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Acolher, Incluir, Ensinar - Alunos Migrantes na Escola Portuguesa turma -ACDSN46/24-25

Apresentação

A crescente diversidade linguística e cultural nas escolas portuguesas exige respostas pedagógicas, organizacionais e humanas cada vez mais integradoras. O acolhimento de alunos migrantes é não só uma exigência legal, mas, sobretudo, um imperativo ético e educativo que convoca toda a comunidade escolar para práticas mais inclusivas, equitativas e sensíveis à diferença. Este webinar resulta das necessidades concretas identificadas pelos representantes para a Autonomia e Flexibilidade Curricular dos CFAE que integram a rede Collaborare, no acompanhamento direto que realizam junto das escolas. Através do contacto permanente com contextos educativos diversos, foi reconhecida a urgência de apoiar os docentes e as lideranças escolares no desenvolvimento de estratégias eficazes para o acolhimento de alunos migrantes, o ensino do Português Língua Não Materna (PLNM) e a implementação de práticas de diferenciação pedagógica. Assim, esta ação inscreve-se como uma resposta colaborativa e articulada entre os diferentes CFAE da rede, dando continuidade ao compromisso de proximidade, escuta ativa e apoio às escolas. Pretende-se, com esta iniciativa, criar um espaço de partilha e reflexão orientado para a ação, capacitando os profissionais da educação para os desafios atuais da escola inclusiva, plural e democrática.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. 

Objetivos

Compreender o enquadramento legal e organizacional do acolhimento de alunos migrantes. Conhecer estratégias de ensino e avaliação de PLNM, adaptadas aos diferentes níveis de proficiência linguística. Refletir sobre o ensino de conteúdos curriculares em língua não materna e explorar práticas de diferenciação pedagógica. Estimular a colaboração entre docentes e escolas no desenvolvimento de práticas inovadoras e sustentadas.

Conteúdos

1. Acolhimento de Alunos Migrantes 2. Ensino de Português Língua Não Materna (PLNM) 3. Diferenciação Pedagógica: Aprender Português e em Português

Observações

✅ Esta atividade de formação reúne as condições estabelecidas para o seu posterior e eventual reconhecimento e certificação como ACD.

Formador

Ivo Manuel Fontoura Rodrigues

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 17-07-2025 (Quinta-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Online síncrona
Início: 17-07-2025
Fim: 17-07-2025
Acreditação: ACD19-25
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Online

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