apresentados pelos formandos.
Bibliografia
1- Rudolf Arnheim, 1980. Arte e Percepção Visual - Uma Psicologia da Visão Criadora. Ed. Pioneira, S. Paulo 2- Denis A. Dondis, 1976. La sintaxis de la Imagen - Introduccion al alfabeto visual. Editorial Gustavo Gili SA, Barcelona 3- Richard Hollis, 2010. Design Gráfico - Uma história concisa. Ed. WFM Martins Fontes 4- Christiane Paul, 2003. Digital Art. Thames & Hudson, wold of art. Londres 5- Ron Brinkman, 2008. The art and Science of Digital Compositing. Ed. Morgan Kaufman, Berlington