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XII Jornadas da Educação de Lousada: A Educação entre a Natureza e a Tecnologia turma -PDSN01/25-26

Apresentação

As XII Jornadas da Educação de Lousada propõem-se refletir sobre o equilíbrio entre dois domínios cada vez mais interdependentes: a Natureza e a Tecnologia. Num tempo marcado pela aceleração digital e pela urgência ecológica, a educação assume um papel decisivo na formação de cidadãos conscientes e responsáveis, capazes de agir com ética e sensibilidade tanto no espaço natural como no digital. Este evento dá continuidade à missão de promover o debate e a reflexão educativa, envolvendo a comunidade escolar, científica e educativa em torno de temas estruturantes da contemporaneidade. Pretende-se explorar como a escola pode ser um espaço onde a inovação tecnológica se alia à sustentabilidade, a inteligência artificial convive com a inteligência emocional e o ensino digital se equilibra com práticas ancoradas no contacto com o mundo natural. Num contexto de transição climática e digital, estas jornadas convidam-nos a repensar currículos, ambientes de aprendizagem e os valores que queremos cultivar nas novas gerações. Com a participação de especialistas em educação, tecnologias e ciências ambientais, o evento promove uma visão integrada e humanista da educação, onde a tecnologia está ao serviço da vida, do conhecimento e da convivência sustentável. Sob o mote "A Educação entre a Natureza e a Tecnologia", as jornadas reforçam o compromisso de Lousada com uma educação de qualidade, centrada nas pessoas e nas grandes causas do presente e do futuro.

Destinatários

Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. 

Objetivos

- Incentivar a reflexão crítica sobre o papel da educação na construção de pontes entre o progresso tecnológico e a preservação ambiental; - Sensibilizar a comunidade educativa para a importância de integrar práticas pedagógicas que promovam simultaneamente a literacia digital e a consciência ecológica; - Discutir estratégias educativas que articulem inovação tecnológica com o desenvolvimento sustentável, respeitando os ritmos naturais, humanos e sociais da aprendizagem; - Valorizar o contributo dos professores como mediadores entre o conhecimento científico, a tecnologia e o respeito pela natureza, dotando-os de ferramentas e perspetivas atualizadas; - Promover ambientes educativos híbridos, inclusivos e inspiradores, que favoreçam tanto o contacto com a natureza como a utilização crítica e ética das tecnologias; - Estimular a co-construção de uma educação transformadora e humanista, capaz de responder aos desafios do presente e de formar cidadãos conscientes, responsáveis e participativos.

Conteúdos

Dia 4 de setembro de 2025: Manhã (das 09:00 às 13:00 horas) - Secretariado: Receção e acolhimento dos participantes. - Sessão de Abertura: Pedro Machado (Presidente da Câmara Municipal de Lousada), Diretores dos Agrupamentos de Escolas de Lousada, Diretor do CFAE Sousa Nascente. - Comunicação: Entre a Escola e o Mundo: Reflexões de um Cientista Cidadão (com Alexandre Quintanilha - Investigador, Educador e Cidadão): Uma reflexão profunda sobre o papel da educação na formação de cidadãos críticos e comprometidos, entre o conhecimento científico e a responsabilidade social. - Comunicação: Brincar: o risco de não arriscar (com Rita Cordovil - Universidade de Lisboa, FMH): Exploração do valor pedagógico do brincar e do contacto com a natureza no desenvolvimento físico, emocional e cognitivo das crianças. - Comunicação: Inteligência Artificial para docentes (com Luís Tinoca - Universidade de Lisboa, Instituto de Educação): Perspetivas sobre a integração da IA no ensino, com foco na capacitação dos professores e no equilíbrio entre tecnologia e pedagogia. Tarde (das 14:00 às 18:30 horas) Oficinas Temáticas (sessões simultâneas - 4:30 horas) 1. Geologia Urbana de Lousada (por José Carlos Silva): Atividade prática de exploração geológica urbana, integrando conhecimento científico e realidade local. 2. Jardins Históricos (por Eduarda Paz, Rosa Pinho, Diegues, Cristiano Cardoso): Exploração da biodiversidade, património natural e histórico como recurso pedagógico. 3. Judo na Escola (por André Rebocho Rodrigues): Oficina prática sobre a utilização das artes marciais como promotora de disciplina, respeito e inclusão. 4. Segurança na Escola e em Eventos Escolares (por Nuno Brito): Reflexão e práticas sobre segurança, prevenção e gestão de riscos em contextos educativos. 5. Património Local - Linha do Tempo (por Luís Sousa): Oficina que promove o conhecimento e valorização do património local como instrumento de identidade e pertença. 6. Técnicas de Pensamento Criativo e Resolução de Problemas (por Carla Pereira): Estratégias de estimulação do pensamento crítico e criativo no processo de ensino e aprendizagem. 7. Brincar e Jogar (por Bruno Leite): Valorização do jogo como motor de aprendizagem, interação social e desenvolvimento integral das crianças Dia 5 de setembro de 2025: Manhã (das 09:00 às 13:30 horas) Oficinas Temáticas (sessões simultâneas - 4:30 horas) 1. Jardins Históricos (repetição do dia anterior) 2. O dIAbo da Inteligência Artificial vs a Angelical Inteligência Natural na Educação (por Marco Bento): Análise crítica e criativa sobre o impacto das tecnologias emergentes na educação e os desafios da humanização dos processos educativos. 3. O Ensino Montessori e os seus Desafios na Educação Pública (por Joana Rebelo): Abordagem às metodologias Montessori e à sua aplicabilidade nos contextos da escola pública. 4. Terapia Assistida por Animais e Inclusão (por Ana Varela, António Neves): Discussão sobre os benefícios da interação com animais em contextos escolares, especialmente para alunos com necessidades educativas específicas. 5. Património Local - Linha do Tempo (repetição do dia anterior): 6. Técnicas de Pensamento Criativo e Resolução de Problemas (repetição do dia anterior)

Metodologias

O método expositivo com recurso à participação ativa dos formandos e recurso a tecnologias que complementem as exposições e o debate, será a metodologia dominante. Os formandos serão convidados a refletir sobre as suas práticas, a debatê-las em grupo e a investigar futuramente sobre as temáticas emergentes e, mais concretamente, sobre aspetos centrais dos diversos temas. Com base nas conclusões e nos dados recolhidos, será suposto integrarem as experiências vividas tendo em vista mudanças nos modos de trabalho quotidiano e ação pedagógica em relação com os alunos e pares.

Avaliação

A avaliação final, de acordo com a Carta Circular CCPFC- 3/2007 e RJFCP, será quantitativa e assentará na escala de 1 a 10 valores. A avaliação respeitará os seguintes indicadores: Qualidade da Participação (em referência ao registo da assiduidade e pontualidade - 40%), realização de tarefas/envolvimento na formação, participação individual, bem como a qualidade do trabalho de reflexão crítica sobre a totalidade das jornadas ou sobre uma das suas temáticas (60%), de acordo com os Critérios aprovados em sede de Comissão Pedagógica do CFAE Sousa Nascente.

Bibliografia

Não Aplicável

Observações

ℹ️ Após inscrição validada, o CFAE Sousa Nascente enviará um link para um formulário onde poderão escolher o Workshop/Oficina temática que pretendem frequentar na tarde do dia 4 e manhã do dia 5.

Início: 04-09-2025
Fim: 05-09-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-135748/25
Modalidade: Colóquio
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 13 h
Local: Auditório Municipal de Lousada (presencial)

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