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Desafios: Respostas Digitais turma -PDSN35/24-25

Apresentação

A digitalização do ensino e a implementação do Projeto-Piloto de Manuais Digitais (PPMD) nas escolas apresenta desafios que exigem uma resposta colaborativa e estratégica. Este círculo de estudos tem como objetivo apoiar os coordenadores e as equipas de desenvolvimento digital das escolas na análise e resposta a esses desafios. A ação visa promover a partilha de experiências e práticas, fomentando a criação de diretrizes comuns para enfrentar os constrangimentos encontrados e capitalizar as aprendizagens em ações de partilha com a comunidade educativa. Este círculo insere-se no projeto de mentorias do PPMD e visa contribuir para uma implementação mais eficaz e integrada do projeto.

Destinatários

Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial.

Objetivos

Pretende-se que, no final da formação, os participantes sejam capazes de: - Identificar e analisar os principais desafios na implementação do PPMD nas suas escolas; - Partilhar boas práticas e desenvolver estratégias eficazes para uma resposta colaborativa; - Criar e preparar materiais e documentos para ações de partilha, promovendo a capacitação da comunidade escolar; - Contribuir para a construção de uma rede de apoio e desenvolvimento digital nas escolas.

Conteúdos

Sessão 1: Encontro Presencial Inicial (3 horas) - Identificação dos desafios no uso dos manuais digitais. - Discussão sobre necessidades logísticas e de gestão de recursos. - Partilha inicial de práticas e soluções encontradas em cada escola. Trabalho Autónomo (3 horas) - Levantamento e análise de soluções de resposta aos desafios. - Preparação de análise de casos para partilha futura. Sessão 2: Encontro Presencial (3 horas) - Análise colaborativa de estudos de caso sobre o uso de manuais digitais. - Exploração de ferramentas digitais para suporte técnico e pedagógico. - Desenvolvimento inicial de um plano conjunto de boas práticas. Trabalho Autónomo (3 horas) - Refinamento dos materiais e estratégias desenvolvidos nas sessões anteriores. - Preparação de uma apresentação detalhada sobre o impacto das estratégias implementadas. Sessão 3: Encontro Presencial Intermédio (3 horas) - Revisão de diagnósticos e práticas de suporte técnico e pedagógico. - Planeamento de uma ação de partilha para a comunidade escolar. Trabalho Autónomo (3 horas) - Desenvolvimento de materiais para a ação de partilha e reflexão. - Preparação de uma apresentação sobre uma estratégia de sucesso. Sessão 4: Encontro Presencial de Consolidação (4 horas) - Avaliação dos materiais e estratégias preparadas na Sessão 6. - Identificação de pontos fortes e melhorias necessárias para as apresentações finais. - Ajuste das apresentações de estratégias de sucesso. - Discussão sobre formas de disseminar boas práticas com outras equipas ou escolas. Sessão 5: Encontro Presencial Final (4 horas) - Apresentação dos materiais e estratégias das escolas. - Consolidação de diretrizes comuns e plano de ação para o ano letivo seguinte.

Avaliação

- Participação ativa nas sessões presenciais: 60% - Qualidade dos materiais e estratégias apresentadas: 40% Na certificação será utilizada uma cotação de 1 a 10 valores, de onde resulta um resultado expresso numa menção qualitativa, conforme indicado na Carta Circular CCPFC – 3/2007 – setembro de 2007, utilizando as dimensões, parâmetros e indicadores de avaliação estabelecidos pelo sistema de avaliação para a modalidade de Círculo de Estudos aprovado em sede dos órgãos de gestão e de direção do CFAE Sousa Nascente e no respeito pelos dispositivos legais da avaliação contínua. O resultado final da avaliação final será expressa através das seguintes menções qualitativas: -Excelente (9-10 valores) -Muito Bom (8-8,9 valores) -Bom (6,5-7,9 valores) -Regular (5-6,4 valores) -Insuficiente (1-4,9 valores)

Bibliografia

Ministério da Educação. (2020). Plano de transição digital na educação. Direção-Geral da Educação. Disponível em https://www.dge.mec.pt Comissão Europeia. (2021). Digital education action plan 2021-2027: Resetting education and training for the digital age. Disponível em https://education.ec.europa.eu Bates, A. W. (2022). Teaching in a digital age: Guidelines for designing teaching and learning (2ª ed.). BCcampus. Disponível em https://opentextbc.ca/teachinginadigitalage/ Jonassen, D., Howland, J., Marra, R., & Crismond, D. (2020). Meaningful learning with technology (5ª ed.). Pearson Education Ferrari, A. (2013). DIGCOMP: A framework for developing and understanding digital competence in Europe. Publications Office of the European Union. Disponível em https://publications.jrc.ec.europa.eu/repository/handle/JRC83167

Observações

(ID70)

Formador

Rosa Sandra de Magalhães Fernandes

Ivo Manuel Fontoura Rodrigues

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 23-01-2025 (Quinta-feira) 15:00 - 18:00 3:00 Presencial
2 06-02-2025 (Quinta-feira) 15:00 - 18:00 3:00 Online síncrona
3 06-03-2025 (Quinta-feira) 15:00 - 18:00 3:00 Online síncrona
4 03-04-2025 (Quinta-feira) 15:00 - 18:00 3:00 Online síncrona
5 08-05-2025 (Quinta-feira) 15:00 - 18:00 3:00 Online síncrona
6 05-06-2025 (Quinta-feira) 15:00 - 17:00 2:00 Presencial
Início: 23-01-2025
Fim: 05-06-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-133211/24
Modalidade: Círculo
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 26 h
Local: AE Lousada