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Partilhas: Experiências e práticas em aprendizagens ativas turma ACDSN43/24-25

Apresentação

A crescente integração dos manuais digitais em contexto escolar tem criado novas oportunidades para a promoção de metodologias de aprendizagem mais ativas, centradas no aluno e facilitadas pelas potencialidades do digital. Esta ação surge da necessidade de refletir sobre o modo como os recursos digitais, nomeadamente os manuais em formato interativo, podem apoiar estratégias como o trabalho de projeto, a sala de aula invertida ou o ensino colaborativo. Visa proporcionar um espaço de partilha entre docentes que experimentaram abordagens centradas na autonomia, na experimentação e na participação ativa dos alunos, contribuindo para a construção de ambientes de aprendizagem mais dinâmicos e eficazes.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial, Outros

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial, Outros. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial, Outros.

Objetivos

Partilhar experiências práticas de implementação de metodologias de aprendizagem ativa. Explorar o potencial dos manuais digitais como facilitadores de estratégias centradas no aluno. Refletir sobre o impacto das metodologias ativas no envolvimento, autonomia e desempenho dos alunos. Identificar formas de adaptar e integrar abordagens ativas em diferentes contextos e áreas disciplinares. Promover a colaboração entre docentes para a construção de ambientes de aprendizagem mais dinâmicos e significativos.

Conteúdos

Fundamentos das metodologias de aprendizagem ativa (aprendizagem baseada em projetos, sala de aula invertida, trabalho colaborativo, entre outras). Exemplos de práticas pedagógicas ativas implementadas em diferentes níveis e áreas de ensino. Estratégias para mobilizar manuais digitais no apoio à autonomia e à personalização da aprendizagem. Organização do tempo, do espaço e dos recursos na promoção de aulas ativas. Modalidades de avaliação formativa em contextos de aprendizagem ativa. Discussão colaborativa sobre adaptações, dificuldades e soluções em contextos reais.

Metodologias

Apresentação de práticas pedagógicas ativas por docentes convidados, com recurso a manuais digitais. Reflexão crítica sobre a aplicabilidade das práticas partilhadas nos contextos dos participantes. Debate final para identificação de oportunidades de colaboração e melhoria contínua das práticas.

Observações

✅ Esta atividade de formação reúne as condições estabelecidas para o seu posterior e eventual reconhecimento e certificação como ACD.

Formador

Ivo Manuel Fontoura Rodrigues

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 29-05-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
Início: 29-05-2025
Fim: 29-05-2025
Acreditação: ACD16-25
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 3 h
Local: Escola Secundária de Lousada (e-learning)