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Intervisão e Avaliação da Aprendizagem com DAC, Projeto EU-CLASS e Ferramentas Digitais turma -ACDSN50/24-25

Apresentação

A intervisão pedagógica é uma prática formativa e reflexiva entre pares, permitindo a observação de aulas num ambiente de colaboração e desenvolvimento profissional. Diferente da supervisão, que pode envolver avaliação externa, a intervisão foca-se na partilha de estratégias de ensino e na melhoria das práticas letivas. Esta ACD está alinhada com a Ação SIA (“Supervisão, Intervisão e Articulação”) do Projeto TEIP do Agrupamento de Escolas de Idães, promovendo a intervisão como um mecanismo para reforçar a colaboração pedagógica e a inovação em contexto escolar. Neste contexto, será também valorizado o papel dos Domínios de Autonomia Curricular (DAC), dos Planos Nacionais (Artes, Leitura e Cinema) e a partilha de práticas associadas ao projeto europeu EU-CLASS (no âmbito das Iniciativas Jean Monnet para as Escolas: “Aprender sobre a União Europeia”), enquanto exemplo de articulação entre inclusão, cidadania e competências digitais. A formação ainda explorará ferramentas digitais gratuitas, incluindo algumas com o recurso a Inteligência Artificial (IA), que podem facilitar a observação entre pares e a dinamização de atividades motivadoras com os alunos, de forma transversal a diferentes disciplinas.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. 

Objetivos

- Distinguir a intervisão pedagógica da avaliação do desempenho docente, reconhecendo-a como uma prática colaborativa e formativa entre docentes. - Explorar o potencial da intervisão para dinamizar práticas inovadoras, nomeadamente no contexto dos Domínios de Autonomia Curricular (DAC), dos Planos Nacionais (Artes, Leitura e Cinema) e de projetos europeus como o EU CLASS, promovendo a partilha de estratégias e recursos apelativos. - Conhecer formas simples e eficazes de integrar ferramentas digitais gratuitas (incluindo com o apoio da Inteligência Artificial) na preparação e dinamização de projetos ou atividades em sala de aula. - Compreender o funcionamento e a utilidade de um formulário de registo de intervisão, a utilizar em contexto real de aula como base para a reflexão entre pares. - Reconhecer o papel da intervisão na identificação e partilha de estratégias de avaliação da aprendizagem, com enfoque no feedback formativo e na autorregulação dos alunos.

Conteúdos

1. Intervisão pedagógica: definição, princípios e distinção face à supervisão e à avaliação do desempenho docente. 2. Colaboração entre pares no âmbito dos DAC, dos Planos Nacionais (Artes, Leitura e Cinema) e de projetos europeus como o EU-CLASS: exemplos e possibilidades práticas. 3. Ferramentas digitais gratuitas e motivadoras (com e sem IA): aplicação prática no apoio à preparação e dinamização de atividades. 4. Introdução e reflexão sobre o formulário de registo de intervisão (proposta): objetivos, estrutura e orientações para uso em contexto real, incluindo aspetos de avaliação formativa, feedback e autorregulação. 5. A intervisão como oportunidade para observar, partilhar e refletir sobre práticas de avaliação da aprendizagem: estratégias de feedback construtivo e promoção da autonomia do aluno.

Observações

✅ Esta atividade de formação reúne as condições estabelecidas para o seu posterior e eventual reconhecimento e certificação como ACD.

Formador

Luísa Maria Vilhena Ribeiro de Sousa

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 10-07-2025 (Quinta-feira) 10:00 - 13:00 3:00 Online síncrona
Início: 10-07-2025
Fim: 10-07-2025
Acreditação: ACD23-25
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 3 h
Local: AE de Idães (online)

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