
STEM em Ação: Estratégias e Desafios para o Ensino Experimental turma -ACDSN36/24-25
Apresentação
O ensino STEM tem ganho destaque pelas suas potencialidades no desenvolvimento de competências transversais, pensamento crítico e resolução de problemas. A abordagem experimental e investigativa é central na construção do conhecimento científico e matemático. Esta ação pretende criar um momento de partilha entre docentes de diferentes áreas do saber, explorando estratégias práticas e recursos para dinamizar aulas mais experimentais, colaborativas e significativas. Através de exemplos concretos e discussão colaborativa, visa-se estimular o envolvimento dos alunos e reforçar o papel do professor como mediador da aprendizagem.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial.
Objetivos
-Promover o ensino STEM através de metodologias práticas e experimentais. -Partilhar estratégias e recursos para o ensino das ciências e matemática em contexto real. -Refletir sobre os desafios da articulação interdisciplinar em STEM. -Incentivar a criação de redes de colaboração entre docentes de diferentes áreas.
Conteúdos
Estratégias ativas e experimentais no ensino das áreas STEM. Exemplos de atividades interdisciplinares com base no método científico. Integração de tecnologia e robótica no ensino das ciências. Discussão de obstáculos e soluções na implementação de práticas STEM.
Metodologias
Demonstração presencial dos equipamentos e recursos disponíveis no LED, com exploração orientada das suas funcionalidades. Atividades práticas de experimentação com componentes STEM, organizadas por estações ou módulos temáticos. Discussão em pequenos grupos sobre a aplicabilidade dos recursos explorados em diferentes áreas disciplinares. Partilha orientada de experiências, com base em exemplos de utilização em contexto real de sala de aula. Reflexão coletiva sobre os desafios, potencialidades e possíveis adaptações às realidades escolares dos participantes.
Observações
✅ Esta atividade de formação reúne as condições estabelecidas para o seu posterior e eventual reconhecimento e certificação como ACD.
Formador
Adelina Maria Pereira da Silva
Sandra Isabel Paiva Melro
Carla Gabriela Matos de Sousa
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 30-04-2025 (Quarta-feira) | 14:30 - 17:30 | 3:00 | Presencial |