A Inteligência Artificial como Suporte à Prática Pedagógica turma -ACDSN25/24-25
Apresentação
A Inteligência Artificial emerge como força transformadora no panorama educativo, redefinindo a abordagem tradicional ao ensino e à aprendizagem tornando-a mais personalizada, envolvente e eficaz. Criando ambientes de aprendizagem interativos e envolventes, através de simulações realistas e atividades adaptativas, aumenta o interesse dos alunos, mas também promove a aplicação prática do conhecimento. Neste sentido, pela sua capacidade para analisar dados, para criar ou adaptar conteúdos e para oferecer feedback individualizado, oferece oportunidades inovadoras para personalizar a aprendizagem, adaptando-se às necessidades individuais dos alunos. Nas múltiplas aplicações de acesso livre, os professores encontram um aliado para o planeamento e conceção de, por um lado, atividades pedagógicas adequadas a diversas metodologias e estratégias e, por outro, atividades avaliativas diferenciadas e inovadoras. Importa salientar que a IA se configura como uma ferramenta que complementa e potencia o trabalho do professor, considerando uma integração consciente e responsável no processo educativo. Contudo, é igualmente crucial abordar junto dos professores os desafios éticos que esta integração envolve, para que se garanta uma utilização responsável e eficaz.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial.
Objetivos
- Explorar o impacto da Inteligência Artificial (IA) na transformação do ensino e da aprendizagem, destacando como torna o processo mais personalizado e envolvente. - Capacitar os professores para criar e utilizar ambientes de aprendizagem interativos e adaptativos que promovam o interesse dos alunos e a aplicação prática do conhecimento. - Demonstrar como a IA pode auxiliar no planeamento de atividades pedagógicas e avaliativas diferenciadas, adequadas a diversas metodologias e estratégias de ensino. - Promover uma compreensão aprofundada sobre o uso da IA na personalização da aprendizagem, analisando dados e oferecendo feedback individualizado, adaptado às necessidades dos alunos. - Sensibilizar para a importância de uma integração consciente e responsável da IA no contexto educativo, abordando os desafios éticos e garantindo uma utilização responsável e eficaz.
Conteúdos
- Em que consiste a Inteligência Artificial (IA) - IA em contexto educativo: desafios e oportunidades - IA e avaliação da aprendizagem - Aplicações de IA no apoio ao processo pedagógico
Observações
✅ Esta atividade de formação reúne as condições estabelecidas para o seu posterior e eventual reconhecimento e certificação como ACD.
(ID61)
Formador
Nuno Miguel Taborda Cid Dorotea
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 22-01-2025 (Quarta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |