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O espaço escolar, os alunos e os professores: qual o impacto do espaço sobre o ensino, a aprendizagem e o bem-estar? turma -ACDSN26/24-25

Apresentação

O espaço físico da sala de aula e os seus fatores ambientais, como iluminação, ruído e organização espacial, têm um impacto comprovado na concentração, atividade, sucesso e bem-estar dos alunos e professores. Justifica-se, portanto, a realização desta ação de curta duração com o objetivo de sensibilizar e capacitar educadores e professores para a importância do ambiente no processo de ensino e aprendizagem. A investigação internacional demonstra que fatores como luminosidade natural, qualidade do ar, temperatura e nível de ruído afetam diretamente a atenção, motivação e comportamento dos alunos, sendo, assim, essenciais na criação de um espaço propício à aprendizagem. O conceito de "ambientes educativos inovadores" (Innovative Learning Environments - ILE) e as suas práticas associadas, como a organização flexível do espaço e o uso de mobiliário adaptável, são eficazes na promoção de um maior envolvimento e socialização dos alunos. Além disso, a ação permitirá que os participantes explorem práticas de design de espaços centrados no aluno, considerando as especificidades de cada contexto de ensino e a organização espacial que permita individualização, comunicação, concentração ou movimentação, conforme as necessidades. A reflexão sobre o impacto psicossocial do ambiente de sala de aula, incluindo o seu papel na promoção de um espaço inclusivo, é essencial para a construção de espaços que incentivem a diversidade e a multiculturalidade.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. 

Objetivos

1.Compreender as características primordiais do espaço e dos fatores ambientais que exercem maior impacto sobre aprendizagem e no bem-estar humanos. 2. Compreender o conceito de ambiente educativo inovador (ILE) e as características dos mesmos que se associam a maior atenção, conforto, atividade e interação. 3. Explorar as diferenças identificadas na investigação desenvolvida em contexto nacional onde se comparam atividades de ensino-aprendizagem realizadas em ambiente educativo inovadores e salas de aula regulares. 4. Promover a aplicação dos princípios do design universal de aprendizagem à organização do espaço escolar com vista a criação de salas de aula mais inclusivas.

Conteúdos

1. A importância do Ambiente Físico na Educação; 2. Conceito de Innovative Learning Environments (ILE); 3. Evidências e Estudos Recentes; 4. Design Universal para a Aprendizagem (DUA) e Inclusão; 5. Práticas de Design e Organização do Espaço; 6. Reflexão e Prática.

Observações

✅ Esta atividade de formação reúne as condições estabelecidas para o seu posterior e eventual reconhecimento e certificação como ACD.

(ID62)

Formador

Neuza Pedro

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 29-01-2025 (Quarta-feira) 15:00 - 18:00 3:00 Online síncrona
Início: 29-01-2025
Fim: 29-01-2025
Acreditação: ACD02-25
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 3 h
Local: AE Lousada (online)