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Educação ao Ar-Livre - Sustentabilidade Ambiental turma -ACDSN51/24-25

Apresentação

A formação decorre no âmbito do WorkPackage 3 do Projeto Eurasmus + Outdoor4MI - Educação ao ar-livre para crianças do pré-escolar, inclusiva a crianças com mobilidade reduzida. Este projeto (nº do projeto: 2023-1-IT02-KA220-SCH-000165552) conta com a participação de 7 parceiros de 6 países da União Europeia, sendo o Município de Lousada o parceiro português. A formação conta como resultado e transmissão do Manual de Capacitação de Educadores de Infância, na implementação de práticas de Educação ao Ar-livre, produzido pelos diferentes parceiros.

Destinatários

Educadores de Infância

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. 

Objetivos

A ACD tem como objetivo capacitar os educadores de infância com as competências necessárias para, de forma autónoma, conseguirem implementar atividades de Educação ao Ar-livre com os seus alunos. Um dos temas necessários para implementar este tipo de atividade, de forma consciente e com missão a sensibilização para a conservação e proteção da natureza, é necessário que os educadores estejam conscientes sobre Sustentabilidade Ambiental e assim adicionar este eixo à sua prática profissional. Durante a sessão de formação, os formandos ficaram a conhecer sobre o Projeto Outdoor4MI, e os resultados esperados e material disponível para utilização pelos mesmos. De forma a sintetizar os conhecimentos adquiridos, os educadores participaram numa dinâmica de grupo de brainstorming e debate dos temas anteriormente nomeados.

Conteúdos

- Reflexão sobre o conceito de sustentabilidade, segundo as diferentes filosofias e sistemas de valores; - Saber localizar e distinguir os diferentes indicadores da aplicabilidade dos ODS’s, com recurso a ferramentas digitais; - Reconhecer os 17 ODS’s, e demonstrar competências para interligar e aplicar os mesmos em situações do quotidiano e/ou da vida profissional; - Navegação nas páginas eletrónicas de interesse: ODS e ODS Local; - Identificar e aplicar práticas sustentáveis, não só na sua vida pessoal como no ambiente de trabalho;

Observações

✅ Esta atividade de formação reúne as condições estabelecidas para o seu posterior e eventual reconhecimento e certificação como ACD.

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 07-05-2025 (Quarta-feira) 16:00 - 19:00 3:00 Presencial
Início: 07-05-2025
Fim: 07-05-2025
Acreditação: ACD24-25
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Centro de Educação Ambiental - Casa das Videiras