Promoção do Bem-Estar nas Organizações Escolares turma -PDSN30/24-25
Apresentação
"O bem-estar na escola é crucial para melhorar os resultados académicos, para o desenvolvimento psicológico harmonioso e para a integração social positiva dos alunos, bem como para a motivação e o desempenho dos professores" palavras da DGE, introduzindo dois guias europeus recentes com recomendações e diretrizes para enfrentar os desafios de bem-estar com que jovens e professores se estão a confrontar, espelhando a importância atribuída a esta problemática. Os professores são dos profissionais com maiores índices de stresse e de exposição ao risco, muito devido a comportamentos desafiantes dos alunos, que têm aumentado bastante nos últimos anos. Considerando que a prevenção e o tratamento dos problemas de saúde mental constituem dos maiores desafios em contexto escolar, esta ação de formação pretende debater diversas questões em torno desta temática, entre elas, a forma como os professores, sujeitos atualmente a níveis crescentes de stresse, podem gerir as dificuldades quotidianas. Visa também promover o bem-estar psicológico dos docentes, através da abordagem de algumas estratégias de relaxamento e desenvolvimento pessoal e de práticas pedagógicas mais inclusivas. Com a adoção deste tipo de estratégias, algumas das quais poderão ser aplicadas aos próprios alunos, pretende-se igualmente apoiá-los na gestão dos seus níveis de tensão, construindo ambientes de aprendizagem mais propícios a uma interação saudável e consolidando o bem-estar generalizado nos contextos educativos.
Destinatários
Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
* Aumentar o bem-estar nas organizações escolares. * Dinamizar práticas pedagógicas mais inclusivas. * Aprender estratégias para reduzir ou eliminar a ansiedade e o stresse. * Evitar o burnout. * Prevenir o aparecimento de doenças resultantes da exposição a fatores de stresse. * Reduzir o absentismo motivado por doenças resultantes da exposição a fatores de stresse. * Promover uma cultura de atenção ao outro, são convívio, colaboração e inclusão.
Conteúdos
1. Conceitos de: stresse, ansiedade, burnout e coping. 2. Sintomas de stresse: físicos, psicológicos, comportamentais e sociais. 3. Distinção entre stresse negativo (distress) e stresse positivo (eustress). 4. Fases do stresse: alerta; resistência e exaustão. 5. Fontes de stresse. 6. Apresentação de 3 estudos científicos portugueses sobre "Stresse Ocupacional nos Professores". 7. Fatores de stresse nos professores. 8. Custos do stresse. 9. Programas de Gestão de Stresse: individuais e organizacionais. 10. Distinção entre intervenções primárias, secundárias e terciárias. 11. Estratégias de coping: a) de controlo e confronto; b) de escape ou evitamento; c) de gestão de sintomas. 12. A importância do bem-estar e da saúde mental. 13. Apresentação de estudos científicos que evidenciam benefícios deste tipo de práticas na saúde física e mental dos indivíduos. 14. Dinamização de práticas pedagógicas inclusivas. 15. Articulação com o PES, CD e DAC para promover a inclusão, o bem-estar e a saúde mental. 16. Exercícios práticos. 17. Balanço, avaliação e conclusão do processo formativo.
Metodologias
A formação será organizada em regime híbrido e recorrerá a metodologias ativas. Pretende-se iniciar a exposição de conteúdos com um levantamento dos conhecimentos e experiências prévios dos formandos, de forma a valorizar os conhecimentos e competências já adquiridos em contexto real. Sempre que possível, serão privilegiadas metodologias ativas na abordagem aos conteúdos da ação, nomeadamente através de discussão de situações, aplicação a casos práticos, visualização de vídeos, apresentações áudio, realização de exercícios práticos, entre outros.
Avaliação
- Obrigatoriedade de frequência de 2/3 das horas presenciais. - A avaliação dos formandos será contínua e participada por todos os intervenientes e assentará na participação nas dinâmicas das sessões presenciais, bem como na elaboração de um trabalho individual/documento final de reflexão crítica individual sobre a experiência pessoal derivada da participação na Ação e implicações na prática letiva, de acordo com os critérios previamente estabelecidos ao nível do Centro de Formação, com a legislação em vigor e com as orientações do Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua; - A avaliação dos formandos é quantitativa e expressa numa escala de 1 a 10, com a correspondente menção qualitativa, conforme referencial constante da legislação em vigor e que a seguir se explicita: Excelente - de 9 a 10 valores; Muito Bom - de 8 a 8,9 valores; Bom - de 6,5 a 7,9 valores; Regular - de 5 a 6,4 valores; Insuficiente - de 1 a 4,9 valores.
Bibliografia
- Mellin, Laurel. (2012). A Inteligência Das Emoções. Lisboa: Matéria-Prima Edições. ISBN: 978-989-8461-06-3. - Réquéna, Yves. (2012). Movimientos para la felicidad - Wu Dang Qi Gong. España: Puresa. ISBN: 978-84-87403-94-1. - Aubry, Jocelyne, & Ho-Han Chang. (1999). A Cura Pelo Do-In - Os seus Dedos Podem Curar. Porto: Publicações Prevenção Saúde. ISBN: 972-8466-05-6. - Duarte, Leonel José Marques. (2013). The Influence of Qi Gong on Adolescents - Attention. Dissertação de Mestrado em Medicina Tradicional Chinesa. ICBAS. Universidade do Porto. European Union (2024).
Observações
(ID46-T01)
Formador
Daniela Fernanda Borges Leal
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 23-01-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Presencial |
2 | 30-01-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
3 | 06-02-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 22:00 | 4:00 | Online síncrona |
4 | 13-02-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
5 | 18-02-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
6 | 27-02-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 22:00 | 4:00 | Online síncrona |
7 | 11-03-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
8 | 20-03-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |