275

Transformar a Sala de Aula com Inteligência Artificial (IA) e Estratégias de Aprendizagem Dinâmicas turma -PDSN31/24-25

Apresentação

A integração de metodologias ativas de aprendizagem com tecnologias emergentes, como a inteligência artificial (IA), representa uma fronteira inovadora na educação. Esta abordagem não só capacita os professores a criar experiências de aprendizagem mais envolventes e personalizadas, mas também prepara os formandos para os desafios e oportunidades do século XXI. Este curso visa explorar o potencial da IA como uma ferramenta pedagógica nas metodologias ativas de aprendizagem, proporcionando aos professores do ensino básico e secundário os conhecimentos e competências necessários para integrar estas tecnologias nas suas práticas docentes.

Destinatários

Professores dos Ensinos Básico e Secundário

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Professores dos Ensinos Básico e Secundário.

Objetivos

● Compreender os princípios básicos da inteligência artificial e suas aplicações no contexto educativo; ● Explorar diferentes metodologias ativas de aprendizagem e como a IA pode potencializá-las; ● Desenvolver competências práticas para a integração de ferramentas de IA no planeamento e execução de atividades de aprendizagem; ● Avaliar criticamente o impacto da IA na educação, considerando aspetos éticos, sociais e de equidade; ● Criar um projeto de integração de IA numa atividade de aprendizagem, utilizando metodologias ativas.

Conteúdos

1. Introdução à Inteligência Artificial na Educação (6 horas: 3 horas presenciais + 3 horas assíncronas) ● Conceitos fundamentais de IA. ● Panorama das ferramentas de IA disponíveis para educadores. ● Exemplos de aplicações de IA no ensino e aprendizagem. ● Estratégias para promover uma utilização ética e inclusiva da IA. 2. Metodologias Ativas de Aprendizagem (4 horas: 3 horas síncronas + 1 horas assíncrona) ● Aprendizagem baseada em projetos, problemas e jogos. ● Estratégias para promover a colaboração e o pensamento crítico. 3. Integração de IA nas Metodologias Ativas (8 horas síncronas) ● Ferramentas digitais e de IA que suportam metodologias ativas. ● Utilização de assistentes virtuais para apoiar a aprendizagem autónoma. ● Plataformas adaptativas de aprendizagem e sistemas de recomendação. ● Análise de dados para personalizar o ensino e identificar necessidades de aprendizagem. 4. Projeto de Implementação (7 horas: 3 horas síncronas + 4 horas presenciais) ● Planeamento e desenvolvimento de uma atividade de aprendizagem que integre IA e metodologias ativas. ● Avaliação e feedback através de sistemas de IA. ● Apresentação e avaliação dos projetos pelos formandos e pelo formador.

Metodologias

As sessões serão Teórico/Práticas e serão divididas em segmentos com as seguintes metodologias: ● Método Expositivo; ● Instrução direta; ● Aprendizagem colaborativa; ● Avaliação por pares; ● Realização de trabalhos práticos circunstanciados à sala de aula e enquadrados na área disciplinar de cada docente. Este curso será realizado num sistema b-learning, combinando sessões online assíncronas, para a introdução de conceitos e teorias, com sessões síncronas e/ou presenciais práticas e interativas. As sessões assíncronas incluirão vídeos, leituras e fóruns de discussão. As sessões síncronas e presenciais envolverão workshops práticos, discussões em grupo e simulações de aula, facilitando a aplicação direta dos conceitos aprendidos. Será encorajada a colaboração entre os participantes para o desenvolvimento de tarefas e dos projetos de implementação nas suas salas de aula, com acompanhamento e feedback do formador.

Avaliação

Obrigatoriedade de frequência de 2/3 das horas presenciais Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o “Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos e o trabalho final individual elaborado e apresentado pelos formandos.

Bibliografia

Kosslyn, Stephen M. (2023). Active Learning with AI: A Practical Guide . Alinea Learning. Edição do Kindle.Luckin, R. (2018). Machine Learning and Human Intelligence: The future of education for the 21st century. UCL IOE Press.Rios-Campos, C., Cánova, E. S. M., Zaquinaula, I. R. A., Zaquinaula, H. E. A., Vargas, D. J. C., Peña, W. S., Idrogo, C. E. T., & Arteaga, R. M. Y. (2023). Artificial Intelligence and Education. South Florida Journal of Development, 4(2), 641–655. https://doi.org/10.46932/sfjdv4n2-001Sánchez, E., & Lama, M. (2011). Artificial Intelligence and Education. Encyclopedia of Artificial Intelligence, 138–143. https://doi.org/10.4018/978-1-59904-849-9.ch021

Observações

ℹ️ No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial.

(ID13 - T01)

Formador

Ivo Manuel Fontoura Rodrigues

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 22-01-2025 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
2 29-01-2025 (Quarta-feira) 18:00 - 22:00 4:00 Online assíncrona
3 05-02-2025 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
4 12-02-2025 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
5 19-02-2025 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
6 26-02-2025 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
7 12-03-2025 (Quarta-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online síncrona
8 19-03-2025 (Quarta-feira) 18:00 - 22:00 4:00 Presencial
Início: 22-01-2025
Fim: 19-03-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-130723/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 25 h
Local: AE Lousada (b-learning)