345

Restauro da Natureza: da Lei Europeia à ação no território turma ACDSN44/24-25

Apresentação

No âmbito da realização das XVII Jornadas do Ambiente, esta atividade formativa insere-se no contexto da Regulamentação Europeia para a Lei do Restauro da Natureza, recentemente aprovada, que estabelece metas concretas para a recuperação dos ecossistemas degradados. Este evento visa promover a partilha de conhecimento técnico e científico sobre estratégias de restauro ecológico, envolvendo diferentes atores na reflexão sobre soluções aplicáveis aos ecossistemas terrestres, aquáticos e urbanos, com impacto direto na sustentabilidade ambiental e na resiliência dos territórios.

Destinatários

Professores do Ensino Básico e Secundário

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Ensino Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. 

Objetivos

Compreender o enquadramento científico, político e legislativo da Lei Europeia do Restauro da Natureza, e a sua aplicação à escala nacional e municipal. Apresentar estratégias de planeamento territorial e políticas públicas para o restauro ecológico, com enfoque em ecossistemas terrestres. Divulgar experiências e perspetivas de restauro em áreas degradadas e de rewilding, promovendo a reflexão sobre modelos sustentáveis de uso do solo. Fomentar a articulação entre investigação científica, entidades públicas e sociedade civil no desenvolvimento de soluções baseadas na natureza.

Conteúdos

Plano Nacional de Restauro da Natureza: a ciência do restauro de ecossistemas para apoiar as políticas nacional e europeia (Alice Nunes: Universidade de Lisboa); Estratégia Municipal para a Sustentabilidade: restauro e conservação da natureza como processos de envolvimento comunitário (Manuel Nunes: Vereador do Ambiente, Natureza e Ação Climática); Restauro de ecossistemas terrestres: - Renature: Restauro ecológico de áreas ardidas em Portugal (João Rijo Madeira: GEOTA) - Rumo a um Portugal mais selvagem: uma visão para 2050 (Pedro Prata: Rewilding Europe) Restauro dos ecossistemas marinhos, costeiros e de água-doce: - Gulbenkian Carbono Azul – Promover investimento na conservação e no restauro dos ecossistemas de carbono azul em Portugal (Sofia Barbeiro: Fundação Calouste Gulbenkian); - Soluções de base natural e restauração em cursos de água: da escala local à bacia hidrográfica.

Metodologias

Esta assenta numa metodologia expositiva e reflexiva, com base em conferências e painéis temáticos conduzidos por especialistas das áreas da conservação, planeamento territorial e políticas públicas. Os momentos de exposição serão complementados com espaços de debate e partilha de perspetivas, fomentando o pensamento crítico e a articulação entre ciência, administração pública e sociedade. As abordagens tentarão promover uma compreensão integrada da Lei Europeia do Restauro da Natureza e das suas implicações práticas.

Observações

Esta Ação de Curta Duração, realizada na área de formação “F - Formação ética e deontológica", foi reconhecida de acordo com a alínea a), do artigo 4.º, do Despacho 5741/2015, de 29 de maio, em reunião do Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica do CFAE Sousa Nascente, realizada em 08 de julho de 2025.

Formador

Sérgio Paulo Faria Fernandes

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 13-06-2025 (Sexta-feira) 09:00 - 12:00 3:00 Presencial
Início: 13-06-2025
Fim: 13-06-2025
Acreditação: ACD17-25/CDCP-R10
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Auditório Municipal de Lousada