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II Jornadas da Saúde na Escola turma -PDSN04/25-26

Apresentação

As II Jornadas da Saúde na Escola visam fortalecer a articulação entre os setores da saúde e educação, promovendo o bem-estar físico, emocional e social dos alunos, alinhando-se com o Programa Nacional de Saúde Escolar. Abordam temas como PHDA, violência em meio escolar, desenvolvimento emocional e boas práticas em saúde, reunindo profissionais de saúde e educação de diversas áreas. Pretendem capacitar os docentes, sensibilizar a comunidade educativa e reforçar redes locais de apoio. Esta ação dá continuidade ao trabalho da primeira edição, promovendo uma abordagem multidisciplinar, preventiva e estratégica para melhorar a literacia em saúde e prevenir comportamentos de risco potenciando a implementação de Escolas Promotoras da Saúde.

Destinatários

Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. 

Objetivos

Capacitar docentes para reconhecer e atuar perante problemáticas de saúde física e mental no contexto escolar; Promover a articulação entre a escola e os profissionais de saúde; Desenvolver competências na gestão de situações de emergência (asma, alergias); Fomentar boas práticas no âmbito da cidadania e da saúde; Valorizar a importância do brincar e da regulação emocional no desenvolvimento infantil; Reforçar estratégias de prevenção da violência e de intervenção em contextos vulneráveis.

Conteúdos

Dia 04 de setembro (7 horas de formação) Manhã (09:00 às 12:30) - Comunicação: Saúde na Escola: Construindo Pontes Entre Educação e Saúde | Equipa de Saúde Escolar da UCC Felgueiras - Painel 1: Reconhecer e Apoiar Alunos com PHDA PHDA: Sinais de Alerta e Estratégias de Identificação Organização e Comportamento: Estratégias para profissionais da educação Além da sala de aula: importância da abordagem multidisciplinar - Painel 2: Prevenção da violência em Meio Escolar: Para além do que se vê... Violência Disfarçada: Sinais que Não Podemos Ignorar E Agora? A Dúvida Entre Castigar e Orientar Escola Segura: Quando Denunciar é a Melhor Defesa Tarde (14:00 às 17:30) - Painel 3: Crescer com Saúde, Brincar com Emoção! Inteligência Emocional: O Papel dos Adultos na Regulação das Emoções A importância do brincar no desenvolvimento infantil saudável - Painel 4: Boas práticas em Saúde Escolar Cidadania em ação: Resultados que Salvam Vidas! | Equipa de saúde escolar | Bombeiros Voluntários de Felgueiras e Bombeiros Voluntários da Lixa Dia 05 de setembro (6 horas de formação) Manhã (09:00 às 12:00) WORKSHOP 1 | Alergia Alimentar em contexto escolar: Procedimentos e responsabilidades WORKSHOP 2 | Felgueiras Respira +: gestão da asma em contexto escolar Tarde (14:00 às 17:00) WORKSHOP 1 | Alergia Alimentar em contexto escolar: Procedimentos e responsabilidades WORKSHOP 2 | Felgueiras Respira +: gestão da asma em contexto escolar

Metodologias

A ação será desenvolvida através de sessões expositivas, painéis temáticos com espaço para debate, partilha de experiências e boas práticas, e workshops interativos com simulações de situações reais. A metodologia privilegia a interdisciplinaridade, promovendo a articulação entre docentes e profissionais de saúde. O primeiro dia será presencial, fomentando a proximidade com os oradores e o trabalho colaborativo. O segundo dia, em formato online, foca-se na vertente prática, com ênfase em contextos clínicos simulados e orientações aplicadas à realidade escolar.

Avaliação

Nos termos da Carta Circular CCPFC-3/2007 e do Regime Jurídico da Formação Contínua dos Professores, a avaliação final será quantitativa, numa escala de 1 a 10 valores. Esta assenta nos seguintes indicadores: qualidade da participação, que inclui assiduidade e pontualidade (40%), registadas através do controlo de presenças; e realização de tarefas/envolvimento na formação (60%), que compreende o preenchimento do questionário final - contendo questões objetivas relativas a cada intervenção e questões abertas, avaliadas mediante rubrica que valoriza a aplicabilidade e a reflexão crítica. A avaliação cumpre os critérios aprovados em sede de Comissão Pedagógica do CFAE Sousa Nascente. Este regime assegura objetividade, rigor e adequação ao formato das jornadas, promovendo o envolvimento ativo dos formandos e a melhoria contínua da ação.

Bibliografia

Direção-Geral da Educação (2022). Educação para a Saúde em Meio Escolar. Ordem dos Psicólogos Portugueses (2020). Intervenção Psicológica em Contexto Escolar. Direção-Geral da Saúde (2015). Norma n.º 025/2015 - Programa Nacional de Saúde Escolar. Direção-Geral da Saúde (2023). Manual de Boas Práticas em Saúde Escolar. Organização Mundial da Saúde (WHO) (2021). Promoting Mental Health in Schools.

Formador

Cláudia Margarida de Sousa Pinto

Liliana Dulce Silva da Costa

Maria Graciosa Costa Ribeiro

Iola Ximene Guimarães Ferronha

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 04-09-2025 (Quinta-feira) 09:00 - 12:30 3:30 Presencial
2 04-09-2025 (Quinta-feira) 14:00 - 17:30 3:30 Presencial
3 05-09-2025 (Sexta-feira) 09:00 - 12:00 3:00 Presencial
4 05-09-2025 (Sexta-feira) 14:00 - 17:00 3:00 Presencial
Início: 04-09-2025
Fim: 05-09-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-135746/25
Modalidade: Colóquio
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 13 h
Local: Casa das Artes de Felgueiras

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