
II Jornadas da Saúde na Escola: "Promoção do Bem-Estar e Prevenção da Violência no Contexto Escolar" - ACD1 turma -ACDSN01/25-26
Apresentação
As II Jornadas da Saúde na Escola visam fortalecer a articulação entre os setores da saúde e educação, promovendo o bem-estar físico, emocional e social dos alunos, alinhando-se com o Programa Nacional de Saúde Escolar. Abordam temas como PHDA, violência em meio escolar, desenvolvimento emocional e boas práticas em saúde, reunindo profissionais de saúde e educação de diversas áreas. Pretendem capacitar os docentes, sensibilizar a comunidade educativa e reforçar redes locais de apoio. Esta ação dá continuidade ao trabalho da primeira edição, promovendo uma abordagem multidisciplinar, preventiva e estratégica para melhorar a literacia em saúde e prevenir comportamentos de risco potenciando a implementação de Escolas Promotoras da Saúde.
Destinatários
Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
- Reconhecer sinais de Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA) e identificar estratégias eficazes de apoio a alunos com necessidades específicas. - Promover a articulação entre docentes e profissionais de saúde no acompanhamento de alunos em situação de vulnerabilidade emocional ou comportamental. - Desenvolver competências de intervenção perante situações de violência em contexto escolar, promovendo a prevenção e a cidadania ativa. - Valorizar a importância do brincar e da regulação emocional no desenvolvimento infantil. - Fomentar práticas inclusivas e multidisciplinares na abordagem à saúde mental no ambiente escolar.
Conteúdos
Dia 04 de setembro (5 horas de formação) Manhã (09:00 às 12:30) - Comunicação: Saúde na Escola: Construindo Pontes Entre Educação e Saúde - Painel 1: Reconhecer e Apoiar Alunos com PHDA PHDA: Sinais de Alerta e Estratégias de Identificação Organização e Comportamento: Estratégias para profissionais da educação Além da sala de aula: importância da abordagem multidisciplinar - Painel 2: Prevenção da violência em Meio Escolar: Para além do que se vê... Violência Disfarçada: Sinais que Não Podemos Ignorar E Agora? A Dúvida Entre Castigar e Orientar Escola Segura: Quando Denunciar é a Melhor Defesa Tarde (14:00 às 16:30) - Painel 3: Crescer com Saúde, Brincar com Emoção! Inteligência Emocional: O Papel dos Adultos na Regulação das Emoções A importância do brincar no desenvolvimento infantil saudável - Painel 4: Boas práticas em Saúde Escolar Cidadania em ação: Resultados que Salvam Vidas!
Metodologias
A ação será desenvolvida através de sessões expositivas, painéis temáticos com espaço para debate, partilha de experiências e boas práticas, e workshops interativos com simulações de situações reais. A metodologia privilegia a interdisciplinaridade, promovendo a articulação entre docentes e profissionais de saúde. Este tentará fomentar a proximidade com os oradores e o trabalho colaborativo.
Avaliação
Nos termos da Carta Circular CCPFC-3/2007 e do Regime Jurídico da Formação Contínua dos Professores, a avaliação final será quantitativa, numa escala de 1 a 10 valores. Esta assenta nos seguintes indicadores: qualidade da participação, que inclui assiduidade e pontualidade (40%), registadas através do controlo de presenças; e realização de tarefas/envolvimento na formação (60%), que compreende o preenchimento do questionário final - contendo questões objetivas relativas a cada intervenção e questões abertas, avaliadas mediante rubrica que valoriza a aplicabilidade e a reflexão crítica. A avaliação cumpre os critérios aprovados em sede de Comissão Pedagógica do CFAE Sousa Nascente. Este regime assegura objetividade, rigor e adequação ao formato das jornadas, promovendo o envolvimento ativo dos formandos e a melhoria contínua da ação.
Bibliografia
Direção-Geral da Educação (2022). Educação para a Saúde em Meio Escolar. Ordem dos Psicólogos Portugueses (2020). Intervenção Psicológica em Contexto Escolar. Direção-Geral da Saúde (2015). Norma n.º 025/2015 - Programa Nacional de Saúde Escolar. Direção-Geral da Saúde (2023). Manual de Boas Práticas em Saúde Escolar. Organização Mundial da Saúde (WHO) (2021). Promoting Mental Health in Schools.
Anexo(s)
Formador
Cláudia Margarida de Sousa Pinto
Liliana Dulce Silva da Costa
Maria Graciosa Costa Ribeiro
Iola Ximene Guimarães Ferronha
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 04-09-2025 (Quinta-feira) | 09:00 - 12:30 | 3:30 | Presencial |
2 | 04-09-2025 (Quinta-feira) | 14:00 - 16:30 | 2:30 | Presencial |