AUTISMO: perceber para incluir turma -ACDSN17/24-25
Apresentação
Compreender a inclusão do autismo nas escolas são fundamentais para criar um ambiente de aprendizagem mais inclusivo e acessível. É fundamental conhecer as características do Transtorno do Espectro Autista (TEA) para que os professores adaptem as suas práticas pedagógicas para atender melhor às necessidades dos alunos autistas. A escola é um espaço crucial para o desenvolvimento dessas competências. A inclusão de alunos autistas ajuda a promover a diversidade e a empatia entre todos os estudantes.
Destinatários
Educadores de Infância, Docentes dos Ensinos Básico e Secundário/Profissional e Técnicos
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Docentes dos Ensinos Básico e Secundário/Profissional e Técnicos. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
- Identificar as características clínicas dos alunos com PEA; - Conhecer estratégias para a promoção de aprendizagens em contexto de sala de aula; - Organizar e desenvolver programas de intervenção segundo perfil de funcionalidade.
Conteúdos
- Conhecer as Necessidades Específicas; - Criação de um Ambiente Inclusivo; - Desenvolvimento de competências Sociais e Cognitivas; - Adaptação de Estratégias de Ensino;
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 04-12-2024 (Quarta-feira) | 16:25 - 19:25 | 3:00 | Presencial |