368

Educação ao Ar-Livre - Abordagem STEAM e Ferramentas Digitais turma -ACDSN52/24-25

Apresentação

A formação decorre no âmbito do WorkPackage 3 do Projeto Eurasmus + Outdoor4MI - Educação ao ar-livre para crianças do pré-escolar, inclusiva a crianças com mobilidade reduzida. Este projeto (nº do projeto: 2023-1-IT02-KA220-SCH-000165552) conta com a participação de 7 parceiros de 6 países da União Europeia, sendo o Município de Lousada o parceiro português. A formação conta como resultado e transmissão do Manual de Capacitação de Educadores de Infância, na implementação de práticas de Educação ao Ar-livre, produzido pelos diferentes parceiros.

Destinatários

Educadores de Infância

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. 

Objetivos

Esta atividade formativa tem como objetivo capacitar os educadores de infâncias com as competências necessárias para, de forma autónoma, conseguirem implementar atividades de Educação ao Ar-livre com os seus alunos. Como tal, é necessário que os educadores estejam familiarizados com a abordagem STEAM, e deste modo melhorar as atividades EAL implementadas. Por outro lado, e de forma a conseguir capacitar os educadores para a identificação do espaço físico ao seu redor, foram introduzidas Ferramentas Digitais chave para auxiliar os formandos, e adicionalmente permitir maior confiança na implementação de atividades de EAL e conectividade entre o espaço exterior e a sala-de-aula. Durante a sessão de formação, os formandos ficaram a conhecer os módulos correspondentes e as atividades propostas para analisarem no Manual de Capacitação de Educadores, realizado no âmbito do Projeto Outdoor4MI. De forma a sintetizar os conhecimentos adquiridos, os educadores participaram numa dinâmica de grupo de identificação de forma autónoma do espaço físico através da utilização de aplicações como: iNaturalist, PlantNet e BirdNET. Todas as identificações foram validadas através da utilização de Bibliografia disponível no local e posteriormente partilhada com os formandos. Por fim, os formandos contaram com uma atividade prática baseada em Abordagens STEAM, em que foi solicitada a identificação de macro e micro invertebrados, através da utilização de Microscópios Digitais e bibliografia para verificação e identificação.

Conteúdos

- Reflexão sobre a utilização de ferramentas digitais no Ensino: riscos e vantagens do seu uso; - Enumeração de diversas aplicações e ferramentas e exemplos do seu uso na educação. - Aprendizagem sobre Abordagens STEAM: o que são, para que servem e mais valias na EAL.

Observações

✅ Esta atividade de formação reúne as condições estabelecidas para o seu posterior e eventual reconhecimento e certificação como ACD.

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 21-05-2025 (Quarta-feira) 16:00 - 19:00 3:00 Presencial
Início: 21-05-2025
Fim: 21-05-2025
Acreditação: ACD25-25
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Parque Molinológico e Florestal do Sousa - Pias