
Desenvolvimento da Inteligência Emocional no Ambiente Escolar turma -PDSN58/24-25
Apresentação
A crescente complexidade dos desafios emocionais enfrentados no ambiente escolar tem destacado a necessidade urgente de capacitar os profissionais da educação em inteligência emocional. O aumento dos comportamentos disruptivos dos alunos, a falta de habilidades de resolução de conflitos e a alta incidência de stresse entre os educadores são evidências claras da necessidade de intervenção. A falta de ferramentas para lidar com essas questões pode resultar num ambiente escolar mais negativo, afetando o bem-estar dos alunos e a eficácia do ensino. Portanto, a formação em inteligência emocional é crucial para capacitar os educadores a compreender, regular e promover efetivamente a saúde emocional de si mesmos e de seus alunos, criando assim um ambiente escolar mais seguro, positivo e propício para a aprendizagem e desenvolvimento holístico dos discentes.
Destinatários
Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico e Professores de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Desenvolver habilidades de inteligência emocional, para promover um ambiente de aprendizagem positivo e apoiar o bem-estar emocional dos alunos. Aumentar a autoconsciência emocional, permitindo que reconheçam e compreendam as suas próprias emoções e como estas influenciam o desempenho profissional e as interações com os alunos; Desenvolver habilidades de autorregulação emocional; Promover a empatia e as habilidades sociais; Construir relacionamentos positivos e promover um ambiente escolar inclusivo e acolhedor; Perceber a sua importância e aplicação tanto no contexto educativo como na vida pessoal; Motivar para a conceção de um ambiente escolar emocionalmente seguro, positivo e propício para o sucesso académico e pessoal dos discentes.
Conteúdos
Módulo 1: Fundamentos da Inteligência Emocional (6 horas): Conceitos básicos de inteligência emocional; Componentes da inteligência emocional: autoconhecimento, autogestão, empatia e habilidades sociais; Importância da inteligência emocional na educação. Módulo 2: Autoconhecimento e Autorregulação (6 horas): Explorar emoções pessoais e reconhecer gatilhos emocionais; Estratégias para desenvolver autorregulação emocional; Práticas de mindfulness/atenção plena; Meditação e respiração consciente. Módulo 3: Desenvolvimento da Empatia (5 horas): Compreender a importância da empatia na sala de aula; Técnicas para desenvolver a empatia com os alunos; Estratégias para promover um ambiente inclusivo e acolhedor. Módulo 4: Habilidades Sociais e Relacionamentos Positivos (5 horas): Comunicação eficaz com alunos, colegas e pais; Estabelecimento de limites saudáveis e assertividade; Explorar a linguagem facial e corporal; Interpretações universais. Módulo 5: Aplicação Prática e Reflexão (3 horas): Discussão de estudos de caso e situações do dia a dia escolar; Planeamento de atividades e estratégias de implementação em sala de aula; Reflexão sobre o impacto da inteligência emocional na prática docente.
Metodologias
Durante as sessões as metodologias a adotar serão várias, nomeadamente uma abordagem dinâmica e participativa para garantir uma experiência de aprendizagem envolvente e eficaz. Através de diálogos interativos, de dinâmicas de grupo e de exercícios práticos, os formandos serão orientados a explorar conceitos fundamentais da inteligência emocional e a aplicá-los em situações do dia a dia escolar. Além disso, também serão dinamizadas atividades como role-playing, para praticar habilidades sociais, identificar emoções, permitindo-lhes experimentar diferentes perspetivas e estratégias de maneira segura e controlada. A reflexão e o feedback construtivos e a orientação individualizada, para capacitar os participantes a desenvolver as suas habilidades emocionais e a integrá-las de forma eficaz nas suas práticas pedagógicas.
Avaliação
Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio, e com o Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formanda/o será realizada na escala de 1 a 10, conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos e o trabalho de reflexão crítica final individual elaborado pela/os formanda/os.
Bibliografia
Daniel Goleman (1996), Inteligência Emocional: A Teoria Revolucionária que Define o que é Ser Inteligente Manuela Queirós (2014), Inteligência Emocional: Aprenda a ser Feliz Padraig OMorain (2015), Mindfulness no Dia a Dia Paulo Moreira (2019), Inteligência Emocional: uma abordagem prática Paulo Moreira (2022), Gerir Emoções: um guia prático
Observações
(ID47-T01)
Formador
Daniela Fernanda Borges Leal
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 23-04-2025 (Quarta-feira) | 16:30 - 19:30 | 3:00 | Presencial |
2 | 30-04-2025 (Quarta-feira) | 16:30 - 19:30 | 3:00 | Presencial |
3 | 07-05-2025 (Quarta-feira) | 16:30 - 19:30 | 3:00 | Presencial |
4 | 14-05-2025 (Quarta-feira) | 16:30 - 19:30 | 3:00 | Presencial |
5 | 21-05-2025 (Quarta-feira) | 16:30 - 19:30 | 3:00 | Presencial |
6 | 28-05-2025 (Quarta-feira) | 16:30 - 19:30 | 3:00 | Presencial |
7 | 04-06-2025 (Quarta-feira) | 16:30 - 19:30 | 3:00 | Presencial |
8 | 11-06-2025 (Quarta-feira) | 15:30 - 19:30 | 4:00 | Presencial |