
Práticas Pedagógicas e Digitais ao Serviço da Inclusão de Alunos Migrantes turma -ACDSN47/24-25
Destinatários
Professores do 1º Ciclo, Professores do 2º Ciclo, Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário, Professores da Educação Especial.
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 1º Ciclo, Professores do 2º Ciclo, Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário, Professores da Educação Especial.. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Compreender o enquadramento legal e normativo do acolhimento e da integração de alunos migrantes, com especial foco no ensino do Português Língua Não Materna (PLNM). Reconhecer o contributo específico do professor de PLNM, do diretor de turma e dos restantes professores no processo de inclusão. Identificar práticas pedagógicas adaptadas aos diferentes papéis e responsabilidades dos agentes educativos. Promover o uso estratégico do digital como ferramenta comum de apoio à integração linguística, pedagógica e relacional. Estimular a articulação e a colaboração entre docentes e estruturas escolares para garantir respostas integradas e inclusivas.
Conteúdos
1. Enquadramento legal e organizacional do acolhimento de alunos migrantes e do ensino do PLNM; 2. O papel do professor de PLNM, do diretor de turma e dos docentes das diferentes áreas curriculares na inclusão de alunos migrantes; 3. Práticas pedagógicas diferenciadas para contextos de diversidade linguística; 4. Ferramentas digitais como recurso transversal à inclusão.
Observações
✅ Esta atividade de formação reúne as condições estabelecidas para o seu posterior e eventual reconhecimento e certificação como ACD.
Formador
Ivo Manuel Fontoura Rodrigues
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 01-07-2025 (Terça-feira) | 14:30 - 17:30 | 3:00 | Presencial |