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O espaço escolar, os alunos e os professores: qual o impacto do espaço sobre o ensino, a aprendizagem e o bem-estar? turma -ACDSN26/24-25

Apresentação

O espaço físico da sala de aula e os seus fatores ambientais, como iluminação, ruído e organização espacial, têm um impacto comprovado na concentração, atividade, sucesso e bem-estar dos alunos e professores. Justifica-se, portanto, a realização desta ação de curta duração com o objetivo de sensibilizar e capacitar educadores e professores para a importância do ambiente no processo de ensino e aprendizagem. A investigação internacional demonstra que fatores como luminosidade natural, qualidade do ar, temperatura e nível de ruído afetam diretamente a atenção, motivação e comportamento dos alunos, sendo, assim, essenciais na criação de um espaço propício à aprendizagem. O conceito de "ambientes educativos inovadores" (Innovative Learning Environments - ILE) e as suas práticas associadas, como a organização flexível do espaço e o uso de mobiliário adaptável, são eficazes na promoção de um maior envolvimento e socialização dos alunos. Além disso, a ação permitirá que os participantes explorem práticas de design de espaços centrados no aluno, considerando as especificidades de cada contexto de ensino e a organização espacial que permita individualização, comunicação, concentração ou movimentação, conforme as necessidades. A reflexão sobre o impacto psicossocial do ambiente de sala de aula, incluindo o seu papel na promoção de um espaço inclusivo, é essencial para a construção de espaços que incentivem a diversidade e a multiculturalidade.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. 

Objetivos

1.Compreender as características primordiais do espaço e dos fatores ambientais que exercem maior impacto sobre aprendizagem e no bem-estar humanos. 2. Compreender o conceito de ambiente educativo inovador (ILE) e as características dos mesmos que se associam a maior atenção, conforto, atividade e interação. 3. Explorar as diferenças identificadas na investigação desenvolvida em contexto nacional onde se comparam atividades de ensino-aprendizagem realizadas em ambiente educativo inovadores e salas de aula regulares. 4. Promover a aplicação dos princípios do design universal de aprendizagem à organização do espaço escolar com vista a criação de salas de aula mais inclusivas.

Conteúdos

1. A importância do Ambiente Físico na Educação; 2. Conceito de Innovative Learning Environments (ILE); 3. Evidências e Estudos Recentes; 4. Design Universal para a Aprendizagem (DUA) e Inclusão; 5. Práticas de Design e Organização do Espaço; 6. Reflexão e Prática.

Observações

Esta atividade formativa foi reconhecida como Ação de Curta Duração, de acordo com a alínea a), do artigo 4.º, do Despacho 5741/2015, de 29 de maio, em reunião do Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica do CFAE Sousa Nascente, realizada em 25 de março de 2025.

(ID62)

Formador

Neuza Sofia Guerreiro Pedro

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 29-01-2025 (Quarta-feira) 15:00 - 18:00 3:00 Online síncrona
Início: 29-01-2025
Fim: 29-01-2025
Acreditação: ACD02-25/CDCP-R08
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 3 h
Local: AE Lousada (online)