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Olhos que cuidam: Identificação e Resposta a Sinais de Risco nos Alunos turma -PNDSN08/24-25

Apresentação

A formação “Olhos que cuidam: Identificação e Resposta a Sinais de Risco nos Alunos” tem como objetivo principal capacitar o pessoal não docente para identificar e responder a sinais de risco em alunos no ambiente escolar. Esta formação visa reforçar o papel dos profissionais não docentes como observadores atentos e elementos de confiança na comunidade educativa, promovendo um ambiente escolar seguro e acolhedor. Organizada em formato de ação de curta duração, aborda de forma prática os sinais comportamentais e emocionais de risco, as estratégias de comunicação adequadas e os procedimentos de resposta a situações de preocupação, equipando os participantes com as competências essenciais para apoiar alunos em risco.

Destinatários

Pessoal Não Docente

Objetivos

No final da formação, os formandos estarão aptos a: • Identificar sinais comportamentais e emocionais que podem indicar risco nos alunos. • Aplicar estratégias de comunicação adequadas para abordar alunos e colegas em situações preocupantes. • Conhecer os procedimentos internos para agir em situações de risco, incluindo a quem reportar e como documentar os sinais identificados. • Promover um ambiente de confiança e segurança para alunos em risco, garantindo o acompanhamento adequado.

Conteúdos

1. Introdução aos Sinais de Risco em Contexto Escolar - Compreensão dos tipos de risco em ambiente escolar (abuso, negligência, bullying, saúde mental). - Reflexão sobre a importância do papel do pessoal não docente na proteção dos alunos. 2. Sinais Comportamentais e Emocionais de Risco - Caracterização dos sinais de alerta, como mudanças de comportamento, isolamento, agressividade e sinais físicos. - Discussão de casos para ilustrar os sinais de risco. 3. Comunicação e Abordagem com Alunos em Risco - Estratégias de comunicação respeitosas e empáticas para lidar com alunos em risco. - Como iniciar uma conversa de forma a não intimidar o aluno, promovendo um espaço de confiança. 4. Protocolos e Procedimentos Internos de Resposta - Procedimentos e protocolos a seguir em caso de identificação de risco. - Quem informar, como documentar a situação e quando mobilizar uma intervenção formal.

Formador

Daniela Fernanda Borges Leal

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 16-04-2025 (Quarta-feira) 09:30 - 12:30 3:00 Presencial
2 16-04-2025 (Quarta-feira) 14:00 - 17:00 3:00 Presencial
3 17-04-2025 (Quinta-feira) 09:30 - 12:30 3:00 Presencial
4 17-04-2025 (Quinta-feira) 14:00 - 17:00 3:00 Presencial
Início: 16-04-2025
Fim: 17-04-2025
Acreditação: DGAE/1398/2024
Modalidade: Jornada
Pessoal: Não docente
Regime: Presencial
Duração: 12 h
Local: AE de Lousada