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Pixelizar Saberes: Criatividade e Composição Digital na Prática Pedagógica turma -PDSN55/24-25

Apresentação

Num mundo cada vez mais digitalizado, onde a comunicação e a pedagogia estão profundamente interligadas com o uso de tecnologias, a criação e manipulação de conteúdos digitais tornaram-se essenciais para o sucesso pedagógico. A ação "Pixelizar Saberes: Criatividade e Composição Digital na Prática Pedagógica" surge da necessidade crescente de capacitar os docentes de todas as áreas de ensino para a integração eficaz das tecnologias digitais na sua prática pedagógica. Esta formação permitirá aos docentes adquirir e desenvolver competências fundamentais para a criação de recursos digitais de qualidade, promovendo práticas pedagógicas inovadoras e interativas, adequadas à realidade digital dos alunos. Ao inserir esta ação no plano de atividades da entidade proponente, reforça-se a importância de uma transição digital educativa, alinhada com as políticas educativas contemporâneas e as necessidades formativas dos professores, contribuindo para uma prática docente mais dinâmica e conectada com as competências do século XXI.

Destinatários

Professores dos Ensinos Básico e Secundário

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Professores dos Ensinos Básico e Secundário.

Objetivos

1. Capacitar os formandos na criação, manipulação e aplicação de recursos gráficos digitais no contexto pedagógico. 2. Promover a utilização de ferramentas digitais gratuitas para a produção de materiais didáticos de qualidade. 3. Desenvolver competências de adequação e uso de imagens em diferentes recursos pedagógicos, respeitando direitos de autor e licenças. 4. Incentivar a criatividade e a inovação no uso de recursos gráficos em suportes digitais e impressos.

Conteúdos

1.Formatos, Dimensão e Resolução de Imagens Digitais (2 horas) - Tipos de ficheiros de imagem digital (JPEG, PNG, GIF, TIFF, etc.). - Dimensões e resolução: como afetam a qualidade da imagem e o seu uso pedagógico. - Princípios de otimização de imagens para diferentes plataformas (ecrã, impressão, websites). 2.Ferramentas Gratuitas para Criação e Manipulação de Imagens (3 horas) - Introdução a ferramentas digitais gratuitas (ex.: Canva, GIMP, Pixlr). - Exploração de funcionalidades para criação de conteúdos visuais (cartazes, apresentações, infográficos). - Manipulação básica e avançada: ajustes de cor, filtros, camadas, efeitos. 3.Processos de Digitalização e Direitos de Autor (3 horas) - Métodos de digitalização de imagens e outros recursos visuais. - Bancos de imagens gratuitos e direitos de uso. - Licenças Creative Commons e respeito pelos direitos de autor em recursos educativos. 4.Transferência e Armazenamento de Ficheiros Digitais (1 hora) - Métodos e ferramentas para transferir e armazenar ficheiros entre dispositivos (Google Drive, Dropbox, OneDrive). - Práticas seguras para gestão de ficheiros digitais. - Sincronização de ficheiros em ambiente de trabalho colaborativo. 5.Técnicas de Conversão e Redimensionamento de Imagens (2 horas) - Conversão de formatos de imagem (JPEG para PNG, entre outros). - Redimensionamento de imagens sem perda de qualidade. - Ajustes de resolução de imagem para diferentes fins (ecrã vs. impressão). 6.Metodologias de Criação e Composição Visual (3 horas) - Princípios de design gráfico aplicados ao contexto pedagógico. - Composição visual: equilíbrio, contraste, hierarquia, alinhamento e espaçamento. - Criação de recursos visuais eficientes para diferentes plataformas educativas. 7.Tipografia na Composição Gráfica (1 hora) - A importância da tipografia na comunicação visual. - Combinação de fontes, legibilidade e aplicação em recursos pedagógicos. - Uso estratégico da tipografia em cartazes, apresentações e fichas de trabalho. 8.Técnicas de Manipulação de Imagens (3 horas) - Ferramentas e técnicas para transformação, correção e melhoramento de imagens digitais. - Ajustes de cor, contraste e brilho. - Recortes, remoção de fundos e edição de detalhes para aprimoramento de recursos visuais. 9.Princípios de Adequação e Uso da Imagem em Recursos Pedagógicos (2 horas) - Aplicação de imagens em materiais pedagógicos (impressos e digitais). - Critérios para selecionar e adaptar imagens para diferentes públicos-alvo e contextos de ensino. - Adequação da imagem para recursos multimédia e interativos. 10.Prática Aplicada à Criação de Recursos Gráficos (5 horas) - Prática aplicada à execução de diferentes recursos e suportes gráficos digitais ou para posterior impressão: cartazes, capas, sinalética, fichas de estudo, fichas de trabalho, ilustrações, apresentações de slides. - Desenvolvimento de projetos práticos com base nas ferramentas e metodologias aprendidas. - Apresentação e partilha de recursos desenvolvidos para uso pedagógico.

Metodologias

1. Exposição teórica para apresentar conceitos técnicos e ferramentas. 2. Demonstração prática das ferramentas digitais, incluindo software de edição e criação gráfica. 3. Trabalho prático e colaborativo, onde os formandos desenvolvem e partilham recursos digitais. 4. Discussão e feedback, com análise coletiva dos recursos pedagógicos criados.

Avaliação

Obrigatoriedade de frequência de 2/3 das horas presenciais Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o “Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos e o trabalho final individual elaborado e apresentado pelos formandos.

Bibliografia

Arnheim, Rudolf (1980). Arte e Percepção Visual - Uma Psicologia da Visão Criadora. Ed. Pioneira, São Paulo. Dondis, Denis A. (1976). La Sintaxis de la Imagen - Introducción al Alfabeto Visual. Editorial Gustavo Gili, Barcelona. Paul, Christiane (2003). Digital Art. Thames & Hudson, Londres. Brinkman, Ron (2008). The Art and Science of Digital Compositing. Morgan Kaufmann, Berlington. Hollis, Richard (2010). Design Gráfico - Uma História Concisa. Ed. WFM Martins Fontes.

Observações

(ID24)

Formador

Manuel Alberto Quinteiro Morais

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 18-02-2025 (Terça-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
2 25-02-2025 (Terça-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
3 11-03-2025 (Terça-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
4 18-03-2025 (Terça-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
5 25-03-2025 (Terça-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
6 01-04-2025 (Terça-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
7 22-04-2025 (Terça-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
8 29-04-2025 (Terça-feira) 18:30 - 22:30 4:00 Presencial
Início: 18-02-2025
Fim: 29-04-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-133941/25
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 25 h
Local: AE Dr. Mário Fonseca, Lousada (b-learning)

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