Educação Física: desenvolvimento de habilidades socio-emocionais turma -PDSN56/24-25
Apresentação
A ação visa integrar habilidades socio-emocionais na formação de professores de educação física. As razões justificativas incluem: - Desenvolvimento Integral dos Alunos: O foco em habilidades socio-emocionais enriquece o desenvolvimento emocional, social e físico dos alunos, preparando-os para os desafios da vida. - Melhoria do Clima de Aprendizagem: Estratégias socio-emocionais criam um ambiente inclusivo e positivo, aumentando a motivação e o bem-estar dos alunos. - Bem-Estar Mental e Emocional: As habilidades socio-emocionais promovem competências emocionais, como a inteligência emocional, essenciais para a saúde mental dos alunos. - Colaboração e Trabalho em Equipa: Atividades colaborativas ensinam respeito e resolução de conflitos construtiva, habilidades cruciais para a vida social. - Aprendizagem Significativa: As habilidades socio-emocionais tornam a aprendizagem relevante e transferível para situações quotidianas. - Enriquecimento Pedagógico: A formação oferece novas estratégias para tornar as aulas de educação física mais dinâmicas. - Resposta às Necessidades Contemporâneas: Habilidades socio-emocionais são valorizadas pela sociedade e essenciais para o sucesso futuro dos alunos. - Autonomia e Autoestima: O desenvolvimento destas habilidades aumenta a autonomia e a autoestima dos alunos. A integração destas competências na formação de professores prepara-os para uma educação mais completa, desenvolvendo alunos emocionalmente inteligentes e resilientes.
Destinatários
Professores dos Grupos 260 e 620
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 260 e 620. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 260 e 620.
Objetivos
- Compreender a importância das habilidades socio-emocionais no desenvolvimento integral dos alunos e no contexto educacional. - Identificar as habilidades socio-emocionais relevantes para cada aluno na educação física. - Aplicar estratégias pedagógicas que promovam o desenvolvimento dessas habilidades. - Desenvolver atividades práticas e inclusivas, considerando a diversidade dos alunos. - Utilizar recursos tecnológicos para potenciar o ensino das habilidades socio-emocionais. - Incentivar a reflexão e autoavaliação dos professores para melhorar suas práticas. - Fomentar a colaboração e trabalho em equipa entre os professores participantes. - Aplicar avaliação formativa com feedback construtivo. - Incorporar as habilidades socio-emocionais no planeamento curricular, integrando-as com os conteúdos desportivos e de saúde. - Adaptar estratégias às necessidades individuais dos alunos, promovendo a aprendizagem personalizada.
Conteúdos
1: Fundamentos das Habilidades Socio emocionais 1.1 - Conceitos de Habilidades socio-emocionais: - Definição de habilidades socio-emocionais. - Tipos e categorias de habilidades socio-emocionais. - Relação entre as habilidades socio-emocionais e o desenvolvimento integral dos alunos. 1.2 - Importância das Habilidades socio-emocionais na Educação: - Papel das habilidades socio-emocionais na melhoria do clima de aprendizagem. - Contribuição das habilidades socio-emocionais para a saúde mental e bem-estar emocional dos alunos. - Vantagens de desenvolver habilidades socio-emocionais na educação física. 2: A Educação Física como Ambiente para o Desenvolvimento de Habilidades socio-emocionais 2.1 - Estratégias para Promover Habilidades Sociais: - Atividades de cooperação e trabalho em equipa. - Jogos e dinâmicas que fomentam a comunicação e a empatia. - Práticas de resolução de conflitos e mediação. 2.2 - Autoestima e Confiança: - Como as atividades físicas podem contribuir para a autoestima dos alunos. - Criação de um ambiente de aprendizagem seguro e de apoio. - Promoção da confiança nas capacidades físicas e sociais dos alunos. 3: Desenvolvendo a Inteligência Emocional na Educação Física 3.1 - Identificação e Gestão de Emoções: - Reconhecimento e expressão de emoções através do movimento. - Técnicas para a gestão emocional durante as atividades físicas. - Promoção de um ambiente emocionalmente seguro e acolhedor. 3.2 - Empatia e Compreensão Emocional: - Desenvolvimento da empatia através de jogos e atividades cooperativas. - Compreensão das emoções dos outros e respeito às diferenças emocionais. - Aplicação de práticas de escuta ativa e apoio emocional aos colegas. 4: Fomentando a Colaboração e o Trabalho em Equipa 4.1 - Jogos e Atividades Cooperativas: - Planeamento e condução de jogos cooperativos. - Importância da colaboração na superação de desafios físicos e mentais. - Estimulação da cooperação e do espírito de equipa. 4.2 - Competição e Cooperação na Educação Física: - Reflexão sobre a abordagem da competição e sua relação com a cooperação. - Estratégias para equilibrar a competição saudável com o trabalho em equipa. - Valorização do respeito e fair-play nas práticas desportivas. 5: Gestão do Stress e Resiliência 5.1 - Estratégias para Lidar com o Stress: - Exercícios físicos e técnicas de relaxamento para reduzir o stress. - Promoção de momentos de descanso e lazer durante as atividades físicas. - Práticas de mindfulness e meditação. 5.2 - Fomento da Resiliência: - Abordagem de desafios físicos e emocionais como oportunidades de crescimento. - Incentivo à perseverança e superação de obstáculos. - Apoio emocional e construção de redes de apoio entre os alunos. 6: Avaliação 6.1 - Dos produtos da oficina elaborados pelos formandos com análise e partilha entre pares. 6.2 - Avaliação da oficina - avaliação do grau de sucesso e de utilidade para todos.
Avaliação
A avaliação será realizada de forma partilhada e sempre com base nos portefólios individuais que resultam da aplicação prática das propostas e compromissos assumidos nas sessões presenciais. Será considerada a qualidade da participação, respeitando o Sistema de Avaliação em vigor, para a modalidade de oficina no CFAE Sousa Nascente (até 2 valores para a participação; até 4 valores para o trabalho autónomo; até 4 valores para os produtos da oficina). Será respeitada a obrigatoriedade de frequência de 2/3 das horas presenciais; - A avaliação será contínua e participada por todos os intervenientes; - A avaliação dos formandos é quantitativa e expressa numa escala de 1 a 10, com a correspondente menção qualitativa conforme referencial constante da legislação em vigor, que seguidamente se explicita: Insuficiente (1,0 a 4,9) Regular (5,0 a 6,4) Bom (6,5 a 7,9) Muito Bom (8,0 a 8,9) Excelente (9,0 a 10)
Bibliografia
Social and Emotional Learning in the Classroom: Promoting Mental Health and Academic SuccessCollaborative for Academic, Social, and Emotional Learning (CASEL) - O site CASEL (casel.org) é uma fonte valiosa para informações e recursos sobre aprendizagem socioemocional na escola, incluindo seu papel na educação física.
Formador
Fernando Luciano Ferreira Gomes
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 23-04-2025 (Quarta-feira) | 16:00 - 19:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 30-04-2025 (Quarta-feira) | 16:00 - 20:00 | 4:00 | Presencial |
3 | 07-05-2025 (Quarta-feira) | 16:00 - 20:00 | 4:00 | Presencial |
4 | 14-05-2025 (Quarta-feira) | 16:00 - 19:00 | 3:00 | Presencial |
5 | 21-05-2025 (Quarta-feira) | 16:00 - 20:00 | 4:00 | Presencial |
6 | 28-05-2025 (Quarta-feira) | 16:00 - 20:00 | 4:00 | Presencial |
7 | 04-06-2025 (Quarta-feira) | 16:00 - 19:00 | 3:00 | Presencial |