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Intervisão e Avaliação da Aprendizagem com DAC, Projeto EU-CLASS e Ferramentas Digitais turma -ACDSN50/24-25

Apresentação

A intervisão pedagógica é uma prática formativa e reflexiva entre pares, permitindo a observação de aulas num ambiente de colaboração e desenvolvimento profissional. Diferente da supervisão, que pode envolver avaliação externa, a intervisão foca-se na partilha de estratégias de ensino e na melhoria das práticas letivas. Esta ACD está alinhada com a Ação SIA (“Supervisão, Intervisão e Articulação”) do Projeto TEIP do Agrupamento de Escolas de Idães, promovendo a intervisão como um mecanismo para reforçar a colaboração pedagógica e a inovação em contexto escolar. Neste contexto, será também valorizado o papel dos Domínios de Autonomia Curricular (DAC), dos Planos Nacionais (Artes, Leitura e Cinema) e a partilha de práticas associadas ao projeto europeu EU-CLASS (no âmbito das Iniciativas Jean Monnet para as Escolas: “Aprender sobre a União Europeia”), enquanto exemplo de articulação entre inclusão, cidadania e competências digitais. A formação ainda explorará ferramentas digitais gratuitas, incluindo algumas com o recurso a Inteligência Artificial (IA), que podem facilitar a observação entre pares e a dinamização de atividades motivadoras com os alunos, de forma transversal a diferentes disciplinas.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. 

Objetivos

- Distinguir a intervisão pedagógica da avaliação do desempenho docente, reconhecendo-a como uma prática colaborativa e formativa entre docentes. - Explorar o potencial da intervisão para dinamizar práticas inovadoras, nomeadamente no contexto dos Domínios de Autonomia Curricular (DAC), dos Planos Nacionais (Artes, Leitura e Cinema) e de projetos europeus como o EU CLASS, promovendo a partilha de estratégias e recursos apelativos. - Conhecer formas simples e eficazes de integrar ferramentas digitais gratuitas (incluindo com o apoio da Inteligência Artificial) na preparação e dinamização de projetos ou atividades em sala de aula. - Compreender o funcionamento e a utilidade de um formulário de registo de intervisão, a utilizar em contexto real de aula como base para a reflexão entre pares. - Reconhecer o papel da intervisão na identificação e partilha de estratégias de avaliação da aprendizagem, com enfoque no feedback formativo e na autorregulação dos alunos.

Conteúdos

1. Intervisão pedagógica: definição, princípios e distinção face à supervisão e à avaliação do desempenho docente. 2. Colaboração entre pares no âmbito dos DAC, dos Planos Nacionais (Artes, Leitura e Cinema) e de projetos europeus como o EU-CLASS: exemplos e possibilidades práticas. 3. Ferramentas digitais gratuitas e motivadoras (com e sem IA): aplicação prática no apoio à preparação e dinamização de atividades. 4. Introdução e reflexão sobre o formulário de registo de intervisão (proposta): objetivos, estrutura e orientações para uso em contexto real, incluindo aspetos de avaliação formativa, feedback e autorregulação. 5. A intervisão como oportunidade para observar, partilhar e refletir sobre práticas de avaliação da aprendizagem: estratégias de feedback construtivo e promoção da autonomia do aluno.

Observações

Esta Ação de Curta Duração, realizada na área de formação “C - Formação educacional geral e das organizações educativas", foi reconhecida de acordo com a alínea a), do artigo 4.º, do Despacho 5741/2015, de 29 de maio, em reunião do Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica do CFAE Sousa Nascente, realizada em 16 de setembro de 2025.

Formador

Luísa Maria Vilhena Ribeiro de Sousa

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 10-07-2025 (Quinta-feira) 10:00 - 13:00 3:00 Online síncrona
Início: 10-07-2025
Fim: 10-07-2025
Acreditação: ACD23-25/CDCP-R11
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 3 h
Local: AE de Idães (online)