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Prevenção dos Comportamentos Aditivos e Dependências - Linhas Orientadoras para a Intervenção em Meio Escolar turma -PNDSN07/24-25

Apresentação

A intervenção preventiva no contexto escolar deve envolver todos os membros da comunidade educativa, incluindo o Pessoal Não Docente, que, apesar de não ter formação especializada, desempenha um papel importante no apoio às estratégias de prevenção. É fundamental capacitá-los para que possam contribuir para a promoção de um clima escolar positivo, apoiar a vinculação dos alunos à escola e auxiliar na gestão de comportamentos aditivos, sempre em consonância com as necessidades e especificidades de cada contexto. Ao integrar esta abordagem, o Pessoal Não Docente ajuda a garantir que a escola seja um espaço inclusivo e seguro, colaborando para o sucesso escolar de todos os alunos e atendendo às diferentes realidades do ambiente escolar.

Destinatários

Técnicos Superiores das escolas de Lousada

Objetivos

- Abordar a temática das substâncias psicoativas e outros comportamentos aditivos na área da intervenção preventiva dos CAD, ao nível da prevenção; - Assumir um papel de referência/orientação de jovens nas situações relacionadas com o uso de substâncias psicoativas e outros Comportamentos aditivos; - Desenvolver e implementar estratégias de intervenção preventiva, em parceria com a área de intervenção preventiva e na sinalização/encaminhamento para a consulta de adolescentes/jovens; - Elabora e adaptação do guião de procedimentos para lidar com os CAD ao agrupamento de escola a partir do guião-base; - Divulgar junto dos agentes educativos do Guião de Procedimentos adaptado pela escola para Lidar com Situações com SPA ou outros CAD em Contexto Escolar;

Conteúdos

Módulo I - SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS (SPA) E/ OU COMPORTAMENTOS ADITIVOS SEM SPA - Prevalências dos CAD em meio escolar; - Caracterização e formas de consumo de SPA e outros CAD; - Conceitos associados às dependências; - Consequências, mitos e crenças; - Legislação em CAD; - Lei da Descriminalização das Drogas em Portugal, Papel das CDT. Módulo II - PREVENÇÃO E ESTRATÉGIAS PREVENTIVAS - Níveis de Intervenção Preventiva; - Estratégias de intervenção, baseadas na evidência científica. Módulo III - LINHAS ORIENTADORAS PARA LIDAR COM O CONSUMO DE SPA E OUTROS COMPORTAMENTOS ADITIVOS EM MEIO ESCOLAR - Nível ambiental; - Componente reguladora/técnico normativa; - enquadramento teórico da importância das Linhas Orientadoras em CAD no meio escolar; - Linhas de Reflexão face a procedimentos a ter junto de toda a comunidade educativa (agentes socio-educativos, alunos e famílias) face a situações de suspeita, consumo, posse e/ou tráfico de substâncias psicoativas e/ou de outros comportamentos aditivos; - Abordagem baseada na “Entrevista motivacional”; - conceitos gerais e estratégias de abordagem junto das situações de suspeita, consumo, posse e/ou tráfico de substâncias psicoativas e/ou de outros comportamentos aditivos. Módulo IV - RESPOSTAS INSTITUCIONAIS NA ÁREA DE ATENDIMENTO A ADOLESCENTES, BEM COMO NA ÁREA DO TRATAMENTO/REINSERÇÃO NA ZONA DO AGRUPAMENTO DE ESCOLA - Caracterização da equipa; - Serviços prestados; - Estratégias de encaminhamento. AVALIAÇÃO

Bibliografia

Carvalho, Joana e Frango, Paula (IDT) (2011). Linhas de Orientação para o Desenho da Intervenção Preventiva no Consumo de Substâncias Psicoativas Lícitas e Ilícitas; EMCDDA (2011). European Drug Prevention Quality Standards. A Manual for Prevention Professionals; SICAD (2013). Linhas Gerais de Orientação à Intervenção Preventiva nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências; UNODC (United Nations Office on Drugs and Crime) (2013 e 2018) – International Standards on Drug Use Prevention; UNODC (United Nations Office on Drugs and Crime) (2004). School based education for drug abuse prevention.

Formador

Paula Cristina Sousa Serôdio Dias

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 26-02-2025 (Quarta-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
2 12-03-2025 (Quarta-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
3 19-03-2025 (Quarta-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
4 26-03-2025 (Quarta-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
Início: 26-02-2025
Fim: 19-02-2026
Acreditação: DGAE/1493/2025
Modalidade: Jornada
Pessoal: Não docente
Regime: Presencial
Duração: 12 h
Local: Escola Secundária de Lousada