348

Desenvolvimento da Inteligência Emocional no Ambiente Escolar: Capacitação para o Bem-Estar e Sucesso Pessoal e Profissional turma -PNDSN11/24-25

Apresentação

Em função do plano de atividades: A crescente complexidade dos desafios emocionais enfrentados no ambiente escolar tem destacado a necessidade urgente de capacitar os profissionais da educação em inteligência emocional. O aumento dos comportamentos disruptivos dos alunos, a falta de habilidades de resolução de conflitos e a alta incidência de stresse entre os agentes educativos são evidências claras da necessidade de intervenção. A falta de ferramentas para lidar com essas questões pode resultar num ambiente escolar mais negativo, afetando o bem-estar dos alunos e a eficácia do ensino. Portanto, a formação em inteligência emocional é crucial para capacitar estes agentes da educação a compreender, a regular e promover efetivamente a saúde emocional de si mesmos e das crianças e adolescentes, criando assim um ambiente escolar mais seguro, positivo e propício para a aprendizagem e desenvolvimento holístico dos discentes

Destinatários

Pessoal não docente

Objetivos

- Capacitar o pessoal não docente a desenvolver habilidades de inteligência emocional, para promover um ambiente escolar mais acolhedor, empático e positivo: compreender os conceitos básicos de inteligência emocional; - Reconhecer e identificar as próprias emoções; - Desenvolver habilidades de autorregulação emocional; - Aprimorar a empatia e a comunicação interpessoal; - Promover o trabalho em equipa e a colaboração no ambiente escolar.

Conteúdos

Módulo 1: Fundamentos da Inteligência Emocional (4 horas): - conceitos básicos de inteligência emocional; importância da inteligência emocional no contexto escolar; - papel destes agentes da educação na promoção do bem-estar emocional dos alunos. Módulo 2: Autoconsciência Emocional (4 horas): - reconhecimento e identificação das próprias emoções: - técnicas para identificar e nomear emoções; - atividades práticas de autoconhecimento emocional. Módulo 3: Autorregulação Emocional (4 horas): - estratégias para lidar com o estresse e a ansiedade; - prática de mindfulness/atenção plena e técnicas de meditação e respiração consciente; - desenvolvimento de hábitos saudáveis de autocuidado. Módulo 4: Empatia e Relacionamento Interpessoal (3 horas): - importância da empatia nas relações interpessoais; - habilidades de escuta ativa; - práticas para cultivar relacionamentos empáticos e positivos; - reflexão sobre o impacto da inteligência emocional na prática profissional.

Metodologias

Avaliação Quantitativa

Modelo

Avaliação quantitativa: - participação: 80 - assiduidade: 20

Observações

(ID72-T01)

Formador

Carolina Alexandra Mota da Cunha Carvalheiras

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 10-07-2025 (Quinta-feira) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
2 10-07-2025 (Quinta-feira) 14:00 - 17:30 3:30 Presencial
3 11-07-2025 (Sexta-feira) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
4 11-07-2025 (Sexta-feira) 14:00 - 17:30 3:30 Presencial
Início: 10-07-2025
Fim: 11-07-2025
Acreditação: DGAE/1207/2024
Modalidade: Curso
Pessoal: Não docente
Regime: Presencial
Duração: 15 h
Local: Escola Secundária de Felgueiras