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Inclusão de alunos estrangeiros em tempos de transformação digital turma -PDSN32/24-25
Apresentação
Esta ação de formação surge da necessidade crescente de integrar alunos estrangeiros no sistema educativo português, face ao aumento da diversidade linguística e cultural nas escolas. A transformação digital, aliada à inteligência artificial (IA), oferece ferramentas poderosas para apoiar a inclusão e integração destes alunos. Este curso visa capacitar os professores do ensino básico e secundário a utilizarem ferramentas digitais e soluções de IA para promover a inclusão, alinhando-se com o Plano de Atividades da entidade proponente ao: - Contribuir para a implementação de políticas educativas de inclusão. - Fortalecer as competências digitais dos docentes. - Promover práticas pedagógicas inovadoras para a integração de alunos estrangeiros, em conformidade com os princípios da educação inclusiva.
Destinatários
Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário.
Objetivos
- Identificar as barreiras enfrentadas por alunos estrangeiros no sistema educativo. - Explorar e aplicar ferramentas digitais para o apoio linguístico e cultural. - Utilizar a inteligência artificial para personalizar a aprendizagem dos alunos estrangeiros. - Desenvolver estratégias pedagógicas inclusivas em ambientes digitais. - Integrar políticas educativas e a transformação digital nas práticas inclusivas.
Conteúdos
Módulo 1: Desafios e Oportunidades na Inclusão de Alunos Estrangeiros (4 horas) - Diversidade cultural e linguística nas escolas portuguesas. - Desafios à inclusão: barreiras linguísticas, culturais e tecnológicas. - O papel dos professores e a inclusão digital. Módulo 2: Políticas Educacionais e Inclusão Digital (4 horas) - Enquadramento legal para a inclusão de alunos estrangeiros em Portugal. - Políticas educativas nacionais e internacionais de inclusão. - A transformação digital e a inclusão no ensino. Módulo 3: Ferramentas Digitais para a Inclusão Linguística e Cultural (6 horas) - Plataformas de tradução automática e apoio linguístico. - Ferramentas de e-learning para a aprendizagem do português. - Tecnologias que promovem a interculturalidade. Módulo 4: IA e Personalização da Aprendizagem (6 horas) - Utilização de IA para adaptar conteúdos educativos a diferentes perfis linguísticos. - Plataformas de IA para monitorizar o progresso dos alunos. - Criação de conteúdos inclusivos com base em IA. Módulo 5: Estratégias Pedagógicas para uma Sala de Aula Inclusiva e Digital (5 horas) - Metodologias ativas e colaborativas com apoio digital. - Acessibilidade e usabilidade das ferramentas digitais. - Modelos híbridos para a integração de alunos estrangeiros.
Metodologias
O curso será realizado em regime b-learning, com uma combinação de sessões online e sessões presenciais, utilizando metodologias ativas para promover a participação e a aplicação prática.
Avaliação
Obrigatoriedade de frequência de 2/3 das horas presenciais Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos e o trabalho final individual elaborado e apresentado pelos formandos.
Bibliografia
Direção-Geral da Educação. (2024). Inclusão de alunos migrantes em meio educativo. Ministério da Educação. https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/EBasico/PLNM/inclusao_de_alunos_migrantes_em_meio_educativo.pdfEuropean Commission (2020). Digital Education Action Plan (2021-2027). Brussels: European Commission. [Disponível online: https://education.ec.europa.eu/focus-topics/digital-education/action-plan]Gottschalk, F., & Weise, C. (2023). Digital equity and inclusion in education: An overview of practice and policy in OECD countries (OECD Education Working Paper No. 299). Organisation for Economic Co-operation and Development. https://doi.org/10.1787/ca768d40-en Moreira, L. F. T. (2023). Um olhar sobre a educação inclusiva em Portugal. Universidade de Aveiro. https://ria.ua.pt/bitstream/10773/38015/1/30876-Texto%20do%20Trabalho-77209-1-10-20230322.pdf UNESCO (2020). Artificial Intelligence in Education: Challenges and Opportunities for Sustainable Development. Paris: UNESCO. [Disponível online: https://unesdoc.unesco.org/]
Observações
ℹ️ No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial.
(ID14-T01)
Formador
Ivo Manuel Fontoura Rodrigues
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 23-01-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 30-01-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
3 | 06-02-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
4 | 13-02-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
5 | 27-02-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
6 | 06-03-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
7 | 13-03-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
8 | 20-03-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 22:00 | 4:00 | Presencial |