A Máquina gráfica no ensino da Matemática/Estatística turma -ACDSN19/24-25
Apresentação
A integração de tecnologias digitais no ensino da Matemática/Estatística. Incentivar a exploração de ideias e conceitos, integrando a tecnologia como alavanca para a compreensão e resolução de problemas. As ferramentas tecnológicas devem ser consideradas como recursos incontornáveis e potentes para o ensino e a aprendizagem da Matemática.
Destinatários
Docentes de Matemática do Ensino Básico e Secundário
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Docentes de Matemática do Ensino Básico e Secundário. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Docentes de Matemática do Ensino Básico e Secundário.
Objetivos
1. Apresentar as funcionalidades gerais da máquina gráfica TI-Nspire e a sua aplicação no ensino e aprendizagem de Matemática essencialmente no tema Estatística. 2. Capacitar os participantes para utilizar as máquinas gráficas TI-Nspire no ensino de Matemática, abordando algumas das suas funcionalidades para resolver, essencialmente, problemas de cálculo e estatística.
Conteúdos
Interpretar medidas de localização de uma amostra: moda, média, mediana, quartis e percentis; medidas de dispersão: amplitude interquartil, variância, desvio padrão, histogramas, diagrama de extremos e quartis. Abordar gráfica e intuitivamente distribuições bidimensionais, nomeadamente o diagrama de dispersão, o coeficiente de correlação e reta de regressão.
Observações
✅ Esta atividade de formação reúne as condições estabelecidas para o seu posterior e eventual reconhecimento e certificação como ACD.
Formador
Daniela Eduarda da Silva Guimarães
Arminda Maria da Silva Sampaio
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 12-12-2024 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |