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A Inteligência Artificial como Suporte à Prática Pedagógica turma -ACDSN25/24-25

Apresentação

A Inteligência Artificial emerge como força transformadora no panorama educativo, redefinindo a abordagem tradicional ao ensino e à aprendizagem tornando-a mais personalizada, envolvente e eficaz. Criando ambientes de aprendizagem interativos e envolventes, através de simulações realistas e atividades adaptativas, aumenta o interesse dos alunos, mas também promove a aplicação prática do conhecimento. Neste sentido, pela sua capacidade para analisar dados, para criar ou adaptar conteúdos e para oferecer feedback individualizado, oferece oportunidades inovadoras para personalizar a aprendizagem, adaptando-se às necessidades individuais dos alunos. Nas múltiplas aplicações de acesso livre, os professores encontram um aliado para o planeamento e conceção de, por um lado, atividades pedagógicas adequadas a diversas metodologias e estratégias e, por outro, atividades avaliativas diferenciadas e inovadoras. Importa salientar que a IA se configura como uma ferramenta que complementa e potencia o trabalho do professor, considerando uma integração consciente e responsável no processo educativo. Contudo, é igualmente crucial abordar junto dos professores os desafios éticos que esta integração envolve, para que se garanta uma utilização responsável e eficaz.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial.

Objetivos

- Explorar o impacto da Inteligência Artificial (IA) na transformação do ensino e da aprendizagem (como tornar o processo mais personalizado e envolvente). - Capacitar os docentes para criar e utilizar ambientes de aprendizagem interativos e adaptativos que promovam o interesse dos alunos e a aplicação prática do conhecimento. - Demonstrar como a IA pode auxiliar no planeamento de atividades pedagógicas e avaliativas diferenciadas, adequadas a diversas metodologias e estratégias de ensino. - Promover a compreensão sobre o uso da IA na personalização da aprendizagem, analisando dados e oferecendo feedback individualizado. - Sensibilizar para a importância de uma integração consciente e responsável da IA no contexto educativo (desafios éticos e utilização responsável e eficaz).

Conteúdos

- Em que consiste a Inteligência Artificial (IA) - IA em contexto educativo: desafios e oportunidades - IA e avaliação da aprendizagem - Aplicações de IA no apoio ao processo pedagógico

Observações

Esta Ação de Curta Duração, realizada na área de formação “G - Tecnologias da informação e comunicação aplicadas a didáticas específicas ou à gestão escolar”, foi reconhecida de acordo com a alínea a), do artigo 4.º, do Despacho 5741/2015, de 29 de maio, em reunião do Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica do CFAE Sousa Nascente, realizada em 25 de março de 2025.

(ID61)

Formador

Nuno Miguel Taborda Cid Dorotea

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 22-01-2025 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
Início: 22-01-2025
Fim: 22-01-2025
Acreditação: ACD01-25/CDCP-R08
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 3 h
Local: AE Lousada (online)